21 de novembro de 2012

MASSA DE PIMENTÃO


A massa de pimentão encontra-se à venda nos mais variados hipermercados... não há porque não a consumir e usá-la para tempero na confecção de diversos pratos, enriquecendo o seu sabor !

Mas se formos a comparar a massa de pimentão comprada nos hipermercados e a massa de pimentão que podemos preparar cómoda e facilmente em casa, a 2ª versão ganha por um avanço enorme, tendo em conta o preço que pagamos por um simples frasco e tendo em conta os conservantes que são utilizados para que dure e dure...


A massa de pimentão caseira é facilima de fazer, dura tanto ou mais que a de compra desde que se tenham 2 ou 3 cuidados e é muito mais saborosa, em minha opinião !


Assim sendo e porque o tio do meu marido nos deu bastantes pimentos vermelhos, eu aproveitei para congelar alguns e dos outros fiz massa de pimentão que a Mãe me ensinou a fazer há muitos anos e que está muito saborosa e tem feito as nossas delicias em assados, guisados, estufados, etc...


Ingredientes:


  • pimentos vermelhos (a quantidade que quiser)
  • sal
  • alhos (opcional)


Preparação:


Abra os pimentos, retire-lhes as sementes, lave-os e leve-os a cozer em água.
Depois de cozidos escorrê-los muito bem.

Caso opte por juntar alhos, é aqui que os deve introduzir, quando vai triturar os pimentos.
Triturar os pimentos na Bimby ou no liquidificador (aliás, na Bimby pode logo cozê-los, escorrer a água e triturar a seguir, que foi como eu fiz).






Depois, arranje uma medida qualquer, pode ser uma chávena de chá.
Numa tigela grande faça a proporção de 2 para 1, ou seja, para cada 2 medidas de massa de pimentão coloque 1 medida de sal.
Faça isso até esgotar a massa de pimentão.









Esterilize frascos de vidro, fervendo-os por 30 minutos, deixe-os secar e encha-os com o preparado.
Tape-os, vire ao contrário para ganhar vácuo e pronto, terá a sua massa de pimentão pronta em pouco Tempo e por muito Tempo ! :)





Quando os abrir para usar a massa, após retirar o que pretende coloque azeite a tapar a superfície e volte a tapar, pois assim evita que ganhe bolor se não usar muito frequentemente.








45 comentários:

  1. Olá Isabel,
    Aqui no Nordeste do Brasil é pouco utilizada a massa de pimentão, mas é deliciosa, anotei as dicas e a receita.
    As fotos ficaram lindas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vânia, uma pena pois é um excelente tempero ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, boa noite.

    Adoro esses preparos caseiros.
    Eles lembram a casas antigas de fazenda com suas cozinhas enormes e repletas de familiares cada qual compondo o seu verso.

    Parabéns pelo post, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marbene :)

      Também gosto das preparações caseiras, trazem à memória os tempos belos de outrora !

      Obrigada, beijinhos

      Eliminar
  3. Muito boa ideia e fácil. Na horta do meu pai há sempre muitos pimentos e nunca me lembrei de fazer- Grande falha minha , pela tua explicção é bem fácil de fazer.
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tila, não custa nada e ficas com um tempero excelente para as tuas paparocas ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Isabel,

    adorei a sugestão. Obrigada por partilhares a receita.

    Beijinhos

    http://receitaspanelaferro.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Querida Isabel: adorei,adorei,adorei esta receita. Vou fazê-la o mais rápido possível,pois é tão fácil e tão bem explicada como essa foi,não há que enganar. Uso muito massa de pimenta ( a minha mãe faz a sua todos os anos)e não conhecia com pimentão.Obrigada por mais esta partilha.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, minha linda, vais gostar certamente, é um tempero delicioso ! :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  6. Simples e com poucos ingredientes ,e sempre sabemos o que comemos.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá, Isabel! Eu nunca preparei massa de pimentão, mas lembro-me perfeitamente da minha mãe trazer imensos pimentos "da terra" e preparar frascos desta massa!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  8. Isabel querida, a minha mãe também sempre faz esta massa de pimentão que fica deliciosa! E sabe como eu gosto de fazer as vezes, eu separo um pouco da massa e acrescento uma pimentinha picante na hora de bater, para comer com salgadinhos fica maravilhosa!
    A sua massa ficou com uma cor lindíssima, obrigada pelas dicas!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Oslaine,

      Isso é que é uma gulodice pura, comê-la com salgados !
      Nunca me tinha ocorrido fazê-lo, mas é uma óptima idéia, hei-de experimentar ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá
    Que giro, também fiz recentemente! Fiquei com um pouco para mim e o resto é para oferecer no Natal :)
    A tua ficou com uma cor linda!

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa,

      Uma forma de termos e oferecermos algo caseiro e com qualidade ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Eu vou levar esta ideia, porque não gosto da massa de pimentão de compra! Assim sei o que vou comer :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ficou com uma cor linda!!
    Cá em casa tb se faz assim, nada como o caseiro! ;)
    Beijinho amiga!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  12. Não uso muito a massa de pimentão mas é uma excelente ideia para aproveitar e para oferecer.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Bom dia lindona!
    Adoro a carne temperada com massa pimentão e peixinho grelhado coma massa pimentão. Uma loucura de tão bons que ficam. A tua ficou mesmo mt boa.

    Beijinhos.

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda, tens toda a razão, vês como sabes ??

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  14. Olá Isabel,
    nunca experimentei massa de pimentão mas depois de ver este post fiquei com muita vontade:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana,

      Aconselho a experimentar, decerto que gostará do sabor deste tempero, especialmente nos assados no forno ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Olá querida Isabel:)
    Olha eu sou fã de massa de pimentão, mas confesso que a compro sempre...
    Realmente não custa nada fazê-la em casa e de certeza que fica muito mais saborosa e saudável!! Adorei a dica, no fim de semana já quero ver se deito mãos à obra e faço uns frasquinhos desses!! :)
    Beijinho grande:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Alice, não compres...
      É tão mais saudável fazer-se, tu sabes que sim !

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  16. Que maravilha de receita :)
    Infelizmente não possuo uma horta, nem tenho onde ir buscar muitas quantidades de pimento, senão esta seria uma boa opção para os conservar :)
    De qualquer forma vou guardar a receita pois nunca se sabe lol

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Romy,

      Eu sei que os pimentos também não são propriamente baratos, mas secalhar fazendo a conta ainda fica mais barato comprar pimentos do que um frasco de massa de pimentão... e se alguma vez tee derem em alguma quantidade, já sabes...

      Beijinhos

      Eliminar
  17. Esta massa pimentão ficou excelente. E tem uma cor espantosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Isabel minha linda.. que achado!!
    Eu adoro pimentão.. mas muito mesmo, quando estou cozinhando sempre deixo pedaços cortados e vou comendo com sal enquanto estou fazendo o prato srrs
    Adoro senti-los crocantes.. hummmmmm
    Nunca comi essa massa de pimentão, mas me deu muita vontade de experimentar...
    Anotadinha aqui..
    Beijokas, as fotos ficaram lindas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh eh... minha linda, assim directo nunca comi... mas hei-de experimentar sim !

      Beijinhos e obrigada amiga

      Eliminar
  19. Nossa Isabel que maravilha... eu adorei o post.. e de saber das novidades..
    Queria muito plantar meus temperinhos sabe? Porque acho muito chique usar aquilo que planta.. Mas lá em casa é meio complicado.. é tudo cimentado, com cerâmica... eu até pensei em fazer hortinhas em vasilhas sabe?
    Mas acho que meus gatos fariam a festa kkkkkk
    Adoram cavar terrinhas.. kk
    Eu acho lindo pimenteiras...
    Nossa quanta coisa você já tem em?
    E essa árvore de Natal está muito linda... as flores são tão fofas né?

    Amei e que bom que encontrou algo que vai te proporcionar momentos de contato com a natureza, isso com certeza lhe trará muitas energias boas..
    Mais ainda srsr
    Um xêro no coração viu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo amiga, num apartamenteo tudo se torna mais complicado e com os felinos então... eu sei porque as minhas por vezes também vão escavar os vasos das flores, fico tão zangada... :)))

      Muito obrigada pelo seu carinho, minha linda !
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Gostei muito da sua receita e vou experimentar. Gostava de saber se guarda fora do frigorífico e quanto tempo dura.

    Obrigada
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Paula :)

      Obrigada pela visita e pelo seu comentário.

      Sim, guardo a massa de pimentão fora do frigorífico quando ainda não encetada.
      Depois de a abrir guardo-a no frigorífico e, depois de a usar uma e outra vez, tapo sempre a parte exposta com azeite e assim nunca ganha bolor.

      Espero ter ajudado.

      Beijinho

      Eliminar
  21. Já experimentei e acho que correu bem, obrigada pela partilha! Veja aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.543455355702376.1073741854.506102826104296&type=1

    um beijinho

    ResponderEliminar
  22. muito bom massa de pimentos

    ResponderEliminar
  23. queria saber se é preciso cozer os pimentos?, porque já ouvi falar que podem ser crús.

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.