20 de dezembro de 2012

TARTE DE LIMÃO COM "BUTTERMILK"


Há muitos meses atrás conheci um blogue que muito gosto de visitar, o Cozinha Colectiva do Ritchie que tem receitas "de comer e chorar por mais" e sempre magnificamente apresentadas.

Adoro testar receitas que "soam" ser deliciosas e que vejo passar pela blogosfera !
Há pois que enaltecer quem as faz e quem as partilha com tanta humildade, nada escondendo para que tudo resulte na perfeição a quem as testar...

Por isso mesmo já aqui apresentei várias receitas que testei, vindas de cozinhas que adoro visitar e muitas mais eu farei, tenham a certeza...

As receitas do Ritchie são re-incidentes nos meus espaços, já tinha feito uma das suas tartes "tatins" para o meu outro espaço, o Blog do Chocolate e concerteza não ficarei por aqui... perco-me naquela cozinha ! 

Desta vez escolhi uma Tarte de Limão que achei que ficaria deliciosa e não me enganei...
Por aqui pediram bis e tanto assim foi que não tenho sequer uma foto da tarte inteira... pensavam que já podiam comer... foi a desculpa ! :(
Ai... que paciência ! :-)))
Pois..., fica para a próxima ! ;-)

Consegui porém salvar uma fatia para fotografar, na próxima vez que a voltar a fazer, sim porque terei de a repetir, logo tratarei de me precaver dos mais variados imprevistos ! 

Esta é uma Tarte que atiça a gula... muito e muito... não é "light", aviso já, mas é inebriante para o olfacto e para o paladar além de aconchegar o espírito !


Ingredientes:

Massa:
  • 2 chávenas de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 180g de manteiga gelada, picada em cubos;
  • 1 gema;
  • 3 colheres de sopa de água gelada.

Recheio:

  • 2 chávenas de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 1 chávenas de buttermilk em temperatura ambiente;
  • 4 ovos à temperatura ambiente;
  • 4 gemas à temperatura ambiente;
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha;
  • 8 colheres de sopa (100g) de manteiga, derretida e fria;
  • Sumo de meio limão;
  • Raspas de 1 limão 


Preparação:


Massa:

Misture farinha, sal e açúcar. 
Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa. 
Adicione a gema e as colheradas de água aos poucos, amassando o suficiente para formar uma bola homogénea. 
Embrulhe em papel aderente e leve ao congelador por 15 minutos. 
Abra a massa com um rolo sobre superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma forma de 24 cm de diâmetro. 
Aperte a borda com os dedos para formar o acabamento.
Reserve no frigorífico.
Recheio:


Pré-aqueça o forno a 170 graus.
Misture bem o açúcar, a farinha de trigo e o sal numa tigela grande. 
Adicione o buttermilk, os ovos, as gemas e a baunilha e bata com uma colher de pau ou com um "fouet" até ficar homogéneo. 
Adicione a manteiga derretida, o suco e as raspas de limão e misture novamente.
Recheie a massa já preparada na forma de tarte e leve ao forno por 1 hora, até o creme dourar. 
Deixe esfriar à temperatura ambiente.
Conserve no frigorífico, mas deixe 30 minutos à temperatura ambiente, antes de servir.


Bom Apetite !









62 comentários:

  1. Adorei a tua tarte, deve ser deliciosa!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.p

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga!
    tu não tens emenda :) tens aqui uma tarte linda e deliciosa que vai já para as minhas "receitas a experimentar em breve"
    e levo uma fatia
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda,

      Levas as fatias que entenderes, é com todo o prazer que ofereço ! :)

      Obrigada pelo teu carinho, um grande beiinho

      Eliminar
  3. Olá Isabel: não consigo resistir ao sabor do limão e esta tarte ficou irresistível!!! Não admira que tenha desaparecido num instante.Deve ser deliciosa mesmo.
    Bjs e obrigada pelo carinho de sempre
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia,

      Obrigada eu pela tua visita e pelo teu carinho comigo ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que aspecto delicioso! vejo bem o porque de ter desaparecido tão rápido ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que linda que ficou! Ah, deu saudade dessa torta, viu? Antes eu tinha buttermilk a vontade, pois fazia manteiga em casa. Agora minha tia vendeu as vacas e acabou-se a nata, a manteiga caseira e o buttermilk :S

    Ficou linda linda, mto obrigado por testar, e fiquei mto feliz em saber que vocês gostaram!

    bjo e feliz natal, alias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ritchie,

      É um prazer vê-lo por aqui ! :-)

      Ainda bem que gostou, nós adorámos e repetiremos !

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Que delicia que ficou! Tenho pena que n~~ao experimentes as minhas receitas. :(
    Esta tarte vou ter q experimentar. Ficou divinal.

    Beijinhos e Votos de Um Feliz Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida Aurea,

      Tal como eu disse no texto, "muitas mais eu farei" e vai calhar fazer uma tua, de certeza ! :-)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  7. Que verdadeira delicia!!!!
    Ficou linda esta tarte! Vou levar umas quantas fatias querida :)
    Beijinho!
    Boas Festas!
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cláudia,

      Leva as fatias que desejares, é um prazer oferecer ! :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  8. Bom dia Isabel,
    Sendo de limão, já gostei e uma torta divina como essa amei, ficou linda assim como a decoração,
    Beijo, bom final de semana.
    Vânia

    ResponderEliminar
  9. Tarte de limão tem TUDO para eu adorar!!! Que verdadeira delícia :) Ficou com um aspecto delicioso!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Que belo aspecto Isabel, mesmo não sendo nada light devido á quantidade de manteiga que leva, eu não me importava de dar uma dentadinha nessa fatia :-)

    Beijinhos
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que sim, Lena ! :-)
      O sabor é fabuloso !

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Bom dia, Isabel!
    Como eu gostei do aspecto desta tarte e o sabor não deve enganar!... Adoro tarte de limão, acho que vou levar esta receita!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Tão bom! Deve ser super gulosa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é Marlene, não se resiste a uma 2ª fatia ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Querida amiga, filha, e doce Belzita, que belezura encontro aqui. Sabe que adoro tartes com sabores cítricos e essa ficou imensamente linda e deliciosa sem dúvida nenhuma, a um tempo atrás estive passando por esse blog Cozinha Coletiva do Ritchie e de fato tem muitas delicias por lá, mas estamos sempre a correr e as vezes não dá tempo de passar em todas as cozinhas que gostaríamos de visitar. Ficou lindissima sua apresentação, como sempre. Bjos minha querida, antes do Natal, volto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha linda Mamis, o Ritchie tem receitas fabulosas por lá ! :-)
      Valem muito a pena !

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá Isabel!
    Esta tarte ficou mesmo bem e deve ser muito boa.
    Aproveito para te desejar Boas Festas com tudo de bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu carinho, Marta ! :)

      Beijinho grande

      Eliminar
  15. Olá
    Que linda ficou essa tarte... como eu sou gulosa, ainda adicionava uma bola de gelado :)
    Feliz Natal querida!

    Beijnhos,
    Marisa
    http://www.sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Marisa, tu ainda és pior que eu !!!
      Gulosa !! :-))

      Beijinhos, querida e obrigada !

      Eliminar
  16. Está muito linda essa tarte!!!
    Isabel, beijinhos, boa sexta e bom Natal!
    Madalena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Madalena, um grande beijo para Ti ! :)

      Eliminar
  17. Deve estar divina essa tarde...até fiquei aqui a salivar :)

    ResponderEliminar
  18. E bastou essa fatia para me fazer crescer (e muito) água na boca!!
    Ficou maravilhosa, Isabel, percebe-se bem que não te tenham deixado fotografá-la inteira, pois é praticamente impossível resistir a uma tentação dessas!
    Um grande beijinho e Feliz Natal pata ti e para toda a família:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Alice,

      Agora imagina eu a fazê-la e a tentar conter-me ! ;-)

      Beijinhos, amiga, obrigada pelo teu carinho

      Eliminar
  19. Olá Brisa,
    Gostei de conhcer este teu espaço com tanta coisa deliciosa e logo nesta época de coisas boas.
    Desejo-te um Feliz Natal, com muita saúde e amor.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benvinda, é um prazer receber-te por cá ! :-)

      Obrigada pela visita e simpático comentário, espero que tenhas tido um excelente Natal !

      Beijinhos

      Eliminar
  20. Oi Isabel, que linda que ficou, dá para entender porque não foi possível resistir, pois deve estar muito deliciosa!!
    Querida Isabel, aproveito para lhe desejar um Feliz Natal e um Ano Novo muito especial !!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderEliminar
  21. Não conhecia esse blog mas a avaliar por esta tarte tarte as receitas devem ser óptimas, a tarte ficou mesmo apetitosa.
    beijinhos e Bom Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim, Mariana, dá uma espreitadela por lá, vais encontrar verdadeiras iguarias ! :)

      Obrigada amiga, beijinhos para ti

      Eliminar
  22. Isabel querida :)
    Também vi essa tarte da Cozinha Colectiva e sim, fiquei encantada, é um blog que nos encanta e delicia com coisas feitas com gosto.
    A tua mesmo não visto inteira, ficou linda!!
    Esse interior está lindo. É quase impossível resistir a uma tentação destas com limão, adoro o toque e o cítrico do limão. Deve ser tão boa amiga.
    Desejo-te um Feliz Natal, em família, com muita saúde e alegria, cheia de mimos e guloseimas boas.
    Um beijinho amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelos teus votos, Inês, espero que o teu Natal tenha sido excelente ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  23. Olá, Isabel
    Gosto muito de doces com limão, por isso esta receita já ficou na lista .
    Desejo-te um Feliz Natal e um bom Ano Novo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Olá Isabel, mais uma delícia né?
    Parabéns pela torta e parabéns p/ o Ritchie pela receita...
    Minha amiga muitooooooooo querida e especial, passei p/ te desejar um feliz Natal e que 2013 venha repleto de alegrias p/ vc e família.

    No ano de 2012 Deus me presenteou com amizades maravilhosas e com certeza vc é uma delas.

    OBRIGADA PELA TUA AMIZADE.

    Nota: Foi muito bom te conhecer e privar da tua amizade.
    Bjssssssssssssssss.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda,

      Obrigada eu pelo seu constante carinho comigo !

      Um grande beijinho para Si !

      Eliminar
  25. Oi Isabel minha amiga tão amada, também adoro o blog do Ritchie.Já falei para ele abrir uma loja de tortas e me mandar o endereço que irei lá certamente, ele riu acredita?kkk.Ele só posta receitas que tenha certeza de que ficaram perfeitas.
    Sua torta deve ter ficado tão deliciosa quanto as dele.Babei amiga.
    Que em seu Natal haja muitas alegrias, paz, união e bençãos, com a presença do Menino Jesus.Te desejo tudo de melhor minha amada.Que todos os seu desejos se realizem até mesmo aqueles que não revelas, para que seja feliz por inteiro.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, minha linda, o Ritchie "mata-nos" com as suas iguarias deliciosas ! :-))

      Muito obrigada pelo seu carinho, amiga, hoje e sempre ! :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  26. Querida amiga Isabel, esta torta ficou mesmo muuuuito apetitosa,estou aqui a olhar para ela e a deseja-la!
    Beijinhos
    Mariana
    gostopelossabores.blogspot.com

    Desejo que tenhas um Natal muito feliz na companhia dos teus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Mariana, leva uma fatia ! :-)

      Beijinhos e obrigada pelo carinho !

      Eliminar
  27. Querida filhota Belzinha, quero deixar votos de um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz, harmonia, prosperidade e muitas alegrias junto aos seus familiares. Um grande beijo, com carinho, um especial na pequenina. Obrigada por ser essa pessoa carinhosa, amiga e doce que sempre foi no decorrer desse ano. Que 2013 venham só coisas boas em sua vida, pois vc merece. Bjos da mamá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doce Mamis, obrigada por ter vindo e pelos seus votos ! :-)

      Será entregue o seu beijinho, amiga, um grande abraço de Amizade para Si, minha linda !

      Beijinhos muito grandes

      Eliminar
  28. Que maravilha de tarte! Está linda!

    Feliz Natal para ti e para a tua familia.

    Bjs

    ResponderEliminar
  29. olá Isabel,obrigada pela carinhosa mensagem te desejo um Natal repleto de felicidades bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  30. Querida Isabel.
    Feliz Natal, tantas felicidades a voce e a tua familia.
    Thais

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.