27 de janeiro de 2013

BOLO PUDIM ou PUDIM BOLO

Quando vi esta receita na "Oficina das Papitas", publicada pela querida Maria, não tive dúvidas e pensei:

"... esta é daquelas receitas que inevitavelmente eu tenho de testar e, de preferência, "ontem" ! "

O Bolo de Pudim ou Pudim de Bolo como a Maria lhe chamava tinha-me deixado inquieta, ansiosa e não descansei enquanto não o experimentei... sabem aquelas receitas que não nos saem da cabeça e nas quais andamos sempre a pensar ?
Pois foi assim com a receita da Maria, não me saía da cabeça ! 

Em boa hora decidi fazê-lo, não tinha dúvidas que era delicioso, bastava lê-lo e bastava saber que tinha sido a Maria a executá-lo... :)
Ontem, nós e os nossos convidados aplaudimos-te: obrigada, Maria ! :)

Duas camadas distintas, duas texturas que se misturam na boca e envolvem o paladar de uma forma sedutora, eu diria ! 
A maciez do pudim e a consistência deliciosamente firme do bolo unidos num só Prazer, o Prazer de comer e repetir, e repetir, e repetir !

Levo este bolo-pudim à festa de aniversário da minha queridíssima Belinha, do blog "Emoção às Colheradas", que pediu a nossa participação no seu espaço delicioso !

Eu não lhe faltaria obviamente !
Ainda pensei em levar algo de Chocolate, mas embora eu saiba que a minha Amiga também adora Chocolate optei antes por lhe levar este magnifico Bolo-Pudim que tornarei a repetir muitas e muitas vezes por aqui !
Uma receita infalível para qualquer ocasião, espero que seja do teu agrado, Amiga ! :)

Apenas um pedido de desculpa: o Bolo Pudim magoou-se um pouco à saída da forma  ! ;-)

Vinha de salto alto para a tua festa, tropeçou, coitadinho, e ficou com uma ou duas mazelas... (culpa minha que não o deixei arrefecer totalmente antes de o desenformar :-( )

Mas estou certa que os olhos se fecharão a esse pequeno pormenor à primeira dentada desta receita FABULOSA da querida Maria ! ;-)


Ingredientes:


CARAMELO:

  • 125 gr. de açúcar
  • 30 ml. de água + 2 colheres de sopa de água


PUDIM:

  • 3 ovos inteiros
  • 150 gr. de açúcar
  • 120 ml. de natas
  • 140 ml. de leite
  • 1 pau de canela
  • Casca de limão e/ou vagem de baunilha


BOLO:

  • 3 claras
  • 50 gr. de manteiga amolecida
  • 50 gr. de farinha com fermento
  • 100 gr. de açúcar



Preparação:


CARAMELO:


Misturar a água com o açúcar. Levar ao lume até que a mistura fique com a cor do caramelo. Nessa altura colocar as 2 colheres de sopa de água, com cuidado pois vai salpicar.
Deixar ao lume mais uns 5 minutos até obter a consistência desejada.
Barrar a forma com o caramelo.


PUDIM:

Ferver o leite com as natas, com a casca de limão, o pau de canela e/ou a baunilha.
Deixar ferver 2 ou 3 minutos e depois coar.
Misturar os ovos com o açúcar e deitar a mistura de leite e natas em fio até obter uma mistura homogénea.
Deitar o preparado na forma previamente barrada com o caramelo.


BOLO:

Bater as claras em castelo bem firme.
Bater a manteiga com o açúcar até que fique uma mistura esbranquiçada.
Juntar a farinha e as claras, alternadamente, mexendo gentilmente.
Verter esta mistura sobre o pudim.

Ao deitar o preparado do bolo sobre o pudim, parece que as duas massas se vão misturar uma na outra.
Nada tema !
Ao cozer, ficam as 2 perfeitamente bem definidas.

Levar ao forno num tabuleiro com água (banho-maria).
Deixar cozer cerca de 45/50 minutos ou até que esteja cozido (faça o teste do palito).
Se a meio da cozedura achar necessário, tape a forma com papel de alumínio para não queimar o bolo.

Deixe arrefecer antes de desenformar.

Bom Apetite !

























84 comentários:

  1. Oi Isabel,
    Certamente não recusaria uma fatia deste bolo ou pudim, ficou lindo e delicioso vou marcar par testá-lo, gostei muito.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu dar-lhe ia uma ou várias fatias com todo o prazer, Vânia ! :)
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  2. oi Isabel,que delicia de bolo-pudim bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  3. Isabel!!!
    O que tu me vieste lembrar!
    Já não faço um bolo assim há anos!
    Ok! Está visto que qualquer dia sai...
    Que cor fantástica, que aspeto tentador, que vontade de o provar!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico então é espera para ver, Lenita ! :)

      Obrigada pelo carinho !

      Eliminar
  4. Está delicioso Isabel ,pra mim ia já uma fatia,,,
    bjs
    Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana, leva as fatias que te apetecer, amiga ! :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  5. Nunca fiz bolo-pudim apesar de já ter visto imensas vezes! Este ficou com um aspecto fantástico, que delícia!!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens de experimentar, Cuca, vais ver a delicia que é ! :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  6. Isabel,
    É bem verdade esse bolo é uma delicia, também não descançei enquanto não fiz.Quanto ás mazelas do teu, isso não interessa nada!!!! porque com esse aspecto , eu comia mais do que uma fatia.
    Boa semana.
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga, obrigada pelo teu carinho !
      Se pudesse dava-te as fatias que quisesses ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Isabel!
    Bem mas que ótimo aspecto tem este bolo pudim!
    Deixa qualquer pessoa com vontade de comer, mas para isso temos que por mãos á obra e faze-lo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria ! :)
      Nada se consegue ter ou fazer sem trabalho ! :)

      Beijnhos

      Eliminar
  8. gosto tanto pena é que ficam sempre tão feio.
    Este sim ficou lindo e perfeito.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São, mas este não ficou muito perfeito, escapa... :)

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá, Isabel! Mais uma verdadeira tentação que sai desta tua cozinha! tem um ar maravilhoso, só de imaginar a textura e os sabores, cresce-me água na boca!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Paula, é de facto uma sobremesa a repetir ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Isabelinha,
    Que verdadeira delícia deve ser este pudim/bolo...
    Em tempos fiz algo do género, mas já nem sei da receita.
    Vieste avivar-me a memória e o gosto para um docinho tão bom. Aliás como sempre!!!
    Boa semana e beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fernanda,

      Tão bom ler-te, amiga, deixas-me sempre de sorriso rasgado ! :)

      Beijinhos grandes e obrigada

      Eliminar
  11. Estou "engasgada" com as tuas palavras, minha querida. Muito obrigada pelo teu carinho tão doce.
    O bolo/pudim ficou lindo de morrer. És uma cozinheira mágica.
    Gosto muito de ti, amiguinha.
    Um abracinho apertado,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doce Maria,

      Não disse nada que não merecesses !
      Obrigada eu pela partilha de tão deliciosa sobremesa e obrigada também pelo teu colinho sempre tão disponível !
      Também gosto muito de Ti ! :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  12. Estou "engasgada" com as tuas palavras, minha querida. Enches-me de mimo que eu nem sei se sou merecedora.
    O pudim/bolo ficou maravilhoso nas tuas mão mágicas.
    Gosto muito de ti.
    Um abracinho
    Maria

    ResponderEliminar
  13. Olá Isabel,

    Bolo pudim ou Pudim bolo, qualquer dos nomes está bem para esta delícia. Ficou com uma cor fantástica e tão apetitoso... A Belinha é uma mulher de sorte ao receber esta delícia na sua mesa.

    Bjnhos e uma semana maravilhosa.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela :)

      Também penso que qualquer nome se lhe adequa na perfeição ! :)

      Obrigada pelo teu carinho ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Ai este bolo! Ou melhor, este pudim.... Que mais dá! Está com um aspeto divinal!!
    Nao posso vir aqui! Tenho que levar sempre alguma coisa! :) Mas nao faz mal, eu gosto!
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena,

      Leva as fatias que quiseres, amiga ! :)
      Obrigada pelo carinho,

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Agora fiquei de boca aberta com um fio de saliva a sair da boca (... a limpar ao guardanapo que entretanto uma mão me deu...) e com ou sem mazelas marchava já!

    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  16. Isso é uma tentação, que aspecto maravilhoso!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Liliana ! :)

      Beijinhos, boa semana também

      Eliminar
  17. Que delicia! Adoro!
    Ficou com uma cor fantástica!

    Comia agora uma fatia linda!

    Beijinhos e boa semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda,

      Podes comer quantas fatias quiseres ! :)

      Obrigada pelo teu carinho !

      Beijinhos

      Eliminar
  18. Amiga Isabel, daqui a 15 minutos estou ai, para comer este bolo pudim, afinal... tu precisas duma segunda opinião...rsrsrsrs. Gostei muito da tua receita, decerto está delicioso! Uma boa semana e um beijinho.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, aguardo-te ! ;-)
      A tua opinião é de extrema importância ! :)

      Obrigada querida !

      Beijinhos

      Eliminar
  19. Minha querida, é verdade, sou uma mulher de sorte, com uma amiga linda como tu, que mais posso querer?!
    Agradeço do fundo do meu coração este miminho tão docinho.
    Adorei este presente, dado com muita amizade e carinho.
    Fica muito bem na mesa do meu aniversário, não sei é se depois de o provar, irá chegar para mais alguém :)

    Ficou lindíssimo, não vejo mazelas nenhumas, vejo sim que não resististe e o provaste antes de chegar à mesa :)
    Bjns e boa semana

    Belinha
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida,

      Nada disse ou fiz que não merecesses ! :)
      E sim, foi com muita Amizade e Carinho que o fiz para Ti, sem dúvida, fico feliz que tenhas gostado !:)

      Por quem me tomas ?
      Tu achas-me capaz de tal coisa !
      Bom... ah... digamos que... bem, não falemos disso ! eh eh eh

      Beijinho grande, minha Amiga e obrigada !

      Eliminar
  20. Isabelita querida, que lindo esse bolo pudim, que cor linda e que textura tentadora, claro que tbém vou levar a receita, e francamente, o seu salto alto não fez tanto estrago assim, ele está lindo. Certamente delicioso. Linda sua travessa com detalhe em azul, muito bonita. Bjocas doce Belzinha, e uma linda semana pra ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mamis, muito obrigada pelo colinho ! :)
      Você é sempre tão generosa nos elogios que fico aqui toda embevecida !

      Beijinhos grandes :)

      Eliminar
  21. Isabel... Que maravilha que ficou o teu bolo pudim... Apesar de serem 8:00 da manha acho que me atrevia a comer uma fatia, que teantaçao!!! Uma excelente escolha aposto que a Belinha adorou!!!

    Beijocas e uma excelente semana

    Margarida

    ResponderEliminar
  22. Olá Isa, Que bela ideia e nada dificil de fazer.
    Um grande beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  23. Delicioso!!
    Isabel, já comia uma fatia ou duas eheheh....
    Bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As que quiseres, Marina, as que quiseres ! :)

      Beijinhos grandes e obrigada

      Eliminar
  24. Olá minha querida! Que bolo pudim maravilhoso! Uma ótima sugestão e se tivesse visto mais cedo teria ido provar...só fazes delícias!
    Beijinhos e boa semana
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulinha,

      Pudesse eu darte a provar, seria com todo o prazer, acredita ! :)

      Beijinhos e obrigada, amiga ! :)

      Eliminar
  25. Bolo ou pudim... Who cares? Deve estar maravilhoso de qualquer das maneiras! :P
    Beijinhos, M.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia Isabel, este bolo pudim com certeza agradaria qualquer pessoa, ficou um lindo pudim, o visual esta irresistível hummm...que delicia!
    Beijos e uma semana iluminada,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  27. Que delicia este pudim! Uma excelente sugestão e agora para a sobremesa do almoço, vinha mesmo a calhar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Querida Isabel!
    O seu pudim ficou com uma cor linda e o aspecto tentador, hummmmm!
    O pudim é uma sobremesa que dificilmente alguém recusa uma fatia, rsrs.
    Este ficou perfeito!

    Tenha uma semana super abençoada!
    bjs ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Loirinha,

      Obrigada pelo carinho ! :)

      Boa semana também para Si !

      Beijinhos

      Eliminar
  29. Isabel querida, falando sério, segunda feira olhar p/ essas fotos está me parecendo uma miragem...

    Hummmmmmmm!!!

    Amiga, quero te avisar que postei hj a receitinha da massa de pimentão ok?

    Pena mesmo que eu não provei o bolo pudim...

    Bjssssss querida e que a tua semana seja muito iluminada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida,

      Obrigada pelo carinho !

      Vou ver quando chegar a casa, aqui não consigo ver as suas imagens, não sei porquê, e depois comentarei obviamente ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  30. Maninha querida, estou sempre chegando atrasada não é, me desculpe.O nome desta maravilha é o menos importante a meu ver, pois com tantos elogios de sua parte quem irá se ater a este detalhe, rsrs.Aqui é uma receita bem conhecida, tem de vários sabores, laranja, chocolate e assim por diante.Mas te confesso que nunca me arrisquei, vendo suas imagens fiquei tentada à faze-lo.Arrasou e me deixou com água na boca.Beijos amada, tenha uma semana especialmente abençoada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maninha, você nunca está atrasada, venha quando puder, já sabe que adoro recebê-la por aqui ! :)

      Pois, eu não conhecia esta receita e adorei, amiga, é deliciosa, vale muito a pena de facto...

      Obrigada pelo seu carinho e muitos beijinhos para Si ! :)

      Eliminar
  31. Bolo, pudim, pudim, bolo... Não interessa!
    A não ser que me queiras oferecer uma fatia deliciosa para que te ajude a decidir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oferecia-te até mais do que uma, Marisa ! :))

      Beijinhos grandes e obrigada !

      Eliminar
  32. Olá Isabel
    Mais uma receita deliciosa que saiu da tua cozinha, ainda bem que não somos vizinhas senão eu estava todos os dias em tua casa eheheh
    Beijokas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    PS: Deixas-te um comentário no meu blog "Salmão com Vinho do Porto" que não é para mim :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lena, obrigada pelo teu carinho, de facto se eu também fosse tua vizinha, já não andávamos, rebolávamos... eh eh eh

      Amiga, eu dei-me conta e apaguei, não foi ?

      Beijinhos e desculpa, tinha o comentário gravado e saíu sem querer...

      Eliminar
  33. Mais uma delicia :)
    Entre o bolo de chocolate e esse pudim nem sei qual escolheria lol
    Ficou mesmo tentador essa delicia :D

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Romy,

      Que tal comeres dos dois ? :-)))

      Obrigada, amiga, beijinhos

      Eliminar
  34. Que tentação Isabel... Adorei o aspecto deste pudim... Fiquei tão curiosa que ja percebi a razão porque ficaste tanto tempo a cismar nele :-)...

    ResponderEliminar
  35. Olá Sonia,

    Andei a pensar nele dias, até parecia meu namorado ! :)))

    Obrigada, amiga !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Minha querida Isabel :)
    Que bela receita, também quando vi lá na Maria fiquei a babar.
    Eu adoro bolo pudim, mas há imenso tempo que não faço e o bichinho ficou dentro de mim :) Adoro adoro, e apetece tanto uma fatia.
    A textura do pudim super cremoso com o bolo molhadinho e o caramelo ficam uma perfeição. A primeira vez que fiz estava super nervosa a pensar que corria mal, mas não, as camadas sairam perfeitas!
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma receita divinal, querida, nós por cá adorámos muito ! :)

      Também fiquei ansiosa, mas a Maria não me deixaria ficar mal ! :)

      Beijinhos grandes e obrigada pelo teu carinho !

      Eliminar
  37. Oi Isabel. Bolo pudim ou pudim bolo ficou maravilhoso!! Lindo mesmo!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar
  38. Olá querida Isabel!
    É uma tentação não é só bolo amiga. É uma receita deliciosa
    e o teu bolo ficou lindo.
    Um beijinho grande querida Isabel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doce Rosa,

      És muito querida, obrigada pelo teu colinho ! :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  39. È mesmo de ficar a babar,está com aspecto deliciooooosooo,brilhante e liso com textura de estar cozido no ponto! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia faço para nós, Amiga, o pessoal aqui adorou ! :)

      Beijinhos e obrigada por teres vindo ! :)

      Eliminar
  40. Bom dia Isabel,
    Hmmmm que delícia, uma verdadeira tentação!

    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  41. Minha querida amiga Isabel, que pudim/bolo é esse, está uma maravilha !!
    Estou babando, que tentação. Ficou perfeito e o aspecto está divinamente delicioso !!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, ficou mesmo bom ! :)

      Obrigada pelo carinho !

      Beijinhos

      Eliminar
  42. Querida Isabel,
    Pois eu também fiquei de olho nesse pudim e só não foi feito este fim de semana porque foi fim de semana de orange marmalade, eheheh.
    Esta tua confirmação, só me aguça ainda mais o apetite!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga,

      Tens de fazer, é uma delicia mesmo Lia ! :)

      Obrigada e beijinhos querida !

      Eliminar
  43. Mas o que é isso????? Que aspeto soberbo tem esse bolo pudim !!! Fiquei aqui a "estudar" as fotos e a aparencia deliciosa deste interior. Amiga: que receita espetacular!Aorei:
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida, obrigada pelo teu carinho sempre tão presente ! :)

      Beijnhos grandes

      Eliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.