5 de fevereiro de 2013

PICAPAU


Desengane-se quem pensar que coloquei um qualquer passarinho desgraçado na frigideira !  :)
Ah...!
Pensarem isso de mim é quase uma tragédia, só falta dizerem por aí a toda a gente que nem sabiam que ADORO Chocolate !

Vá lá, façam um esforço...
PicaPau, PicaPau... eh eh eh

Pica Pau é um belo petisco que se serve por aí, nas mais diversas cervejarias do nosso País !
E que delicia...
Eu comia disto "aos molhos" nas minhas andanças de adolescente entre discotecas e bares...
Sim que eu cá não perdia um pé de dança ! :-)

É um petisco que se serve em travessa, com vários garfos em redor para que os convivas vão petiscando o picapau que colocam no pãozinho enquanto estão em amena cavaqueira à mesa ! :)

É uma delicia que, acompanhada de um bom vinho ou uma bela cerveja gelada, faz comq ue sejamos um pouco mais felizes no meio da conjuntura negra que se abateu sobre nós !
Adoramos !

Mais uma refeição descontraída num belo Sábado à noite ! :)



Ingredientes:

  • Bifanas de porco cortadas em pedacinhos pequenos (a quantidade é consoante o nº de pessoas)
  • 4/5 dentes de alho picadinhos
  • folhas de louro
  • 1 malagueta pequena picadinha
  • pimenta q.b.
  • margarina q.b.
  • óleo q.b.
  • mostarda q.b.
  • vinho branco (uns salpicos)
  • pickles
  • azeitonas

Preparação:


Uma hora antes, corte as bifanas em pedaços pequenos e tempere com sal, alguns alhos, alho, louro e pimenta.







Numa frigideira coloque um pouco de óleo, margarina e alhos. Deixe fritar só um pouquinho, junte os pedacinhos de carne temperados, com todo o tempero e com as malaguetas...





Deixe fritar e vá adicionando os restantes temperos como a mostarda, salpique com vinho branco e vá provando o molho por forma a que fique a seu gosto.

Quando a carne estiver já pronta, transfira-a para uma travessa, cubra-a com queijo e deixe derreter ( o queijo que usei não era o mais indicado, use queijo mozzarela ou outro que derreta facilmente. Caso não derreta por ele próprio, coloque um pouco no forno, ligado só em cima para derreter o queijo.




Sirva com "pickles" e azeitonas.










A idéia é irem picando todos da mesma travessa e acompanhar com este Pão, por exemplo.

Tal como eu disse, este queijo não era o mais apropriado, mas era o que tinha em casa e queria gastá-lo ! :)




E agora vamos à melhor parte ?????

Então vá... acompanhem-me:  preparem o pãozinho, molhem no molhinho...





E "voilá" !!!!!!

São servidos ? ;-)





83 comentários:

  1. Claro que sou servida amiga Isabel, esse picapau está uma delicia mesmo com esse queijo.
    Por acaso também conhecia o picapau mais ou menos assim dessa forma mas sem queijo, essa parte é que para mim foi novidade, mas como eu adoro queijo ......

    Beijokas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já percebi que muitas pessoas não conheciam a versão do picapau com queijo, mas de facto prefiro esta do que as outras...
      Assim que vi esta ser servida num café, nunca mais fui comer a outro... :)

      Obrigada Lena, beijinhos

      Eliminar
  2. :D Adorei este pica-pau Isabel! :)

    Melhor que muitos que se veêm por esses cafés a fora...:)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marlene ! :)
      Sem dúvida que concordo contigo !

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Hummm há anos que não como esta maravilha!! Agora fiquei com o apetite aguçado :) isso não se faz!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz, faz.. que tu também nos torturas lá no teu espaço !:)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que pica-pau com tão bom aspecto!! Ficou com um aspecto delicioso, Isabel :)

    Muito melhor que o dos cafés!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, mas tenho de concordar contigo ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Isabel,
    Ainda hoje não perco um bom pé de dança.
    Quanto ao teu pica pau, agradou-me imenso. Nunca comi!!!1
    Acho , que por aqui iam adorar.
    E esse pãozinho molhado no molho.............
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas Tila, também adoro um bom pé de dança ! :)

      Se puderes experimenta, é uma refeição descontraída e muito saborosa ! :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  6. Oh Isabel, com que então, um pezinho de dança? Fizeste-me lembrar os tempos de estudante!! E esses pica-paus que comiamos nas tascas.... E agora vejo este com queijo!! Ai... ate me babei!! Hoje é dia de recordações!!
    Com o teu permisso, molho o paozinho nesse molho!!!
    Beijinhos,
    Mena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena, claro, nunca me recuso... adoro ! :)

      E disseste bem agora: nas tascas... Ah, como eu adorava ir a uma bela tasca onde se comia tão bem, embora as condições não fossem as melhores... mas quem é que ligava a isso? eh eh eh

      Molha as vezes que quiseres, amiga ! :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  7. É tão, mas tão bom!!! Pra mim é com queijo, uma dose pra esta mesa faz favor ;)

    ResponderEliminar
  8. Menina Isabel :)
    Eu sabia que andavas a tramar alguma :)
    Tu achas bem andares a provocar com coisas deliciosas a quem não jantou? Eu adoro picapau e este com queijo deve ser uma coisa do outro mundo :) nunca comi com queijo, mas quando o fizer, vai ser assim :)
    Bjcas linda

    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-)))

      Isso lá é coisa que penses a meu respeito ?
      Olha amiga, a vingança serve-se num prato de picapau delicioso, cheio de um molho irresistível ! eh eh eh

      Tens de experimentar, tenho a certeza que vais gostar ! ;-)

      Beijinhos querida

      Eliminar
  9. Ah sua danadinha sabia que não ia deixar barato a provocação de ontem filhota kkkk
    Mas que picapau soberbo, entendo agora por que deveria trazer meu pãozinho, esse molhinho está de matar. Que delicia de petisco, e eu preciso parar de vir te visitar a essa hora que ainda não jantei. Adoraria um petisco desse agora, pois só tenho a cervejinha gelada, que pena hehe. A útima foto me fez babar
    Que mázinha que estás hoje. Beijinhos e sómente levo a receita, pena não ter poderes para levar o prato. Ah, também era uma dançarina, adorava dançar, agora me doem os pézitos hehe. Bjocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh eh... tinha de retorquir querida, vocês foram mázinha !!!

      Um dia que tenha visitas faça e depois diga-me o que acharam...
      Nós aqui em Portugal adoramos este petisco, é muito apreciado aí por essas cervejarias fora !

      Obrigada Mamis ! ;-)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Boa noite, Isabel!
    Hum... estou agora a molhar o pãozinho neste molho! Que delicia!
    Nada melhor do que desfrutar destes petiscos com os amigos, não é?
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulinha,

      Molha que é tão bom, acredito que conheças ! :)
      Tens razão e já há um bom tempo que não fazia !

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  11. Minha querida amiga: não contente em tentar-nos com as tuas delícias de chocolate ( e não só), ainda nos vens mostrar este maravilhoso petisco! Mais: para ajudar à "festa" ,cobriste-o com uma camada pecaminosa de queijo! Fabulástico!!
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh eh minha linda fica uma delicia !
      Adoro tentar-vos ! ;-)

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  12. Gosto tanto , já fiz uma vez mas deitei queijo.
    Mas assim deve ficar uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com queijo fica excelente São, garantido ! :)

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  13. Querida Isabel!
    Adorei esta receita! Que belo petisco para o fim de semana...nham...nham. É tão bom e saboroso! É mesmo ao meu gosto...
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulinha, adoro fazer estas coisas ao fim de semana ! :)

      E é mesmo BOM ! :-)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  14. Ficou uma maravilha este picapau, adoro picapau, quem cá em casa faz esse pratinho é meu maridão, e fica uma delicia, tenho que lhe dar esta sugestão do queijo por cima :) Esse molhinho ficou perfeito para a molhanga, que é um desporto que eu gosto tanto :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito bom de facto, a maior parte das cervejarias não coloca queijo, desde que encontrei esta versão numa aqui perto, nunca mais fui comer a outro lado... :)
      Claro que agora faço em casa ! :)
      Ah gostas da "molharenga" !!! eh eh eh

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  15. Isabel querida, esse petisco com esse queijinho derretendo e uma cervejinha….humm é para não parar de comer, bom demais!!
    Sabe que esse seu petisco me lembrou um parecido que costumava comer no Rio de Janeiro, feito com mandioca, carne seca e o queijo derretido por cima também!!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humm querida Marisa, esse de que você falou também há-de ser uma deliciosa bomba ! :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  16. Olá Isabel !
    Nunca fiz com queijo, boa ideia, fica ainda mais "guloso" !
    Também sou do clube do pãozinho ! Adoro !
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Anabela, fica "guloso" e espectacular !

      Eh eh eh... estou a ver que há por aqui muitas "fans" de molhar o pãozinho ! :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  17. Olá Querida Isabel!

    Fico com uma pontinha de inveja, é que quando dei os meus passos de dança os hábitos não eram assim gulosos e nem havia discotecas...eh, eh:)
    Sabes mesmo como nos deixar babando, mas antes disso vou molhar o meu pão. ~
    Beijinhos querida amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosa,

      Lembro-me de voltar das discotecas e ainda ir a uma casa que havia no centro de Lisboa onde faziam a altas horas da madrugada pão e bolos e vendiam ao pessoal...
      Eram filas às 3 e 4 da manhã, quando se voltava da discoteca para se conseguir lá comprar algo... fui lá muitas vezes... :)

      Obrigada minha querida !

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  18. oi Isabel,que delicia de sugestão bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  19. Maninha querida, cá estou com o pão e o garfo na mão, rsrs.A cervejinha já tomei, estava bem geladinha, demorastes com o pica pau.Adorei Isabel, que bela maneira de se reunir com os amigo.Ficou delicioso seu petisco.Beijos querida, tenha uma linda e abençoada noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu carinho minha querida Maninha ! ;-)

      Beijinhos grandes para Si

      Eliminar
  20. Aqui deu água na boca! Que belas fotos! A receita, então, já está anotada! Bjos.

    ResponderEliminar
  21. Isabel minha doce e querida amiga ..... ehehehehhe acreditas que ainda aqui ha dias falava com uma colega minha acerca de picapau, e agora vens tu com essa delicia... vê se pode... o final de semana é muito pequeno para tudo o que eu quero experimentar eheheheheh

    Ficou mesmo com aquele arzinho de comer rezando e pedir mais!!!

    Mega beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então foi transmissão de pensamentos, querida !
      Tu falaste, eu executei ! eh eh eh

      Obrigada pelo carinho ! :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  22. Olá Isabel
    Este picapau ficou fabuloso!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  23. Bom dia Isabel,
    Não conhecia o nome, nem a composição deliciosa deste petisco, certamente é uma ótima sugestão para a altura do carnaval.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui serve-se durante todo o ano, Vânia. :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  24. Querida Isabel,
    esse pica pau eu comeria de olhos fechados, que prato maravilhoso!
    Adoro carne de porco, e bem feita assim melhor ainda!
    Um petisquinho, uma cervejinha gelada e uma boa companhia é bom demais!
    Prato nota 10, adorei!

    Beijão, fica com Deus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade querida, enquanto vamos picando, vamos conversando e confraternizando ! :)

      Obrigada pelo carinho e beijinhos

      Eliminar
  25. Sim, sou servida se faz favor! :D Não conhecia este "picapau". Mas adorei a ideia - juntar todos à mesa e comer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marly, é um conceito muito antigo por cá ! :)

      Beijos

      Eliminar
  26. Hummmmm, este picapau ficou maravilhoso!!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  27. Bom dia Isabel, que delicia de prato e com carne de porco hummm... muito bom! Quando eu vi a primeira foto achei que fosse frango, ficou um maravilhoso petisco!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga,

      Pode fazer com outra carne, mas já não será picapau porque a carne de porco dá especial sabor a este petisco ! :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  28. Isabel... já fiz muitos picapaus lol
    Mas nunca tinha visto com queijo derretido por cima e só te digo uma coisa... ADOREI lol
    Essa foto com o queijo derretido está por demais deliciosa... que maravilha :D

    Vou ter de esperimentar lol

    Bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi que fizeste, Romy, ficou excelente ! :)

      Obrigada pelo carinho e beijinhos

      Eliminar
  29. mas que ma nem convida as amigas rsrs adoro e o teu esta 5* com esse molho bem que metia um bocadinho de pao humm bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Isa,

      Está sempre convidada ! :)))

      Ficou de facto uma delicia, sabes como é ! :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  30. Pica Pau! Quem diria que seria uma receita assim tão fácil, linda e gostosa! Amei!!! E com certeza logo farei também. Bem diferente e apetitoso. Beijão

    ResponderEliminar
  31. Aiii nunca comi picapau com queijo... mais uma perdiçao! Adorei o aspecto, de verdade!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Natacha, vais adorar ! :)

      Beijinhos, obrigada

      Eliminar
  32. Quem não é servido minha querida?
    Que aspecto fabulastico :)
    E sabe sempre tão bem petiscar assim :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doce Joana :)

      Não poderia estar mais de acordo ! ;-)

      Beijinho querida, obrigada

      Eliminar
  33. Amiga querida, amei o picapau, com esse pãozinho, humm!!!

    Mais uma delícia p/ listinha.

    Bjsssssssssss querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho, amiga ! :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  34. Querida Isabel,
    Ainda há bocado vi este teu pica-pau num outro blogue e fiquei a salivar. Que delícia e a melhor, molhar o pãozinho no molho... que delícia!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga,

      É tão bom ! :)
      Nem me fales de molhos, é uma perdição ! :)

      Beijinhos grandes e obrigada

      Eliminar
  35. Eu adoro picapau!!!!!!! E o teu ficou tão bom!! E esse molhinho....... Xiiiii.... Salivei-me ao ver as tuas fotos! :) Já estava a ver-me a molhar o pão...!!! :D
    Tenho que fazer o mais rapidamente possível! eheh!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh eh... faz que vais gostar Sonia ! :)

      Beijinhos grandes e obrigada

      Eliminar
  36. Querida Isabel,
    se calhar já não venho a tempo mas sim, sou servida!!
    Adoro picapau, tão bom petiscar. Eu adoro petiscos!! :)
    Já te estou a imaginar a dar um pézinho de dança e depois a saborear o petisco!
    E claro, molhar o pãozinho nesse molho é a melhor parte... sabe tão, mas tão bem!!!
    Amiga, bom Carnaval, aproveita estes dias de mimo e descanso :)
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida,

      Vens sempre a tempo, se não houver faço para ti ! :-)

      Obrigada pelo teu carinho, amiga, um beijinho bem grande para Ti !

      Eliminar
  37. Isabel, és das minhas!
    Dança, com um vinho ou uma cerveja e um petisco bom como este... as pequenas felicidades são as melhores!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kati, nunca dispenso um bom pézinho de dança, adoro ! :)

      Concordo contigo ! :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  38. Bom dia Isabel vi sua receita no blog da Josy e vim aqui também conferir essa delícia, nada melhor que curtir os prazeres da vida não é mesmo.
    Bjs
    Sol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sol,

      Seja benvinda, é com muito prazer que a recebo aqui ! :)

      A Josy é uma querida e fez a receitinha na perfeição !

      Muito obrigada pela visita e pelo carinho !

      Beijinhos

      Eliminar
  39. Puxa! Avaria-se-me o PC e perco montes de novidades! O que eu perdi! Agora já não dá para mim! Oh!
    Adoro! Quero! :)

    Beijinhos e desculpa a minha ausência;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá linda,

      É um petisco tão bom, tens de fazer para ti e para o maridinho, vão ver que vão gostar ! :)

      Obrigada pelo carinho, beijinhos, está tudo bem ! :)

      Eliminar
  40. Hmmm tão bonzinho!!! Que pena ter o "castrol" elevado!... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lala,

      Uma vez não são vezes, amiga ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  41. Já vi muitas receitas de picapau ou picadinho dependendo da zona em que estivermos, mas nunca vi nenhuma receita com queijo.
    Como adoro queijo, vou ter que fazer a sua versão deste picapau.

    Já agora espreite a minha versão do picadinho aqui: http://www.ncoisas.com/receita-picadinho-de-carne/

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.