5 de março de 2013

CALDEIRADA DE PEIXE





A Caldeirada de Peixe é um dos pratos típicos mais apreciados em Portugal, por ser pródigo em sabores intensos e ricos oferecidos pelos magníficos peixes e temperos que a compõem.
Há vários tipos de caldeirada, várias versões até mesmo consoante a região que a prepara!
É um prato cozido, não refogado e tem como componentes uma enorme e deliciosa variedade de ingredientes que a transformam numa receita única e plena.

Este foi um prato que serviu de mote para uma reunião de bons amigos, antes de uma sessão animada de "Karaoke" com muitas risadas e brincadeiras num sábado à noite.

Desta vez, o prato foi mais elaborado para receber os nossos convidados, fugindo assim às tradicionais refeições mais descontraídas de sábado à noite que costumamos fazer por aqui...

E é então com esta Caldeirada de Peixe participo no desafio "Inspiração Portugal" lançado pela querida Duxa, no seu blog " Cozinha da Duxa ".


Ingredientes (4 pessoas):

  • 1,750 Kg de peixes diversos (pata-roxa, tamboril, safio, corvina, salmão, raia, lulas, ameijoas, etc, um pouco a gosto de cada um)
  • 1,5 decilitros de azeite
  • 3 cebolas cortadas às rodelas
  • 5 dentes de alho picado
  • 1 decilitro de vinho branco
  • 1 kg de tomate maduro cortado aos bocados
  • 1 pimento vermelho cortado às tirinhas
  • 1 pimento verde cortado às tirinhas
  • massa de pimentão q.b. (opcional) 
  • 700 gr. de batatas cortadas à rodelas
  • 1 ramo de salsa
  • sal q.b.  (se usar a massa de pimentão tenha atenção ao sal)
  • pimenta q.b.
  • Um pouco de tempero de Alho e Jidungo que foi oferecido pela Espiga






Preparação:



Amanhar os peixes ou, se tiver comprado a caldeirada já feita, esta etapa será desnecessária.
Tempere o peixe com sal 1 hora antes de fazer o prato.

No fundo de um tacho ou cataplana espalhe uma camada de ameijoas (além de dar gosto, serve para que os ingredientes seguintes não se agarrem).
Depois coloque uma parte dos seguintes ingredientes: cebola, pimentos, alhos, tomate, salsa...
A seguir faça uma camada de batata, outra de peixe e volte a fazer outra camada de cebolas, alhos, pimentos, tomate... vá fazendo camadas até terminar os ingredientes, sendo que as última camada deverá ser de cebola, pimento e tomate.

Numa tigela coloque o vinho branco, azeite, a massa de pimentão, pimenta, alguns alhos e mistura-se tudo.
Regar as camadas que se fizeram com este preparado e colocar mais algum azeite.

Levar a lume brando cerca de 40 minutos com o tacho tapado.
De vez em quando abanar o tacho mas nunca, nunca mexer com colher de pau ou outro acessório para que não desfaça os ingredientes.
Apenas vá vigiando para que o caldo não desapareça, caso isso esteja a acontecer, vá juntando um pouquinho de água e rectificando os temperos.


Bom Apetite !












74 comentários:

  1. Que óptima caldeirada de peixe que nos apresentas!! Eu sempre fui muito "esquisitinha" com a comida e o meu pai travou uma grande luta comigo por causa da caldeirada :) Agora já aprecio bastante uma boa caldeirada, assim como a tua!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuca, eu não era melhor, deixa lá...
      A Mãe diz que eu agora pago com a Filha o que lhe fiz passar a ela ! :-))
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  2. Oi querida
    Obrigada pelo seu carinho... Sei uma amiga.
    Adoro a caldeirada!!! Comi uma deliciosa em Cascais.... ficou nas minhas lembranças.
    Saudades deste prato.
    Um abraço.
    Thais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada a agradecer, Thaís, as perdas são sempre dolorosas ! :-(

      Obrigada eu pelo seu carinho, beijinhos

      Eliminar
  3. Hummm Isabel , gosto muito de caldeirada . esta deu vontade de entrar pela foto:))
    Beijinho doce amiga , e boa semana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prato muito apreciado, sem dúvida !
      Obrigada e beijinhos querida !

      Eliminar
  4. Bom dia Isabel,
    Deliciosa caldeirada e ótima seleção de peixes e frutos do mar, amei.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Bom dia querida Isabel, a apresentação deste peixe está suculenta, com esses temperos e esse caldinho hummm uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prato de que muito gostamos, Sol ! :)

      Obrigada pelo carinho, beijinhos

      Eliminar
  6. oi minha amiga este pratinho seu me fez lembrar da minha infancia ..passavamos as ferias de final de ano na pria eram 30 dias e papai ia pescar com os amigos ..e toda vez trazia muitos tipos d epeixes e fazimos a caldeirada eu adoro ainda mais quanco tinha custaceos juntos que é minha tenteção eu amoooo amiga esta divina este seu partinho parabens amei
    bjão grandes boa terça feira ...amanha vamos eu , a leia e a vivi passear imagine se vc estivesse juntas hein kkkk seria maravilhoso bjão grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pratos assim, querida, que nos trazem à memória bons tempos vividos e que nunca esqueceremos.

      Quem me dera poder sair convosco, seria de facto um grande divertimento, amiga, espero que riam muito juntas ! :))

      Beijinhos grandes para si :)

      Eliminar
  7. Que delicia! Ainda não experimentei, mas deve ser mesmo muito bom.

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  8. Ola Isabel minga querida

    Faz muito temp que nai preparo uma bela caldeirada.

    Nai tenho problemad com os filhotes pq eles comem muito bem o peixe...

    Ficou de babar ainda por cima perto da hora do almoço

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens sorte amiguinha, para os miúdos claro que tive de fazer jantar à parte ! :(

      Obrigada pelo carinho, beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Isabel
    A tua caldeirada está com um aspecto fantástico!
    Só de olhar fiquei com fome!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  10. Gosto tanto tanto de caldeirada...
    Esse pratinho pode ser para mim.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Adoro, até consigo imaginar o cheiro!
    Boa sorte para o passatempo

    ResponderEliminar
  12. Adoro Caldeirada de Peixe e costumo fazer com peixinho que pesco aqui nas barragens ... fica delicioso!!!

    Qualquer dia mostro :D

    Está excelente a tua caldeirada :D

    Beijokas
    Aladiah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Aladiah,

      Assim sendo então ainda fica mais saborosa...
      Fico a aguardar ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Bom dia Isabel!
    Que bela caldeirada de peixe, eu amo esta combinação de ingredientes... o sabor é maravilhoso!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  14. Que bela caldeirada! O meu marido se visse esta caldeirada chamava-lhe um "figo". Ele adora. Ficou mesmo com bom aspecto e parece muito apetitosa.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prato bem luso e muito apreciado, Sophia ! :)

      Obrigada, beijinhos

      Eliminar
  15. Olá minha doce e querida amiga!
    Hummmmmmmm.....senti o sabor e o aroma aqui, hummmmm!
    Bela preparação, com certeza seus amigos adoraram e só foi
    elogios para este prato lindo e apetitoso!
    Este prato é difícil de resistir e no tempo do frio aquece até a
    alma, rsrs.

    Tenha uma semana super abençoada!
    bjs ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida, de facto é uma refeição bem ao gosto dos portugueses e não só !

      Beijinhos

      Eliminar
  16. gosto tanto quem fazia era o meu avo ele trabalhava na lota do peixe e por isso o melhor peixe era sempre para nos hehe adorei a tua que esta 5* bravo e boa soerte bjs

    ResponderEliminar
  17. Minha querida Isabel esta caldeirada sabe a saudades.... aqui nao ha peixinho desse bom para fazer um prato destes... fico-me pelo apetite!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga,

      Pois, entendo-te !
      Estando longe como tu, estes pratos sabem-te a recordações...

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  18. Oi Isabel,
    Realmente caldeirada é um prato muito gostoso. A sua ficou linda e apetitosa.
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito mas raramente faço pois o meu filho torce logo o nariz.
    A tua ficou bem ao meu gosto.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então é como a minha filha, São ! :(
      Miúdos, sabem lá o que é bom !

      Obrigada, beijinhos

      Eliminar
  20. Um dos meus pratos favoritos!!
    E nestes dias frios ..... Sabe de maravilha!
    A tua caldeirada ficou maravilhosa!!!!
    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  21. Uau! Com certeza agradou demais seus convidados hein.
    Delicia! E essas fotos que tentadoras.
    Parabéns, você faz pratos deliciosamente lindos e saborosos :)
    Ei, acredita que eu só visitava esse blog aqui e nunca fui no de Chocolate? Meu Deus o que é aquele lá então? Nossa, to babando até agora. Delicias demais mesmo!
    Beijão Isabel e tenha uma linda terça-feira =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho amiga, ainda bem que gostou também do Blog do Chocolate ! :)

      Beijinhos grandes :)

      Eliminar
  22. Mas que bala caldeirada, muito bom aspecto, bjokitas

    ResponderEliminar
  23. Isabel querida, mas que bela caldeirada, comia bem um pratinho agora, tá sumidinha do face?? beijinhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga ! :)

      Não estou não, só que temos uma diferença horária enorme e nem sempre nos encontramos lá ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  24. Olá, Isabel!
    Que bela caldeirada nos trazes hoje! Foi de certeza um sucesso!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  25. Minha doce filhota és uma ótima anfitriã quando recebes seus convidados, pois esta caldeirada ficou estupenda. Adoro caldeirada de peixe e a sua me deixou babando literalmente, já estou com meu pãozinho na mão para pode xuxar nesse molhinho. Mas com certeza não sobrou nada. Beijinhos doce Belita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh eh... com que então pãozinho na mão, não é ?
      Gulodice, Mamis ! :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  26. Isabel, tenho a certeza que a tua caldeirada ficou deliciosa, mas eu sou como as crianças, não gosto de peixe ;-) o meu marido e as filhotas adoram por isso quando faço peixe para eles tenho de fazer outra coisa pra mim eheheh
    Boa sorte para o passatempo
    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lena,

      Também ?
      Eh eh eh... conheço muitos poucos adultos que não gostem de peixe !

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  27. Isabel, que caldeirada maravilhosa, se eu soubesse que ia sair essa delícia, tinha dado um pulinho até aí.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Amiga, depois de um calor de 47graus, está um verdadeiro dilúvio por aqui....

    Bjsssssssssssss querida e parabéns pela receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E seria benvinda, amiga ! :)

      47º C ?
      Não obrigada, eu morreria assada !
      Por aqui também tem chovido bastante ! :)

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  28. A Caldeirada estava óptima,e picante para acompanhar um bom vinho e depois Karaoke para afinar as gargantas, uma boa noite de diversão com os meus mais sinceros e especiais amigos, e não posso esquecer da sobremessa doceeeee Beijos Amiga do coração<3
    Espero que chegue aí msg....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um prazer, Amiga, venham mais noites assim ! :)

      O picante foi cortesia da Espiga ! :)

      A sobremesa ainda há-de sair ! ;-)

      Beijinhos grandes e obrigada

      Eliminar
  29. Olá Isa,
    O meu marido faz uma caldeirada deliciosa, ou não fosse ele da zona de Peniche, mas olha que a tua também tem um delicioso aspecto, imagino o sabor.
    Bjs grandes e que o dia de hoje passe depressa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Adoro as caldeiradas de Peniche, por vezes ia lá propositadamente para as comer ! :)

      Obrigada amiga, a horrorosa 4ª feira ! :)))

      Beijinhos

      Eliminar
  30. Bom dia Isabel,

    Eu sempre gostei de caldeirada. Parte da minha infância foi passada em Aveiro, onde havia peixe fresco em abaundância no mercado. Fazia parte da nossa ementa semanal, hmmm bons tempos.
    Agora nunca faço porque o "exigente" do meu maridão não gosta - enfim!!!!

    beijocas , boa partilha
    Paula

    P.S estou em pulgas com o feedback para a tarte suprema que fiz apartir da tua receita ... Não sei como resisti e não tirei uma fatia kekekeke

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Conheço Aveiro, a Mãe mora relativamente perto ! :)
      É uma zona pródiga em peixe sim ! :)

      Há sempre em casa alguém que não sabe oq ue é bom, não é ?
      Acontece em quase todas as casas ! :)

      Também tenho muita curiosidade em saber, depois diz-me se não te importares ! :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  31. Olá Isabel:)

    Hoje venho visitar e comentar neste teu igualmente delicioso cantinho. E que rica caldeirada! Adoro mas faço poucas vezes porque meu filho só aprecia peixe sem espinha ou então salmão.
    Mas gostei e fiquei com vontade de molhar o pão nesse molhinho tão bom:):):)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prazer receber-te aqui também, Formiguinha ! :)

      Pois, esta eu fiz só para adultos, para os miúdos tive de fazer outra refeição.

      Obbrigada pelo carinho e pela visita ! :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  32. Não tenho perdão Isabel!! Fiz de convidada quando vi a foto no Face e não vim logo espreitar! Ultimamente ando assim... Deixa lá! Mas vim agora e fiquei a babar a olhar para a caldeirada! Mas a babar!! Desnecessario será dizer que me traz saudades não é? Mas prontos, tu vais me matando as saudades com estas cozinhas!! Uma simples maravilha!
    Um beijinho grande,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, sem stress... sem pressas...
      Vem quando puderes e tiveres disposição, sei como é !
      Já sabes que és benvinda ! :)

      Imagino que sim, que te faça saudades.. estás longe, mas em breve virás ! Já nã falta tudo ! :)

      Beijinhos grandes,

      Eliminar
  33. Que bela caldeirada!
    Excelente escolha de peixes,todos muito saborosos e ideais para este cozinhado!
    bjs

    ResponderEliminar
  34. Olá Isabel !
    Não podia deixar de vir espreitar esta tua caldeirada ! Mas que asoecto delicioso !
    Adoro caldeirada, para mim a minha preferida é a que o meu pai faz ! Fiquei com água na boca ao ver esta tua ! Hummmm
    Beijokinhasssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela,

      Serão poucos os lusos que não gostarão de uma bela caldeirada... e até mesmo os estrangeiros, arrisco a dizer ! :)

      Beijinhos e obrigada pelo carinho,

      Eliminar
  35. Querida!
    Recomecei hoje as minhas visitas às cozinhas amigas e pelo que vejo aqui, perdi uma deliciosa caldeirada :) gosto mesmo muito e tenho cá um pãozinho que me apetece molhar nesse prato suculento e apelativo.
    Já me fizeste crescer água a boca e pensar nesta sugestão para o fim de semana :)
    Bjns amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vens sempre a tempo, minha querida, obrigada pelo carinho !:)

      Beijocas

      Eliminar
  36. Que linda e deliciosa Isabel!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  37. Parece bonita a receta. Vouna probar.

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.