16 de abril de 2013

TARTE RÚSTICA DE MORANGOS


Morangos, morangos, morangos...
Eles estão na ordem do dia !

Já tinha dito nesta publicação o quanto gosto de visitar A Cozinha Colectiva do Ritchie, pois é um espaço que acompanho praticamente desde que tenho o meu blog e delicio-me a ver as execuções perfeitas que de lá saem.

No ano passado tinha feito esta tarte, mas não a publiquei pois ainda só tinha o meu Blog do Chocolate e não se adequava, além de que não me apeteceu incluir chocolate na sua composição pois queria perceber todo o sabor original desta magnifica tarte.

Hoje, com o Brisa Maritima, é-me dada a possibilidade de me estender noutras áreas que não somente o chocolate que, note-se, continua a ser a minha primordial paixão.

Esta tarte que fiz, não tendo ficado tão bonita como a original, é decerto rica em sabores e muito Primaveril, fazendo um grande sucesso em qualquer mesa que tenha a honra de a comtemplar, por isso a deixo como sugestão.

No recheio eu alterei a medida do sumo de limão utilizado, bem como a do açúcar pois que gostamos das sobremesas com sabor cítrico sim, mas mais para o doce e o original não deixa sentir tanto o açúcar.

Faça esta tarte com alguma antecedência, pois a massa precisa de descansar no frigorifico durante 1 hora.



Ingredientes:

MASSA:

  • 4 colheres de chá de água bem gelada
  • 2 colheres de chá de vinagre branco bem gelado
  • 2 chávenas e meia de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 240 gr. de manteiga sem sal gelada, cortada em cubinhos
  • 240 gr. de cream cheese
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • açúcar para polvilhar

RECHEIO:
  • 450 gr. de morangos frescos sem o píncaro, lavados e fatiados
  • 3/4 de chávena + 1 colher de sopa de açúcar refinado
  • 2 colheres de chá de amido de milho
  • umas gotas de sumo de limão (o um pouco mais conforme goste mais ou menos ácido)

Preparação:


MASSA:

Numa tigelinha misturar a água e o vinagre gelados.
Numa tigela maior misturar a farinha, o sal e o açúcar.
Adicionar a manteiga e o cream cheese gelados e amassar com a ponta dos dedos até formar uma farofa com flocos grandes.
Adicione a mistura da água e vinagre ás colheradas, amassando somente até formar uma bola de massa que se achata  e se envolve em película aderente, para depois se colocar no frigorífico durante 1 hora sensivelmente.
Quando faltarem uns 15 minutos para o final do tempo de descanso da massa, pré-aqueça o forno a 180º C.

Quando passar a hora, estenda a massa com o rolo numa superfície enfarinhada, até conseguir um círculo de uns 7 mm de espessura e 35 cm. de diâmetro (claro que poderá fazer numa forma mais pequena e congelar o excedente de massa).
Coloque a massa na forma de tarte.

RECHEIO:

Numa tigela grande misturar os ingredientes do recheio e deixar a ganhar gosto durante 5 minutos.


Distribua o recheio sobre a massa, deixando uma borda de cerca de 5 cm. em toda a volta.
Delicadamente dobre as bordas sobre o recheio e leve-a assim ao frigorífico mais 15 minutos.
Depois retire-a, pincele as bordas com a gema de ovo, polvilhe com açúcar e leve ao forno cerca de 40 minutos, até a massa ficar dourada e o recheio borbulhar.

Sirva-a morna, simples ou acompanhada com gelado ou natas.



Com esta Tarte Rústica de Morangos, eu participo no Projecto " A Escolha do Ingrediente " do blog da querida Susy, " A Tertúlia da Susy " !























Se gosta deste tipo de tartes, então espreite as seguintes:




67 comentários:

  1. Linda!!! Espectacular e maravilhosa!
    Esgotas os adjectivos assim não dá...
    Beijo grande amiga Isabel
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Hummmmm, Isa .... tem muito bom aspecto. Mais uma delícia que sai dessas mãos maravilhosas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olha Isabel! Esta tarte está um espelho de belezura...linda linda linda!
    Quanto as fetografias já sabes que as adoro ficam sempre magnificas!

    Quero-te agradecer por todo o carinho, es uma boa amiga. :D <3

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. OMG.... Eu ja sei que quase sempre digo isto, mas que queres que te faça, ou melhor, que queres que te diga com esta maravilha?
    Sabes Isabelinha, so tenho pena de uma coisa? que nao se possa por a mao atraves do monitor, e trazer uma fatia!! A massa parece-me deliciosa, mesmo daquelas que se desfazem na boca!
    Olha estou aqui a babar e já nao ha remedio!!
    Está simplesmente espetacular!! Como tudo o que fazes!!!
    Beijinhos em triplicado!
    Mena.

    ResponderEliminar
  5. Ficou uma tarte linda, e com morangos agrada-me.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Minha querida amiga,
    sou apaixonada por morangos, por aqui já não estou encontrando mais, estou triste, rsrs.
    Mas me contento só de olhar para essas fotos lindas e receita maravilhosa!

    Beijinhos, fica com Deus!

    ResponderEliminar
  7. Adorei esta tarte, meu anjo. É linda e não tem cremes, natas nada, de nada. Imagino a combinação da massa com os morangos sózinhos, sem interferências. Espantosa sobremesa que eu irei fazer este fim de semana, garanto-te.
    Beijinhos e parabéns pelo teu dom na cozinha.
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga esta tarte é uma autentica tentação, adorei o aspecto e o sabor deve ser delicioso, adoro tarte com fruta :) A Susana vai gostar de certeza :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Linda, linda esta tarte, querida Isabel! És uma artista! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Minha querida Isabel: nunca deixo de me maravilhar com as receitas lindas que nos apresentas aqui e no Blog do chocolate.Desta vez, chamou-me a atenção esta massa que deve ser deliciosa. Dos morangos nem preciso falar- adoro!! As fotos falam por si.
    Bjns
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Minha querida que tarte tão bonita!!! E mesmo nào gostando de morangos sei apreciar a beleza que os mesmos dão ás sobremesas. Acho que nunca te disse mas adoro as tuas fotos tiradas penso que cá fora ( onde se vê a relva). Ficam espectaculares!

    Beijinhos!
    Quase me esquecia, a Susy vai adorar!

    ResponderEliminar
  12. Hum! muito bom, com certeza ficou uma delícia!

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Esta tarte está riquíssima, adoro tarte de morangos e a sua está um manjar dos Deuses, amei querida amiga, bjs !!!

    ResponderEliminar
  14. Esta tarte está a salvo comigo, não vou roubar nenhuma fatia, mas tem um aspeto tão lindo e amoroso... humm

    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Linda, linda, linda...se nao é desta que a primavera fica, nao sei... Tambem gosto muito da cozinha colectiva, mais uma coisa em que somos parecidas :-) claro esta que como fã de morangos esta é daquelas receitas que tenho de fazer assim que conseguir ter tempo... Ficou mesmo linda! Nao me canso de o referir... Fiquei mesmo apaixonada por esta tarte.

    ResponderEliminar
  16. Mais uma maravilha que nos apresentas :) está linda, toda vestidinha de morangos.
    Esta tarte deve ser maravilhosa, eu já a tinha visto na cozinha coletiva, (que também gosto de visitar) e deixei comentário, pois é uma das que quero experimentar.
    Agora, com esta delicia feita por ti, mais uma razão para eu a fazer brevemente.
    As fotos estão lindas, como tu amiga
    Bjns <3
    Belinha

    ResponderEliminar
  17. Que maravilha!!! Ficou linda!
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Esta tarte está espetacular!

    Adorei a receita!

    E as imagens, estão muito bonitas tb!!!

    Adorei.

    um abraço, Fábio.

    ResponderEliminar
  19. Adorei esta tarte, adorei!!
    Gosto tanto de morangos e ficam tão bem em inúmeras receitas! Fiquei maravilhada com esta tarte, estou aqui a babar :) a massa deve ser deliciosa!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. Que maravilha querida Isabel :)
    Agora que os morangos vieram para ficar por uns tempos temos de usar e abusar ehehe
    Eu pelo menos adoro e não lhes resisto :P

    Bjokas

    ResponderEliminar
  21. Gosto tanto da forma como fotografas os teus doces no jardim :)
    Acho que o teu jardim não podia combinar melhor com uma tarte destas, primaveril! Não sou fã de morangos cozinhados, mas acho que a tua tarte ficou uma beleza!

    Um beijo grande querida Isabel,

    Aida.

    ResponderEliminar
  22. Bom dia Isabel,
    Lindas cores que tarte maravilhosa, muito tentadora, amei.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  23. Minha querida! Que dizer quando vejo estas imagens maravilhosas e quando leio a receita... utilizas ingredientes que eu adoro como os morangos. Está linda e fiquei a babar! Só fazes maravilhas!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  24. Hummmmm, que tarte maravilhosa!!!!!!!! Ela está combinando super bem com chazinho ,hein!!!!!! Bjos

    ResponderEliminar
  25. Que tarte maravilhosa, fiquei deliciada com tantos morangos

    ResponderEliminar
  26. Está uma tarte deliciosa :) Os morangos, para além de serem saudáveis e saborosos, são bonitos e qualquer coisa que se faça com eles, têm este resultado :)
    Beijinho grande, M.

    ResponderEliminar
  27. Bom Dia Isabel! :)

    Eu adoro morangos...

    E esta tarte ficou linda linda!

    A Susana vai gostar muito desta participação de certeza!

    Pena que não tenha nem sabor nem aromas o PC...seria uma maravilha! :D

    Beijinhos grandes*

    ResponderEliminar
  28. Olá Isabel,
    Esta tarte vem mesmo a calhar com este sol, que já chegou e que sabe tão bem. Adorei a tua participação, essa tarte é linda e deve ser bem gostosa.
    Kiss, Susana

    Não esquecer de publicar o link da receita aqui: http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    ResponderEliminar
  29. Que aspecto maravilhoso e vibrante tem esta tarte!
    Adorei!

    beijinhos

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    ResponderEliminar
  30. Olá Isabel,
    esta deve ser uma daquelas tartes de "comer e chorar por mais"
    tem um aspecto delicioso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Olá Isabel

    Dizer mais o quê que ainda não tenho sido dito, a tarte está linda, as fotos espectaculares e tu és um anjo :-)

    Bjkas

    ResponderEliminar
  32. Olá Isabel,
    A tua tarte ficou muito bonita e convidativa!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  33. Esta tarte tem mesmo muito bom aspecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Ola,

    Esta Magnifica!
    bjinho e Parabens :)

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Que mravilha, uma tarte e de morangos, que delicia deve ser.
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  36. oi Isabel,que delicia vou levar a receita bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  37. Isabel, obrigado por testar! Ficou linda, e muito mais certinha que a minha! Adorei o corte dos morangos tb, forma um belo desenho!

    bjo!

    ResponderEliminar
  38. Olá Isabel,
    Olha só que beleza, ainda bem que criaste o "brisa" para podermos ver estas maravilhas! Adorei vê-la ali n«entre o verde e as flores campestres amarelas, lembra um belo dia de piquenique! Tem que estar deliciosa, assim o dizem os meus olhos e tal como a Mena também eu queria meter a mão no monitor e tirar um pedacinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  39. Que linda tarte, isabel!
    Eu, que sou fã de morangos, comeria já uma fatia... mas pelo sim, pelo não, levo a receita! ;)
    Bj
    paula

    ResponderEliminar
  40. Que encanto Isabel!!
    Olho e volto a olhar para a tua tarte e é linda!
    Tão primaveril, tão bonita com os morangos, uma deliciosa tarte, com cheiro desta estação. Bonitas fotos que a envolvem e embelezam :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  41. wuau mas que maravilha de tarte adoro morangos aqui ainda sao mt caros e nao tem gosto mas assim que poder uiui é logo adorei a tua bjs e tudo de bom para ti e tua filha as melhoras bjs

    ResponderEliminar
  42. Querida Isabel.
    Acredito que da mesma maneira que o chocolate, morangos também são uma perdição, especialmente como os dessa tarte que é uma super delicia.
    Também quando a ví no blog do Richie, não resisti e a fiz, e como esta ficou deliciosa.
    Que bom que existe a Brisa Maritima, assim podemos nos deliciar mais e mais!
    com as tuas receitas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Maninha querida, que deliciosa perdição.Fiquei lendo os ingredientes da massa e achei muito interessante sua combinação.Usar cream cheese e manteiga na massa deve lhe render uma textura inigualável.Arrasou mais uma vez.Beijos no seu coração.

    ResponderEliminar
  44. Isabel,

    a tarte está simplesmente magnífica!! A foto linda, bem Primaveril conquista-nos desde logo e a leitura da receita não deixa margem para dúvidas. Esta tarte feita por mãos de fada é uma perdição com toda a certeza!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  45. Não me canso de dizer que as tuas fotografias são pecado! E são mesmo! Fico sempre cheia de desejos de comer essas fatias ou de ir para a cozinha!
    Não bastava o chocolate, agora morangos? Só tentações :)
    Está um encanto e eu servia-me dessa fatia :) Pode vir por correio? eheh
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  46. Linda a tua tarte. O Blog que te referes, meu deus, é mesmo um blog encantador, delicioso.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  47. Isabel sua torturadora de vistas :D

    Ficou uma tarte mais que maravilhosa! Mais q divinal sei lá!
    Olha so o aspecto desses morangos????
    :D

    Beijinho
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  48. Isabel querida, quem tem uma amiga especial como vc, só pode querer cada vez mais se espelhar e um dia também se tornar especial assim.
    Muito obrigada mesmo pelo carinho e pela tua amizade que é tão importante p/mim.

    Bjsssssss amiga linda.

    Aproveito e levo uma fatia dessa delícia ok?

    ResponderEliminar
  49. Querida Isabel :)
    De aspecto suave e aromas doces, só pode ter ficado
    deliciosa. As fotos ficaram muito boas.
    Beijinhos muito grandes amiga <3

    ResponderEliminar
  50. Mas que tarte maravilhosa!!! Isto é um colírio para os olhos ;)
    Beijinhos, boa noite!
    Madalena

    ResponderEliminar
  51. Que delícia queria um pedaço
    beijos

    ResponderEliminar
  52. Excelente sugestão! Ficou linda!

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  53. Como é que a minha dieta resiste a uma coisa tão deliciosa?!
    Bjs

    ResponderEliminar
  54. Querida Isabel !
    Esta tarte está maravilhosa e linda ! Eu estou como a Mena a babar por uma fatia, hummm, até parece que lhe sinto o sabor !
    Muitos beijinhos e bom domingo para ti a familia !

    ResponderEliminar
  55. Uma tentação e eu adoro morangos! Essa torta ficou com uma cor tão bonita e um aspecto tão suculento que estou aqui babando...
    Bjos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  56. Desculpe amiga, mas eu tenho que falar, você é muito mal.. Mal.. mal.. mal..
    Como coloca uma perdição dessas?
    Hummmmmm
    Menina que eu queria agora mesmo viu?
    E digo mais, não me contentaria só com uma fatia não viu?
    Metade seria bom.. srsr

    Olha.. essa está anotada aqui..
    Mais uma né? srrs

    Beijinhos minha amiga.. e uma noite linda.. linda.

    ResponderEliminar
  57. Esta tarte fica linda!
    E a cor?? Uma tentação, parabéns!! :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  58. Como sempre atrasada não é doce Isabelinha? Quando não é aqui, é no Chocolate.Ai ai, que mãe desnaturada. Cheguei tarde, muito tarde, com certeza essa delicia já se acabou a tempos. Que belissima tarte, linda, com morangos que amo de paixão, deliciosa, refrescante nem sei mais que adjetivos dou a essa visão linda. Parabéns filhota. Beijinhos, ótimo domingo

    ResponderEliminar
  59. Isabel querida, passei p/agradecer o carinho e dizer mais uma vez que vc é uma amiga muito especial.

    Te desejo uma semana de sucesso e muito abençoada.

    Bjssssssssss p/essa família linda.

    ResponderEliminar
  60. oi minha amiga tudo bem? amei esta torta esta divina e maravilhosa ;;;parabens bjinhos doces

    ResponderEliminar
  61. Estou com alguma dificuldade em comentar ... espero que desta fique, ou então já aqui tens uns 10 comentários meus (exagero!)
    Mas dizia eu que não sendo boa cozinheira, fico sempre maravilhada com as delicias que encontro nos blogues!
    E esta tarte de morangos ... parece muito boa!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  62. Olá, Isabel!
    Que linda ficou a sua tarte!
    Eu vim a correr, mas aposto que já não sobra nem uma migalha... Quando fizer a próxima guarde-me uma fatia, por favor!
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  63. Muitissimo obrigada a todos vocês pelo imenso carinho que deixaram aqui gravado ! :)

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  64. Olá Isabel! Querida, já tinha saudades dos seus blogs, das suas receitas! Tirei um minutinho para comentar e encontrei tantas receitas maravilhosas! :)
    Que linda tarte! Ficou irresistível! E faz lembrar o verão..! Simples, rapida e muuito deliciosa!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  65. Como já referi adoro morangos sou super fã de tudo o que os leva e aqui está mais uma receita que me deixa água na boca. Delicia

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.