25 de junho de 2013

BOLO DE IOGURTE - DORIE GREENSPAN




Num dos fins de semana do mês de Março, foi este o desafio proposto no "Dorie às Sextas", projecto no qual gosto muito de participar, mas nem sempre tenho tempo ou nem sempre a receita me agrada tanto assim que me leve a fazê-la.

Este bolo teve muitas notas positivas pela parte de quem o executou naquela altura e eu fiquei atenta à receita para a testar num dia vindouro, já que não pude fazê-la na altura proposta.

Neste fim de semana que passou decidi tentar fazer o bolo, mas coloquei cerejas na massa e usei compota de cereja negra, já que não tinha cá de laranja. Também coloquei 2 iogurtes em vez de um por forma a conseguir mais humidade na massa.

O bolo ficou de facto muito bom, teve como mais valia as cerejas que eu adoro, e até a esquisitinha da filhota comeu e repetiu, dizendo que poderia,  sim,  fazê-lo de novo ! 


Aproveito esta publicação para agradecer todo o carinho e ternura que me têm deixado expresso nos vossos comentários em cada humilde publicação que aqui deixo para vós.
Adoro que venham "tomar um cafézinho comigo" e dar "dois dedos de conversa".
Sempre retribuirei os vossos comentários, na medida das minhas possibilidades, e quem me acompanha já desde o Blog do Chocolate sabe que assim é, mais tarde ou mais cedo.

É um prazer ler-vos, é um prazer ter-vos aqui comigo em número crescente.
Agradeço as 50 mil visualizações e os 229 seguidores num blog tão recente como este, é um privilégio perceber que estão por aí... comigo !

Um beijinho muito grande e deixo este miminho para cada um de vós !

 




Ingredientes:

BOLO

  • 140g de farinha de trigo
  • 50g de farinha de amêndoa (amêndoa ralada)
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 200g de açúcar
  • raspas da casca de 1 limão
  • 1 iogurte natural (usei 2 iogurtes)
  • 3 ovos grandes
  • ½ colher (chá) de extracto de baunilha
  • 120ml de óleo
  • 1 chávena de cerejas descaroçadas

COBERTURA


  •  ½ chávena de compota de laranja (usei compota de cereja negra)
  • 1 colher (chá) de água





Preparação:

BOLO:


Pré-aquecer o forno a 180°C. 
Untar generosamente com manteiga uma forma de bolo inglês de 21x11xcm.

Na batedeira, misturar a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal. 
Noutra tigela, juntar o açúcar e as raspas de limão, esfregando os ingredientes com as pontas dos dedos até o açúcar ficar perfumado.

Juntar o iogurte, os ovos e a baunilha e bater vigorosamente com o batedor de arame até obter uma mistura homogénea. 
Junte os ingredientes secos. 
Agora, com uma espátula de silicone, incorporar o óleo.

Transferir para a forma, inserir as cerejas descaroçadas na massa e levar ao forno até que o bolo cresça, doure e comece a soltar-se da forma, aproximadamente 50 minutos.

Arrefece sobre uma grade por 5 minutos antes de desenformar. 
Deixar arrefecer completamente.


COBERTURA:

Calda: juntar a compota e a água num tacho e levar a lume médio, mexendo, até derreter. 

Pincelar a calda ainda quente sobre o bolo (a minha compota não estava completamente moida, deixei bocadinhos de cereja, pois é como gosto dela). 

Deixar arrefecer antes de servir.









Espreite o Bolo de Ameixas, os Muffins com Mirtilos ou o Pão-de-Ló e experimente-os !
Não se arrependerá !

Dê uma vista de olhos também a outros desafios do "Dorie às Sextas" tal como a Tarte de Pêssego ou o Sorvete de Chocolate Negro.



68 comentários:

  1. esse bolo ficou com muito bom aspecto e com as cerejas, humm, um bolo com sabor a Verão!

    ResponderEliminar
  2. Querida Isabel, a tua presença amiga e generoso é parte determinante nesses números, para além do quanto nos acrescentas em sugestões maravilhosas. Este bolo de iogurte não é excepção.

    Muito mais êxito virá!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Olá minha Brisa!
    O teu bolo deve ter ficado daqueles que se come uma fatia e fica-se a chorar por mais...eu amo de coração tudo o que fazes pois eu acho que é tudo com tanto amor e carinho que não tem uma explicação só mesmo quem te conhece pessoalmente pode responder a isso...um beijinho do tamanho do mundo:))Resto de uma semana na companhia de quem mais amas.

    ResponderEliminar
  4. Olá minha querida!
    Vim tomar um cafezinho com vc e saborear uma fatia deste bolo
    lindo e delicioso!
    As fotos estão maravilhosas, adoro suas receitas e o seu capricho
    parabéns, vc é 10!
    Gosto muito de ti!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
  5. Uauu, to babando aqui na telinha do computador com esse delícia de bolo ,viu?
    Amoooo cerejas, e já imagino o sabor desse bolo de iogurte com elas,hummmm, que maravilha!!!!!!!
    Beijinhos e um lindo dia para você!!!!

    ResponderEliminar
  6. Ai que delícia de bolinho! Tenho de experimentar esta receita da Dorie... e com cerejas, como fizeste, que eu adoro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Isabel,
    Parabéns pelas merecidas conquistas, é um enorme prazer acompanhar o blog e ler os agradáveis posts.
    Belíssimo bolo e com cerejas, amei pela linda aparência e sabor.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  8. Oi Bel eu gosto muito de bolo de iogurte e assim com cerejas deve ser muito mais gostoso, pra mim é um prazer vir te visitar e me deliciar com as suas deliciosas receitas e babar diante de fotos tão belas, te desejo muito mais sucesso bjs !!!

    ResponderEliminar
  9. Olá Isabel,
    Que bolo delicioso!!!
    Se a filhota aprovou, então é mesmo gostoso!
    Mais uma receitinha para fazer aos gulosos cá de casa!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  10. Querida amiga :) é sempre tão bom passar quer aqui quer no blog do Chocolate :) sinto-me sempre acolhida com muito carinho .
    Este bolinho está bem ao meu gosto e vou trazer cmg esta tua versão com compota ds cereja .
    Beijinhos grandes e bem docinhos ,recheados com amizade!

    ResponderEliminar
  11. Minha Querida as tuas fotos dão logo vontade de saltar para a cozinha, fazer um bolo e ir para um sitio fresquinho fazer um piquenique!

    Parabéns, receita maravilhosa

    Beijus

    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Olá Isabel! :)

    Não gostando de cerejas (sim, sou das poucas), tenho a dizer que o bolo ficou fantástico, que até eu era capaz de o comer, e ficou lindo!!!!!

    Quanto aos comentários que te deixam, nada mais é resultado do trabalho que mostras, que para além de saboroso (pelos ingredientes sabe-se), colocas também umas fotografias lindas, e mostras simpatia e não és de todo arrogante, e ser grata pelas pessoas nos visitarem é uma virtude, porque sem os leitores os blogues não seriam nada,o que infelizmente nem sempre é assim!
    Ainda sou bebé neste mundo, mas gostaria que me visitassem de bom grado assim como o fazem a ti neste caso, e a outras fantásticas bloggers, era sinal que fazia um bom trabalho! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Minha querida Isabel, já tinha ficado de olho no desafio da Dorie e achei que devia ser muito bom! Gostei das tuas alterações, adoro que os bolos fiquem húmidos e as cerejas dão-lhe certamente um toque fantástico :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Um bolo de iogurte só por si já é delicioso, então com essas cerejas maravilhosas fico a salivar só de imaginar!

    ResponderEliminar
  15. Que bolo com aspecto maravilhoso esse, adorei, ou melhor fiquei babando de vontade.

    ResponderEliminar
  16. Olá Isabel:)

    Que lindo bolo de iogurte! Deve ser uma delícia!
    Nunca comi assim um bolo de iogurte mas gostei tanto do aspecto que aposto que iria adorar uma fatia - com cereja por favor:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá querida Isabel!
    Que bolo lindo, de massa macia e fofinha! As cerejas estão escandalosamente apetitosas, não encontro tão bonitas assim por aqui onde moro!
    Uma semana abençoada e feliz pra vc! =)
    Bjs
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
  18. Olá Isabel!!
    Este bolinho ficou um mimo de tão perfeito que está!! E com cerejas MY GOD que tentação...Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Olá Isabel,
    Chegaste com mais um bolo arrasador...está espetacular!!!
    Fiquei com um grande nascente de água na minha boca...essa fatia esta bem provocadora!!!

    Beijinhos; obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
  20. Isabel, o teu bolinho está encantador!
    E a minha fatia?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Minha querida Isabel!
    Quando participei no desafio, adorei o bolo de iogurte.Agora ao vê-lo novamente com as cerejas, fiquei deliciada e comia uma fatia com todo o prazer!
    Ficou lindo e com sabor a verão!
    Uma beijoca do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  22. Não sei porque é que ainda não recebi a tua actualização no email!! Mas não importa porque agora já estou a ver esta pequena maravilha!
    Quando li algures que ias fazer o bolo da Dorie fiquei a matutar qual seria!! E agora dou com os meus olhinhos nesta pequena maravilha!!
    Só te tenho a dizer que essas cerejas foram uma mais valia para este bolo! Também o fiz e adorei, mas assim com as cerejas, é sem dúvida um miminho grande com tu!!!
    E quanto às visualizaçoes e seguidores, pois que venham muitos mais né? E virão porque isto é como uma familia grande.
    Pipoquinha, não vÊs que estou aqui sentadinha? Onde está o café e a minha fatia?? :))
    Um beijinho triplicado.

    ResponderEliminar
  23. Esta é daquelas receitas que é impossivel não ficar a salivar! Parece-me uma optima sugestão, ficou com um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  24. Não tens de agradecer :) pois quando chegamos aqui e apanhamos bolinhos como este, venho aqui com muito gosto :) se a prima aprovou então é porque deve estar divinal :D

    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Querida Isabel,

    que bolo tão bonito, está com uma cor fantástica e as cerejas dão-lhe um toque tão elegante, vou levar a receita e vou fazer pois gosto tanto de bolos simples mas com uma textura húmida, gostei muito muito.
    Quanto aos comentários, são apenas o reflexo de quanto a Isabel é uma querida para todos nós, é a prova de como este seu espaço é delicioso e é sempre um prazer vir aqui descobrir novas e maravilhosas tentações, deste modo só resta dar os parabéns à Isabel pelo excelente trabalho, e claro ficamos à espera do próximo post.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Oi Isabel! Que bolo apetitoso! Gostei muito!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  27. Ficou lindo , achei o interior uma delicia.
    E com cerejas eu era bem capaz de comer meio...
    bjs

    ResponderEliminar
  28. Este bolo é de facto muito bom mas, com o teu toque pessoal ficou, é claro, muito valorizado. És uma doce menina e é com um grande prazer que pertenço à lista dos teus seguidores. Gosto muito, mas mesmo muito de ti.
    Um beijinho grande
    Maria

    ResponderEliminar
  29. Olá Isabel

    Que bolo delicioso, realmente o bolo de iogurte é muito versátil, basta acrescentar uma ou duas coisas diferentes para termos um bolo novo e sempre muito bom
    Adorei este com cerejas, também sou fã delas mas ao preço que as encontro.....

    Beijokas

    ResponderEliminar
  30. Olá Isabel
    O teu bolo está otimo e lindo, também gosto muito de bolo de iogurte, é muito versátil, basta juntarmos 1 ou 2 ingredientes diferentes para termos um bolo diferente mas sempre muito bom
    Também adoro cerejas mas ao preço que as encontro, é só mesmo para "matar" a saudade :-)

    Beijokas

    ResponderEliminar
  31. Maninha querida, com esse bolo teria dois, três ou até quatro dedos de prosa.ficou lindo e me deixou com água na boca com tanto capricho.Arrasou.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  32. Olá Isa. O bolo tem excelente aspecto. Ja está na minha lista e estou ansiosa para experimentar. Beijinhos e continuação de excelentes receitas.

    ResponderEliminar
  33. Que bolo tão guloso, amiga, e ficou bem bonito.

    Isabel nós é que agradecemos, ter-te por perto, com receitinhas de "comer e chorar por mais".
    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  34. Isabelinha minha linda filhota que belo bolinho, gosto muito de bolos que levam iogurte por deixá-los mesmo úmidos e fofos. De cerejas é certamente delicioso, ainda mais com compota de cereja negra. O interior ficou fantástico e por fora tentador, essa calda deixo-o com um brilho lindo,adorei a receita, deu uma vontade enorme de roubar uma fatia hehe. Quanto aos seguidores e quantidade de visualizações, esse é de grande merecimento pela pessoa que é, e pela quantidade de delicias que você sempre trás com tanto carinho, empenho e dedicação. Cada receita que publica, é um prazer aos nossos olhos e paladar, e sempre com muito bom gosto em suas decorações. Parabéns querida filhota que a cada dia você receba mais e mais leitores e amigos. Beijocas

    ResponderEliminar
  35. Olá querida,
    ainda bem que fizeste este bolinho, seria uma pena se não o experimentasses. É de fato um bolo de iogurte especial a receita da Dorie, mas tu tornaste-o ainda mais especial com o teu toque. Adorei as cerejas no interior, já me estás a dar ideias :)
    Quanto aos números amiga querida, a ti o deves, tu és um doce, és generosa, és linda e por isso gostamos todos de aqui estar contigo, de te mimar, de tomar um cafézinho e comer uma fatia deste bolinho ou de outra delícia que sempre partilhas.
    Que muitos mais números apareçam, que nós aqui estaremos :)
    Bjns
    Belinha

    ResponderEliminar
  36. Que bolo delicioso! e eu que adoro cerejas :)

    ResponderEliminar
  37. Aiiii, até suspiro com esses encantos e com essas delicias que vejo por aqui. Sempre muito lindo seus pratos, é de encher os olhos.
    Seu blog com certeza é sucesso devido ao seu carinho e atenção com suas seguidoras e com tantas delicias postadas por aqui!
    Parabéns e continue essa querida que és. Peço desculpa pela ausência, mas nas ultimas semanas além do meu trabalho em horário comercial, ainda estou trabalhando em casa a noite e isso tem me sobrecarregado muito...mas estarei sempre por aqui quando conseguir :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  38. Boa noite minha linda..
    Que delícia em?
    Eita que é um verdadeiro pecado esse bolo..
    E como sempre a apresentação tá linda.

    Eu queria uma fatia agora mesmo, mas como não dá, vou ficando só na vontade aqui.
    Oh coisa boa.. srrs

    Um beijo carinhoso e parabéns pelos números.. sucesso mais que merecido..

    ResponderEliminar
  39. Receita maravilhosa, de fazer crescer água na boca!
    beijinhos
    Lena

    ResponderEliminar
  40. Isabel,

    Adoro que tenhas perfumado este bolo com cerejas, dando-lhe um toque de Verão. Na verdade, um bolo que já é delicioso, só pode ficar perfeito assim com essas lindas cerejas!
    E vê lá que eu também adoro passar por aqui. Não tomo café, mas para dar dois dedos de conversa serve um chocolate quente no Inverno e um refresco no Verão....Conversamos?

    Fico contente com o sucesso deste teu bebé mais novo! :)

    Beijo grande,
    Aida

    ResponderEliminar
  41. Isabel,o seu bolo tem um aspecto de 5*.Ficou com um textura macia,delicada e um pouco húmida,com uma cor intensa deliciosa e as cerejas conferem-lhe sabor e personalidade.O seu blog está em crescimento porque merece,é sempre atenciosa,e querida com os leitores.
    bjns

    ResponderEliminar
  42. Minha querida Bom Dia,

    Assim que aqui entro fico com uma sensação sei lá de que .... isto tudo pq essas tuas mãos de fada só fazem delicias únicas!
    Este bolinho está além da escala das 5 Estrelas Michelin!!!!

    Beijinho minha querida!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  43. Bem como sempre eu ando atrasada nas visitas, mas venho... ja sabes que venho sempre minha linda Isabelinha.. Mesmo andando em dieta cerrada, mesmo quase a morrer de tanta ginastica, eu resisto... Mas pronto hoje assim no espaço de tao pouco tempo foram dois pecados, mas que pecados.... minha nossa, facilmente me deixaria levar pelas tuas maos de fada a querer experimentar uma tacinha da tua mousse e de seguida uma generosa fatia desse bolinho com cerejas... Que delicia, muito muito bom mesmo e com um aspeto simplesmente fantastico!!!

    Nao vou falar das visualizaçoes nem dos seguidores minha linda, porque isso é a prova mais que evidente que o teu cantinho é maravilhoso e que é um regalo para vista entrar aqui!!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  44. É um prazer seguir-te Isabel!
    E este bolinho da Dorie de tão simples passou a algo maravilhoso!!
    A humidade do iogurte com as cerejas no seu interior é fabulosa.
    Adoro cerejas e adoro bolinhos com iogurte, é daqueles bolos que me serviria e deixava-me estar à conversa a saborear.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  45. Minha querida bom dia, e realmente é um maravilhoso dia com esse bolo de iogurte, você esta de parabéns e obrigado por compartilhar conosco essa bela receita
    Beijos Luci

    ResponderEliminar
  46. Também te perdeste de amores por umas cerejas :-)
    Ficou lindo e a cada fatia poder saborear uma cereja é do melhor!!

    ResponderEliminar
  47. Isabel, é sempre um prazer visitar-te e partilhar 2 dedos de conversa contigo!... E sendo assim recebida com este delicioso bolo com cerejas atrevidas a espreitar e a olhar para nós ainda melhor! Obrigada por estares desse lado!! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  48. Oi Isabel, que lindo bolo... certamente deve ter ficado delicioso com estas cerejas tão fresquinhas, parabéns e sucesso sempre!
    Oslaine
    Bjs

    ResponderEliminar
  49. Olá Isabel!

    Se eu tivesse de escolher um sabor da minha infância/adolescência, seria certamente o bom e velhinho bolo de iogurte. Aliás, foi com este bolo que iniciei as minhas lides na cozinha :)

    Este bolo de iogurte "incrementado" tem muito bom ar! Deve ser delicioso!

    Beijinhos,
    Isabel

    ResponderEliminar
  50. Bem aventurado aquele que já consegue receber com a
    mesma naturalidade o ganho e a perda, o acerto e o erro,
    o triunfo e a queda.
    De todas as minhas conquistas a maior delas são os meus amigos,
    e amigas.
    De sorriso puro no rosto de uma criança.
    Acredite na fé, mais força, na esperança e na razão.
    Descubra-se , ame-se, perdoe-se!
    Viva intensamente
    a cada Dia da sua vida.
    Que sua noite seja de infinita paz ,
    viaje comigo tenho certeza ,
    que se sentira muito feliz.
    Beijos paz e muito amor pra você.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  51. Isabel querida!
    O teu bolo está fabuloso! Ficou húmido e suculento
    com o iogurte e as cerejas. São daqueles bolos que
    eu comeria... :)
    Ficou lindo e as cerejas fizeram a diferença.
    Parabéns pelos presentes que este blog te proporcionou
    e que rapidamente dobre os valores.
    Beijinhos muito grandes amiga <3

    ResponderEliminar
  52. Que bolo tão lindo!!! Está uma preciosidade, por dentro e por fora!
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  53. hummm isabel minha linda mas que bolo maravilhoso ameiii a receita esta fantastica bjokas doces

    ResponderEliminar
  54. Isabel,

    As fotos ficaram tão bonitas e essas cerejas tem uma cor tão linda. So podia ter saído um bolo maravilhoso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  55. Isabel o passatempo termina a 30 de junho. Finalmente ja tenho acesso ao Google+ e tenho enviado o passatempo para que concorras. Quando puderes diz se o recebeste.
    Beijinhos

    Mariana

    ResponderEliminar
  56. Querida Amiga.
    Que delicia este bolo....
    Anotei a receita porque gostei muito.
    Um abraço.
    Thais

    ResponderEliminar
  57. Isabel, que bolo excelente e as fotos estão maravilhosas!
    Últimos dias para participares neste passatempo p.f., iria gostar que participasses:
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary, agradeço o teu convite, mas já não consigo participar pois já não tenciono fazer um bolo entre hoje e o dia 30 de Junho.
      Foi pena ter sido em cima da hora, ou até teria participado com este bolo de iogurte e cerejas ! :(
      Fica para a próxima, obrigada !
      Beijinhos

      Eliminar
  58. Ok obrigada na mesma,...sempre podes fazer uma sobremesa doce :)
    Beijinhos
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  59. Querida Isabel,

    este bolo está lindo... lindo.... e eu que adoro bolos de iogurte!
    As cerejas dão um toque extraordinário!

    Beijinhos
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/06/biscoitos-de-coco-laranja-e-queijo-creme.html

    ResponderEliminar
  60. Amiga de Deus, como ficou apetitoso esse bolinho! Estou com a boca cheia d'água de vontade de provar um pedacinho........beijinhos.

    ResponderEliminar
  61. wuau ele esta mt bonito gostei mt do interior que esta uma maravilha bjs bfs

    ResponderEliminar
  62. Que bolo lindo! E a textura, a cor! Adorei, minha amiga Isabel, e já vou levando a receita!
    Bjoss

    ResponderEliminar
  63. Muito obrigada a todas pelo carinho e pelo tempo que disponibilizaram a visitar-me ! :)
    Um grande beijinho !

    ResponderEliminar
  64. As cerejas andam aí e este bolo tem simplesmente um aspeto divinal!

    ResponderEliminar
  65. Tem um ótimo aspecto. Adorei e babei, rsss.

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.