3 de junho de 2013

LICOR DE MORANGO





Enquanto ainda abundavam os morangos a um preço bem acessível, apressei-me a fazer várias preparações com eles, entre as quais este licor que já andava debaixo de olho há muito tempo.
Interessa-me fazer para mim e, talvez, para ofertar numa ocasião especial, caso de facto o licor aprove mas, pelos comentários que já li em vários locais, parece-me ser muito agradável e saboroso, além de ficar com uma cor estupenda.

Assim, deixo-vos com a receita que segui e que tinha marcada para fazer já desde o ano passado.
Devo dizer que, agora que já o provei,  este licor fica fraquinho devido à junção de água...
Se o quiserem mais forte, mais a "arder" na garganta, então não lhe juntem água.

Eu fiz metade desta dose aqui recomendada.



Ingredientes:


- 1.5Kg de morangos inteiros;
- 1.5 litro de água ardente;
- 1.5 litro de água;
- 1.5 Kg de açúcar amarelo.


Preparação:

Lavar os morangos e tirar a rama. 
Num frasco grande (ou em vários) verter a aguardente e juntar os morangos. 








Aguardar cerca de 15 dias até os morangos ficarem mais esbranquiçados, mexendo de vez em quando a garrafa/frasco (uma vez por dia, de preferência).






Passado esse tempo, ferve-se a água com o açúcar para formar uma calda. 
Passa-se a aguardente para retirar as sementes dos morangos e os morangos e adiciona-se a calda. 





Tapa-se a mistura durante cerca de 8 dias, mexendo diariamente e está pronto a consumir. 






Com os morangos que sobraram faça uma compota.
Não se preocupe com o teor de álcool que foi absorvido pelos morangos neste processo de elaboração do licor, pois ele vai evaporar na totalidade na execução da compota/doce.








Tchim - Tchim !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!







Fonte: http://soniameirinho1988.blogspot.pt/2011/05/licor-de-morango.html

53 comentários:

  1. Isabel,sabe eu também estava a pensar fazer licor de morango ou de laranja mas desisti.Fiquei tão contente quando vi a sua postagem.Se eu morava perto de si batia-lhe à porta para tomar um copinho:)
    uma boa noite,violeta

    ResponderEliminar
  2. De facto prima pela cor!! O vermelho não é das minhas preferidas, mas assumo que no que diz respeito a culinarices é muito generoso!! Agora aquilo que queria mesmo, era sentar-me no sofá contigo a dar 2 dedinhos de conversa, com um copinho deste licor!! Porque da maneira que o descreves, até lhe sinto o sabor e o perfume!! E ainda bem que meteste água, que eu nao gosto quando ardem!!
    Um tchim tchim a ti! :)
    Beijinhos triplicados

    ResponderEliminar
  3. humm tchim esta 5* adorei a cor mt bonita aqui ainda estao mt caros mas assim que abaixar vou fazer de serteza adorei bjs bs

    ResponderEliminar
  4. Bolas 1 mês depois e tem licor para beber :D ok dispenso,mas levo um copinho para a Liliana provar :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Hummmmm. que aspecto maravilhoso de licor!!!!
    Imagino que deva ter ficado muitíismo delicioso!!!!!
    Adorei a rceita!!!!!
    Beijos e uma ótima semana paar você!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Que mimo Isabel este licor! Que cor espantosa!
    Fiquei logo com vontade de experimentar. Acho que se o fizer foi optar pela versão "a arder na garganta". Vendo bem as coisas, sem a água, o licor deve ficar com uma versão mais animada.
    Muitos beijinhos para ti.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Tchim...tchim...minha querida!
    É de brindar mesmo, receita maravilhosa fico
    só imaginando o sabor e o aroma...hummmmm!
    As fotos estão lindas!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    O teu licor está com uma cor muito gira.
    Também costumo fazer licores com os mais diversos sabores, e é com um licor de morango que vou a festa do blog Tachos vs Panelas.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. tchim....tchim.... uma delicia bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  10. Tchim - Tchim doce Isabelinha. Gosto muito de licores, docinhos e assim levinhos. Não sabia que era tão fácil fazê-los e ficou uma cor linda. Vou aguardar a próxima safra de morangos. Adorei. Beijinhos e uma ótima semana

    ResponderEliminar
  11. Oi Isabel querida, que delicia de licor.O mais dificil deve ser esperar tanto tempo para provar esta delicia.Guardarei sua receita pois achei muito interessante.Que taças mais lindas.Arrasou em tudo maninha.Beijos e uma noite maravilhosamente tranquila.

    ResponderEliminar
  12. Que linda cor, Isabel!

    Boa terça-feira!

    ResponderEliminar
  13. Ficou mesmo lindo o teu licor de morango como tudo o que fazes...um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Olá miga!
    A tua receita é pouco diferente da minha! Mas, a cor desse licor é linda e imagino que tenha ficado deliciodo! Tchim...tchim...manda aí um copinho!
    Uma beijoca do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  15. Isabel querida,
    que cor fantástica, um vermelho tão puro, a verdade é que sempre pensei que fosse bem mais complicado fazer um licor, acho que tenho que tentar.
    Ficou mesmo fantástico, continuo a ler a sua execução e não parece muito complicado, acho que vou ter mesmo que fazer, não resisto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Licor de morango soa-me bem ,acho que ia gostar.
    Bj

    ResponderEliminar
  17. Querida Isabel ;)
    Adoro licor de Morango... Os meus avós faziam quando eu era pequenina :)
    E O meu projecto de final de curso foi Licores de Fruta (sou engª alimentar) onde recuperamos 2 receitas antigas de licores (morango e nespera - receita dos meus avós) e desenvolvemos 2 licores novos (amendoim e maracujá). Como deves calcular ADORO o mundo dos licores.
    O teu licor de morango ficou com uma cor LINDA imagino o sabor maravilhoso com que ficoou ;)
    Beijinhos,
    Tanocas
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Isabel... que cor maravilhosa deste licor, até posso imaginar o sabor delicioso que deve ficar com estes morangos tão lindos e suculentos, bela receita!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  19. Ficou com uma cor maravilhoso!
    Super gulosa!
    Vou brindar ctg sem duvida!
    Tchim - Tchim minha querida!
    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  20. Minha querida tarantula, tens realmente mãos para tudo e mais alguma coisa! :)

    Este licor tem uma cor verdadeiramente apaixonante.
    Eu, estou apaixonada e quero prová-lo, mas quero que me arda a garganta :D!

    Um beijo,
    Aida

    ResponderEliminar
  21. Olá,
    Mas que licor com uma cor tão bonita.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  22. Oi Isabel! Ficou com uma cor ótima!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  23. minha amiga fiquei encantada com esta receita amei mesmo bjokinhs doces

    ResponderEliminar
  24. Os morangos este ano estão em grande e esse licor parece fabuloso!

    ResponderEliminar
  25. Bom dia Isabel,
    Linda cor de licor e sendo de morango não deve ser unicamente lindo deve ser também delicioso, mas faz parte das minhas restrições médicas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  26. Olá querida Isabel, a cor do teu licor está maravilhosa! A minha mãe costuma fazer licor de pessego, que também fica muito bonito, mas eu vou confessar-te uma coisa - não gosto de aguardente e por isso não gosto de licor :(
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  27. Tim tim, querida! Que cor linda, este licor! Os morangos estão chegando por aqui, já estão mais acessíveis e eu os adoro!
    Bjoss e boa quarta!

    ResponderEliminar
  28. Querida Isabel.
    Tchim! Tchim! e muitos mais para saudar esta delicia de licor. De côr fantástica e paladar super gostoso. Só precisa ter paciência para esperar o seu tempo final e não bebericar um pouco antes.
    Boa sugestão para acompanhar o seu brownie.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Ai que bom!!!!! Olha, este também quero fazer!!! Tenho é de ter cuidado, porque deve trepar que é uma beleza ;)
    Beijinhos, boa quarta!

    ResponderEliminar
  30. Olá Isabel:)

    Que cor linda! Adoro morangos mas como não aprecio álcool jamais beberia mas tenho alguém em casa que iria apreciar e muito. Talvez faça um dia destes...
    Ficava-me pela compota:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Olá Isabel, bom dia!
    Vim retribuir a sua visita e agradecer por acompanhar o Vivendo e Aprendendo, mt obrigada! Aqui tbm eu encontro mts novidades e delícias como este licor de morango digno de brindar a este cantinho tão aconchegante! A cor ficou linda e o sabor não tenho dúvida de que ficou mt bom! :)
    Bjssss
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
  32. Olá Isabel,
    querida que cor linda este teu licor!!
    Eu adoro morangos e estou sempre a fazer coisas com eles, nem que seja a comer ao natural. Já congelei alguns para mais tarde fazer batidos. E quero ver se faço compota entretanto.
    Licor nunca me tinha lembrado, mas fica com uma cor tão linda e deve ser delicioso.
    E imagino que seja um presente lindo para oferecer aos nossos amigos e familiares.
    Fazemos um tchim tchim? :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  33. Minha querida!
    Em boa altura me lembraste de fazer umas reservas deliciosas das frutas da primavera!

    Este licor tem uma cor fantástica e é óptimo para dar aquele toque especial a uma boa sobremesa!
    Vou te já copiar na tarefa :) :)


    Beijinhos
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/06/salada-de-agriao-pessegos-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  34. Oi Isabel, que lindo que ficou o seu licor, uma cor belíssima e certamente sabor maravilhoso, amei !!

    Beijinhos amiga querida!!

    ResponderEliminar
  35. Licor fantastico, adorei conhecer seu blog, tem aqui receitinhas maravilhosas....

    Beijinhos
    Sonhosnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Olá querida,
    como é que eu ainda não tinha visto esta maravilha? :)
    A cor está linda, tens mãos de fada amiga <3 a tua explicação está perfeita e o sabor deve ser divino. Os morangos nesta receita são bem aproveitados de fato.
    Um cálice desta delícia fecha em grande uma refeição.
    Este ano não sei se farei, mas vou guardar a tua receita para uma próxima oportunidade.
    Tchim, tchim amiga :)
    Bjns
    Belinha

    ResponderEliminar
  37. Olá minha querida :)
    antes de mais quero agradecer-te do fundo do coração o teu carinho e apoio! Tens sido uma amiga de verdade :) e eu estou-te grata por isso!
    Não sou grande apreciadora de licores e de morangos então nem se fala mas aqui seria para mim impossível fazer este licor dado que não encontro aguardente à venda... terá de ficar para uma oportunidade que eu consiga arranja-la em aí e trazê-la comigo. Quanto à cor está fantástica, bem vermelha e apelativa!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  38. Uau que aspecto maravilhoso!
    Eu não gosto de licor, mas me encantou muito!
    Como tudo por aqui sempre né? :)
    Beijãooooo

    ResponderEliminar
  39. Olá Isabel.
    Excelente este licor.
    Já fiz com ginja e com cerejas e até com amoras, mas a receita é um pouco diferente.
    Se der, este ano faço e coloco no meu blog.
    Entretanto, vou levar esta, que me deixou cheia de vontade de provar um gole :)
    Beijinhos e um excelente dia para ti

    ResponderEliminar
  40. Isabel querida, que bela apresentação...
    Fiquei muito curiosa p/experimentar, a cor fica linda demais.
    Amei!!!
    Bjsssssssssss amiga

    ResponderEliminar
  41. Olá Isabel,
    a cor desse licor é linda e super elegante!
    adorei :)

    ResponderEliminar
  42. Amiga, o fermento do pãozinho de cream cheese é o mesmo de bolo, não é fermento p/ pão...

    Bejinhos e uma noite abençoada p/vcs.

    ResponderEliminar
  43. Tornei-me fã através deste licor Lindo!
    Tenho é uma questão.
    Qual a aguardente que utilizou?
    Eu já fiz licor com aguardente bagaceira caseira e fica um sabor forte do álcool sem deixar prevalecer o sabor real do fruto que usei.
    Nunca reparei se há à venda nos supermercados e sinceramente não sei distinguir as aguardentes.
    Se me poder ajudar, agradeço imenso.
    Beijinhos,
    Teresa Deodato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Teresa, :)

      Lamentavelmente não a consigo ajudar pois não entendo o suficiente de aguardentes, licores e afins para poder opinar.
      Foi a 1ª vez que fiz um licor caseiro e usei aguardente de pêssego que o meu marido tinha guardada.
      A minha ficou fraquinhas, porque lhe juntei água, mas não lhe sei dizer como ficaria se não a juntasse.
      Sei apenas que também pode fazer o licor com whisky, vodka ou rum. Talvez estas bebidas mais nobres não deixem um gosto tão acentuado como a bagaceira caseira lhe deixou ! :)

      Obrigada e volte sempre ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  44. Minha linda, uma duvida! Sabes se tal como os outros licores nao tem data de validade? A minha ideia é fazer para o Natal mas estou com receio que nao seja daquele género de licores para durar....

    ResponderEliminar
  45. Bom dia,
    Excelente receita, que tenciono preparar para a minha companheira que é fã de licores, especialmente dos de morango. Uma pergunta: se optar por não adicionar água, o açúcar mete-se na mesma? Adiciona-se directamente ao preparado morangos+aguardente?
    Cumprimentos
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel,

      Sim, o açúcar deve adicionar-se sempre, pelo menos em todas as receitas que consultei ele está incluso nos ingredientes ! :)

      Isso mesmo, adiciona-se ao preparado morangos e aguardente !

      Obrigada pela visita ! :)

      Eliminar
    2. Fantástico, obrigado pela resposta, segui a receita e hoje chegou o dia de adicionar o açúcar e fazer compota com os morangos :) O blogue ficou nos meus favoritos.

      Eliminar
    3. Fico-lhe grata pela sua preferência e depois diga-me como ficou o licor ! :)

      Cumprimentos

      Eliminar
  46. Quantas delícias feitas com morango, amei as receitas! Abraços!

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.