4 de julho de 2013

DOCE DE ALPERCE (COMPOTA)






Perto do emprego do marido, estão por lá umas árvores carregadas de alperces.
Não são de ninguém, logo são de todos e de quem os apanhar.

Neste momento, muitos deles são meus... guardei alguns para comer assim, outros usei para fazer um dos doces que mais gosto: Doce de Alperce

Foi uma receita que fiz na Bimby, o que me facilitou o trabalho, mas obviamente que poderá ser preparada de forma tradicional !











"Os alperces (também conhecidos por damascos) são frutos pequenos, de cor laranja dourada, com pele e textura aveludados: não muito sumarento mas marcadamente suave e doce. O seu sabor é quase almiscarado, com uma leve acidez que é mais pronunciada quando o fruto está seco.

Há quem ache que o sabor se encontra algures entre o do pêssego e o da ameixa, frutos dos quais são próximos e estão na categoria dos alimentos mais saudáveis do Mundo.

São frutos de uma bonita cor alaranjada, ricos em betacaroteno e fibra, dão-nos os primeiros sinais da chegada do Verão e são abundantes em vários nutrientes, em particular em vitamina C e vitamina A, conferindo vários benefícios a nível cardiovascular.

Por conter propriedades redutoras dos níveis de colestrol sanguíneo, a fibra que o alperce tem revela ser um factor protector de inúmeras doenças, como por exemplo a Aterosclerose e o Enfarte do Miocárdio.

A acção antioxidante da vitamina C e do betacaroteno potencia a condição cardioprotectora, pelo impedimento da oxidação dos ácidos gordos presentes no sangue.

O betacaroteno, percursor da vitamina A, promove ainda o bom funcionamento da visão.

No momento de comprar, devem escolher-se alperces que tenham uma cor rica e viva, evitando aqueles que aparentem uma cor mais pálida. Devem ser suaves ao toque e a consistência deve ser flexível.

De forma a garantir-se o sabor e o valor nutritivo do alperce, devem escolher-se os que se apresentam sem amolgadelas e com a casca intacta."








Ingredientes:

  • 1 kg de alperces lavados e descaroçados mas com casca
  • 650 gr. de açúcar
  • meio limão descascado e sem caroços (retire toda a parte branca)
  • 1 estrela de anis







Preparação na Bimby:


Lave os alperces, abra-os a meio e retire-lhes os caroços.

Coloque-os no copo da Bimby com a casca.

Juntar o açúcar e o limão.

Pique tudo uns segundos por forma a conseguir a consistência que mais desejar (mais liquida ou com bocados de fruta inteira).

Junte a estrela de anis e programe  30 minutos, 100º C, Velocidade 1.

Depois de terminar o tempo, ainda programei mais 15 minutos já que a compota estava bastante liquida.

Esterilize frascos de vidro, levando-os a ferver em água durante 30 minutos, ou então levando-os ao forno a 250º durante 10 minutos.

Encha os frascos com o doce e vire-os de cabeça para baixo para ganharem vácuo.



Preparação Tradicional:


Leve ao lume um tacho e coloque dentro os alperces cortados aos bocadinhos, o açúcar, o limão também cortado em pedaços pequenos e a estrela de anis.

Vá mexendo sempre até se conseguir obter o "ponto de estrada" (que se consegue quando ao passar com a colher de pau pelo doce, fica uma abertura que não se fecha de imediato, lembrando uma estrada).

Esterilize frascos de vidro, levando-os a ferver em água durante 30 minutos, ou então levando-os ao forno a 250º durante 10 minutos.

Encha os frascos com o doce e vire-os de cabeça para baixo para ganharem vácuo.







Vamos espreitar outra compota ?
Vamos lá então:


Doce de Figo










 

40 comentários:

  1. oi Isabel,que delicia esse doce bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  2. Oi Isabel!
    Que visual delicioso desta fruta... eu não conhecia, o doce também tem uma cor maravilhosa, eu imagino o sabor... deve ser divino!
    Oslaine
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Querida filhota, adoro damascos e quem me dera tivesse um vizinho com um damasqueiro e com lindos damascos como esses da foto. Voce e a vizinhança são uns sortudos. Adorei o doce, ficou com uma cor linda, deve ter ficado bem saboroso e aromático por conta do anis. Bela receita. Beijinhos com carinho da mamá

    ResponderEliminar
  4. Adoro damascos .
    O ano passado também fiz doce mas usei cardamomo ficou tão bom.
    O teu ficou lindo e com certeza que uma delicia.
    Pena essa arroz não estar aqui perto...
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Tem tão bom aspecto, hei-de experimentar :)
    Muito obrigada pela receita, tradicional, para o meu caso.

    ResponderEliminar
  6. Olá minha querida Isabel!!

    Não tenho muito hábito de comer doces, talvez por isso não tenha provado muitos.
    Embora nunca tenha provado doce de alperce, acredito que iria gostar muito. Gosto de alperces :)
    O doce ficou lindo e rico com essa cor, a minha preferida, e uma consistência deliciosa!! :)

    Fizeste um belo trabalho com os alperces baldios! :D E agora, podemos provar enquanto tomamos um refresco (esqueci-me da cachaça)!!


    Beijinho grande,
    Aida

    ResponderEliminar
  7. Olá Isabel,
    deve doce deve ter ficado uma verdadeira delicia com alperces acabadinhos de apanhar da árvore!

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto tanto de alperces! Este tem doce tem uma cor mesmo apetecivel, já estou a imaginar numas tostas ou nuns scones, a acompanhar um queijo... que delicia!

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga ... Desculpa a ausencia ,mal tenho conseguido vir aqui ao blog.
    Adoro Alperces :)) e este te doce ficou tão lindo!!!!!!
    Beijinho bem doce Isabel, cheio de amizade!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Isa, este doce é realemente muito bom, este ano ainda não fiz, mas tenho bastante do ano passado.

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Bom dia minha linda Isabel

    Olha querida eu adoro alperces frescos, logo imagino que goste de doce...

    o teu deixa-me dizer-te esta com um aspeto mais que maravilhoso, ficou com uma cor magnifica e com uma textura... hummmm posso trazer comigo uma tostinha posso???

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  12. Querida amiga.
    Que delicia !!!
    Posso vir amanha para o cafè da manha????
    Venho é...
    Um abraço.
    Thais

    ResponderEliminar
  13. Isabel,

    Gosto muito de alperces e esse teu doce ficou com uma linda cor. E, se os alperces estão na rua são de todos :)

    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  14. Olá minha querida e doce amiga!
    Que fatura! A cor e o aspecto do doce estão perfeitos, uma
    verdadeira delícia!
    Amo compotas a de damasco tem um sabor especial!

    Beijos, ótimo fds junto a sua família!

    ResponderEliminar
  15. oi minha amiga tudo bem? eu adoro este docinho ..menina afz tempos que não vejo aqui no brasil ..parabens receita anotade e maravilhosa ok estou voltando aos poucos pequeno estava internado novasmente bjus

    ResponderEliminar
  16. Bem Tia Isabel e Stora :D que docinho maravilhoso, vinha mesmo a calhar para por em cima do Pãozinho que fiz ontem :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. olá, Isabel!
    Adoro alperces! Acho mesmo que estão entre as minhas frutas preferidas! Não tenho a sorte de ter uma árvore carregadinha deles, tenho uma, mas este ano só nos presentearam com uns 10/11... esperemos pode ser que para o anoa a produção justifique um doce como o teu, que ficou com um aspecto maravilhoso!!
    Bjs e bom fim de semana!
    Paul

    ResponderEliminar
  18. Embora não goste muito de damascos tenho que admitir que este doce ficou com uma textura deliciosa e uma cor linda, bjs !!!

    ResponderEliminar
  19. Olá minha querida tudo bem???
    O teu doce ficou uma verdadeira maravilha esses alperces que não são de ninguém são sempre os melhores crescem sem químicos e são verdadeiras maravilhas...gosto também muito de fazer um bolo de alperces mas aqui onde moro não tenho desses de ninguém...um beijinho e um bom fim de semana:))

    ResponderEliminar
  20. Querida Isabel, eu adoro alperces!! Cá em casa é daquelas frutas (juntamente com cerejas) que nunca vai parar a doces, já que "desaparecem" frescas, mesmo! :)
    Mas esse doce ficou com uma cor tão linda, que acho que vou comprar uns mesmo para fazer! Maravilhoso, este doce.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Oi minha linda.. que coisa mais linda..
    Gente nunca tinha visto ele assim em fruta?
    Aff!! Sou lerdinha viu? kkkkk
    Seu doce ficou lindo por demais da conta.. A cor está tão convidativa..
    Eita lelê que eu adorei.. e bem que queria uma dessas torradas agora mesmo..
    Você sempre nos deixando a babar aqui do outro lado da telinha né?

    Um beijo minha amiga.. e uma tarde super especial viu?

    ResponderEliminar
  22. Olá amiga,
    ai tu andas a "roubar" alperces? onde é que também lá vou :)
    Já tinha visto no face, mas não estava com o meu blogue aberto e por isso não vim comentar.
    O teu docinho está com uma cor linda, gosto muito. Estes docinhos caseiros têm outro sabor sem dúvida, mas eu nem sou muito de os fazer porque depois só come a gata aqui de casa "eu" :)
    Com tantos alperces podes fazer coisas fantásticas, é uma fruta que gosto muito, em bolos ficam tão lindos.
    Bjns
    Belinha

    ResponderEliminar
  23. Olá Isabel,
    Meu marido adora damasco, o doce é maravilhoso, as fotos ficaram lindas assim como as cores.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  24. Querida Isabel,
    pois eu não tenho essa sorte de ter uma árvore de "todos", mas ainda bem que nos dias de hoje ainda seja possível ir pegar em fruta desta forma.
    Adoro compotas, é o recheio perfeito para um pão ou tostas, consumo bastantes.
    Este teu doce está com um ar tão aperceptível, com uma cor de verão, para além dos alperces serem perfeitos.
    Ficaram umas fotos tão simples mas tão perfeitas como sempre Isabel.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Gosto tanto de doce de alperce, adoro! E o teu ficou lindo, com uma cor divina e a textura perfeita!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  26. Isabel querida,
    adoro alperces!! são dos meus favoritos nesta altura do ano.
    Em casa tinhamos uma árvore mas entretanto deixou de dar.
    Adoro ao natural, se começo a comer não páro! Adoro em saladas, em tartes, e em compota! Ficou com uma cor mesmo linda :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Isabel,adoro doce de alperce e esse doce ficou com uma cor alaranjada muito vibrante e deliciosa,deve ser perfumado e com um cheiro suave muito convidativo.
    bjns e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  28. Isabelinha, que cor maravilhosa!
    Que bem me saberia agora!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  29. Olá querida Isabel: este doce está com um lindíssima cor e textura!! Embora não seja grande apreciadora de alperces, tenho de admitir que, em compota, resultam na perfeição. Imagino o sabor com o aroma do anis, de que gosto muito.Uma delícia a juntar a tantas que sempre por aqui encontro.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  30. Eh eh

    Não têm dono a árvore, mas agora esse docito têm! :D

    Adoro doce de alperce...com um queijinho agora ia muito bem!*

    ResponderEliminar
  31. Querida Isabel,
    Há quanto tempo não vinha cá?!... Quanta coisinha deliciosa deixei de comer com os olhos! Hoje, para compensar, foi uma 'overdose' de calorias (ainda bem que é só para comer com os olhos!...)
    Sabes que aqui no Algarve os damascos ou alperces chamam-se 'albricoques'? É um nome engraçado, não é? Deve ter origem àrabe pois a palavra começa por 'al'...
    Sabes com quem estive há uma semana atrás? Com a Cris dos Salpicos doces. Ela falou-me de ti; disse que te tinha conhecido por causa do 'kefir' que lhe tinhas oferecido. Disse que eras uma querida ;) e eu subscrevo!
    Beijinhos e continua a fazer coisas lindas e deliciosas.
    Eulália (ratatuis)

    ResponderEliminar
  32. humm gosto mt tb faço todos anos o teu esta com uma cor muito bonita adorei bjs bfs

    ResponderEliminar
  33. Doces caseiros, gosto muito!
    Cor deliciosa e fotografias maravilhosas. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  34. Que compota linda, minha querida Isabel!
    E que privilégio, ter essa fruta toda à disposição. Bem fazes em aproveitá-la :)
    Só fiz compota de alperce uma vez, para fazer o bolo Sachertorte... Ficou delicioso. Se precisares de sugestão para gastar a compota, espreita aqui:
    http://www.terapiadostachos.blogspot.pt/2008/07/sachertorte.html
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  35. Isabel querida que doce belíssimo!! Eu adoro alperces e nem sabia…haha, pois descobri agora lendo o seu post que é o mesmo que damascos, que adoro !! O doce está com cor muito linda e não há dúvida de que está delicioso!!

    Beijinhos e uma semana maravilhosa!!

    ResponderEliminar
  36. Olá Isabel!!

    Adoro compotas caseiras... de todos os sabores!!

    Que linda cor ficou!!
    E fizeste muito bem em aproveitar o que não é de ninguém e tornar num doce tãp apetitoso!


    Beijinhos e boa semana!
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/07/bolo-invertido-de-laranja-e-amendoa.html

    ResponderEliminar
  37. Adoro compotas e doces de frutas, este ficou com uma cor maravilhosa, só apetece provar :) Já me estou a imaginar com umas bolachinhas a comer esse docinho!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  38. Adoro tudo o que possa ser feito em casa! Compotas caseiras são óptimas!

    Ficam muito melhor que as compradas, ficam exactamente como queremos e melhor podemos aproveitar a fruta que já esteja mais passada para não a deitar fora!

    Beijos

    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Amiga que coisa boa...... Que cor deliciosa, lembra o sol!!! Olha que uma torta recheada com este doce deve ser uma perdição....

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.