16 de julho de 2013

FRITATTA DE COURGETTE E COGUMELOS







"A Fritatta é uma especialidade da culinária italiana que normalmente é preenchida com diferentes ingredientes, como carne, legumes, queijos, cogumelos, etc. 
Em vez de serem elaboradas em forma de folha como as tortilhas, a frittata é aberta e adicionam-se-lhe temperos e acompanhamentos no topo (tal como se faz com uma pizza). 
Pode preparar-se de forma semelhante à tortilha espanhola."







Já há uns tempos bons que  tenho visto pela web muitas receitas de fritattas... as fotos do Pinterest têm-me deixado cheia de vontade de fazer uma.

Vi várias, cada uma mais deliciosa do que a outra o que fez crescer cada vez mais a vontade de compôr uma aqui para casa, adaptada aos gostos das minhas pessoas.

Ei-la! 
Foi altamente apreciada e elogiada.
E eu fiquei feliz !







Ingredientes:


  • 6 ovos (a Mãe trouxe ovinhos da terrinha, bem amarelinhos...)
  • 100 gr. de queijo creme com 0% de matéria gorda
  • 0,5 decilitros de leite
  • 1 cebola pequena cortada em meias luas fininhas
  • pimenta da jamaica q.b.
  • sal q.b.
  • azeite q.b.
  • folhas de alecrim q.b.
  • 1 courgette pequena
  • 150 gr. de cogumelos frescos








Preparação:


Ligue o forno a 180º C.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e pincele o papel vegetal com azeite.

Bata os ovos numa tigela grande com uma vara de arames e adicione-lhes o queijo creme e o leite mexendo bem para envolver todos os ingredientes.
Adicione a cebola.

Junte as folhinhas de alecrim, tempere com sal e pimenta da jamaica.

Lave as courgettes e, sem as descascar, corte-as em rodelas finas e depois em quartos. 

Disponha o preparado dos ovos no tabuleiro e insira a courgette e os cogumelos também no preparado.









Leve ao forno cerca de 30 minutos sensivelmente.


Bom Apetite !







45 comentários:

  1. Está linda a tua fritatta. Gosto imenso e vou experimentando com os ingredientes que tenho à mão pois pode-se fazer uma fritatta com tudo ou com quase nada. Aprendi, porém, a cozinhas primeiro a parte de baixo sobre o lume e levar ao forno para a parte de cima. Esta tua é bem mais fácil e até dá para fazer em tabuleiro. Excelente.
    Também vou encerrar para férias em Agosto pois surgiram-me planos de última hora bem tentadores.
    Beijinhos minha querida.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Querida Isabel: fica tão bonita e é tão fácil de fazer!! Ofereceram-me imensas courgettes e já as fiz recheadas, com massa gratinada, em sopas,etc,mas esta tua sugestão vai agradar,de certeza,a todos cá em casa. Para além disso é uma comida leve para o verão. Hei de experimentar,pois agradou-me imenso!!
    Bjns e boas férias
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Querida Isabel,
    com essa mistura de ingredientes só pode ter
    ficado um prato delicioso, adoro abobrinha e
    cogumelos tbm.
    As fotos estão lindas e irresistíveis!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  4. A Puffzinha vai ficar fã também :) ela agora faz tudo com courgettes :)

    Tem muito bom aspeto Tia :) e com ovos caseiros fica logo com uma cor linda.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Que fritada tão linda, e deve ter ficado uma delicia adorei a sugestão (=

    Beijinhos querida

    ResponderEliminar
  6. Adorei a sugestão e já "roubei" a receita! Mas vai haver alguém cá em casa que vai dizer: Ó mãe isto não tem chouriço!"

    Aproveito para a convidar a participar no desafio do Flor de Sal (com direito a cabaz de prémios): QUEM TEM A MELHOR RECEITA COM BATATA PALHA "A SALOINHA"?

    ResponderEliminar
  7. Amigamaislinda :)
    "Ó pra" mim de mão estendida :) estou à espera da fatia da Filipa :) será que desta vez ela não torceu o nariz?!! Que pena :( pensava que ainda tinha sobrado um tiquinho :)
    Adoro fritattas e feita por ti só pode estar excelente ou melhor, mais que excelente já que a tua menina comeu tudo :)
    Bjns e um big xi <3
    Belinha

    ResponderEliminar
  8. Parece-me uma deliciosa fritatta, vou levar um pedaço comigo Isabel!
    beijinhos
    Boas Férias e até breve

    ResponderEliminar
  9. Tem muito bom aspecto, Uma boa sugestão para variar os pratos, chega uma altura apetece comer pratos diferentes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Hummm, que delícia de receita!!!Um dia desses, aqui em casa, eu tb fiz uma fritada de abobrinha, e é sempre uma refeicao maravilhosa, prática e muito gostosa!!!!!! O seu prato está super convidativo a comer e pedir bis!!!Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ficou com um aspecto divinal!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Que delicia minha querida... essa vou ter de fazer :)
    Tenho bastantes courgetes cá em casa que me ofereceram e essa tua receita veio mesmo no momento certo :)
    Provavelmente fará parte do almoço de amanhã :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Isabelita saudades de você minha filhota querida. Mas que fritatta mais linda que você nos trouxe hoje. Abobrinhas e cogumelos é uma combinação acertadissima. Ficou linda ainda mais com ovinhos caseirinhos. Uma bela cor.Uma bela e deliciosa sugestão. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Minha Maninha querida, que delicia sua fritada.E ainda vem acompanhada de cultura, é muito bom saber um pouco mais sobre a origem dos nomes dos pratos, sou um pouco desleixada nesse ponto não sei muito bem o nome dos pratos.A Mamis certamente ficaria enlouquecida por essa receita.Arrasou.Beijos minha querida e ótimas férias para vocês.

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Isabel,
    Mas que delicia de fritatta!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  16. Bom dia Isabel,
    Que cores lindas, ótima combinação de ingredientes, muito fácil de preparar e saudável, só poderia receber elogios, é deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  17. Adoro e a tua tem excelente aspecto!!

    ResponderEliminar
  18. Oi minha querida!
    A semana passada também fiz uma e ficou deliciosa! A tua está linda e perfeita!
    A ideia de juntar queijo creme agradou-me. Da próxima vez já experimento.
    Uma beijoca grande

    ResponderEliminar
  19. Olá Isabel!
    Ficou uma maravilha a tua fritatta. Também tenho que experimentar um destes dias :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Gosto tudo o que sejam ovos, e caseiros dão uma cor bem especial! :)

    Com legumes fica bem saudável, e eu pelo menos comendo assim não sinto falta da carne!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Isabel,

    Esta refeição é mesmo perfeita. Perfeita para aproveitamentos, leve para esta estação. Pode comer-se quente ou fria e deixa-nos saciados!
    Adorei o aspecto, está absolutamente delicioso! Um beijo!!

    Aida

    ResponderEliminar
  22. Ola minha linda Isabelinha...

    Epaaaaa, ja viste o descaramento??? eu entro aqui e vejo logo um comentario a falar de mim??? POde??? Achas que pode??? OMG...

    Nao precisa ser so de cougettes para ficar fas do que tu fazes, pois tanto faz ser aqui como no blog do chocolate eu fico sempre a babar com as tuas delicias e tu sabes disso... Gosto muito de fritatta, e a tua minha querida... hummmm adorei... pois claro uma bela sugestao para ir alterando o cardapio courgettês aqui de casa...Qto aos ovinhos caseiros, bem... nao tem comparaçao né?? Adoro!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  23. Minha linda amiga, que fritada perfeita e super saudável!!
    Adoro os ingredientes, pois sou muito fã de abobrinhas e o aspecto está lindo e delicioso!!

    Beijinhos carinhosos minha querida amiga!!

    ResponderEliminar
  24. Uiii, eu adoro fritatta minha querida.
    A tua tem tãaaaaaaaaaaaaaaaao bom aspecto que eu já comia um pedacinho ;)
    Vou levar um comigo ;)

    Beijinhos minha linda!

    ResponderEliminar
  25. Isabel querida,
    eu gosto disto tudo, de fritatta, de tortilhas, de omeletas de tudo que seja parecido a esta tua fritatta.
    Ficou mesmo bonita e a combinação de cores é tão linda tal como a combinação de ingredientes.
    Vou fazer também tenho tantas courgettes que não sei que lhes fazer.

    Beijinhos enormes e para a filhota também

    ResponderEliminar
  26. Isabel minha querida,
    adoro fritattas!! e no forno ainda melhor.
    São deliciosas todo o ano, e podemos sempre variar aos gostos da época e do que há em casa.
    Adoro com curgete e cogumelos, uma bela combinação.
    Ficou linda, com ar de petisco e de verão :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Ficou com um aspecto maravilhoso! Com os ovos caseiros fica ainda melhor! Tenho que experimentar fazer no forno :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  28. Ando ao contrário, primeiro fui à sobremesa, e só agora vim ao prato principal! :) Nunca fiz fritatta mas tal como tu tenho visto algumas que me deixam os olhos em bico e sempre com o pensamento para testar um dia :) a tua está divina e com um aspecto de babar! E com ovos caseiros ainda melhor!!

    beijinhos e boas férias!!!

    ResponderEliminar
  29. Olá querida Isabel! Que fritatta maravilhosa! Além de estar linda, é muito mais saudável confeccionada no forno! Eu adoro tudo que tenha ovos, e os que a tua Mãe te trouxe, são tão amarelinhos!!! Que delícia deve ter ficado...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. Oh isabel,
    Adorei esta receita e vou levá-la comigo :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  31. que giro hoje também publiquei uma frittata no blogue...estamos em sintonia :)
    gostei muita da tua!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Então já somos duas a ver tanta fritatta!! E ando a namora-las! Às fritattas e às focaccias que também nunca experimentei!!
    Um dia destes decido-me qual, ou as duas!
    Quanto à tua... Há lá coisa melhor para o palato que cogumelos e courgettes?? eu nao sei tu, mas eu deliro! E fiquei aqui a babar perante esta maravilha!!
    Dizes que vais de férias né? Pois aproveita cada minutinho, porque as mazonas passam a voar!!
    Um beijinho do tamanho do mundo!
    Mena

    ResponderEliminar
  33. Querida amiga !!!

    Perdoa-me a longa ausência. Meu tempo
    Há tempos tem sido escasso. Hoje, consegui
    Um espaço e aproveitei para visitá-la e, deleitar-me
    Com seu lindo Blog. e saborosas receitas.
    Meu número de seguidores, embora me sinta
    Orgulhoso, tem atrapalhado um pouco, mas vou,
    Com certeza, Adequar o meu tempo.
    Um fim de semana maravilhoso é o que desejo
    Pra você. Que haja muita luz e amor em seu coração.

    Beijos de luz !!!

    POETA CIGANO – 18/07/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    ResponderEliminar
  34. Está mesmo linda esta fritatta!!! Até dá pena de comer ;)
    Beijinhos e um bom dia!

    ResponderEliminar
  35. minha amiga esta fritada esta divina bjus

    ResponderEliminar
  36. Nao ha como uma bela receita de fritatta. Sao optimas e com os ingredientes certos, bastante saudaveis! Sta. É daquelas receitas que posso comer na minha dieta! E fazem-se em barda (aí o colesterol)! Sao optimas para aproveitamentos.

    ResponderEliminar
  37. Adorei, Isabel! Deve ter ficado uma delicia! Adoro a mistura de ingredientes!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  38. Hmmmm, tão apetitosa!
    Só não fico 100% feliz porque não provei, mas tenho a certeza que está muito saborosa. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Que delicia, Isabel!

    Também tenho visto muitas frittadas pela net e ando de olho nelas. Agora ainda fiquei com mais vontade de fazer :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  40. Ola Querida.
    Adoro fritada e essa ficou divina!!!
    Ja anotei a receita e vou fazer. Deliciosa.
    Um abraço.
    Thais

    ResponderEliminar
  41. Olá querida Isabel:)

    Também ando com vontade de provar uma bela frittata mas também tenho que fazer aos gostos de todos - esta por exemplo só ia agradar a mim porque sou a única que aprecia courgette assim Gostei! Posso tirar um bocadinho? Ficou bem amarelinha - ricos ovos caseiros:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Cá está algo simples, prático e a meu gosto, mas que nunca me tinha ocorrido!
    Tenho mesmo de experimentar :)
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  43. ESta fritatta ficou linda e apetitosa, adoro este tipo de refeições :) Ficou com uma apresentação mesmo apelativa.

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  44. Oi Isabel!
    Que linda receita! E a cor desta fritatta é mesmo bonita! Ovos de verdade, e não o que compramos nos supermercados. Gostei de todos os ingredientes. Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.