1 de julho de 2013

SALADA DE DELICIAS DO MAR COM MANGA E COUVE ROXA - "Dia Um... Na Cozinha"




Regressamos ao Evento "Dia Um... Na Cozinha" no qual, tal como já aconteceu no passado dia 01 de Junho em que o tema foi " Brownies ", um conjunto de pessoas se reúne para elaborar uma receita sobre um tema previamente escolhido e apresentarem todos essa mesma receita, no mesmo dia, à mesma hora.

Para o mês de Julho o tema escolhido foi " SALADAS ", na sua grande diversidade para que assim consigamos uma panóplia rica de escolhas que poderemos oferecer uns aos outros e também a todos os que carinhosamente nos visitam.

Deixo-vos pois com a minha escolha, uma Salada de Delicias do Mar com Manga e Couve Roxa, cuja receita encontrei numa revista de culinária e que me prendeu a atenção pela conjugação de ingredientes deliciosos e frescos !





Ingredientes:


MASSA:

  • 100 gr. de farinha de milho integral
  • 50 gr. de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de colorau
  • 1 colher de sobremesa de orégãos
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colheres de sopa de azeite
  • 0,5 decilitros de água


RECHEIO:

  • 200 gr. de couve-roxa
  • 60 gr. de pimento vermelho (meio pimento)
  • meio limão
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de café de sal fino
  • 1 cebola pequena (35 gr.)
  • 100 gr. de delicias do mar
  • 200 gr. de manga limpa
  • coentros q.b.
  • 75 gr. de alface




Preparação:


MASSA:


Misture as farinhas com o colorau, os orégãos e o sal.
Adicione uma colher de sopa de azeite e a água e mexa com uma colher de pau até ligar os ingredientes todos. Mude a massa para a bancada e amasse até estar maleável. Coloque de novo na tigela de deixe repousar.





RECHEIO:

Corte a couve-roxa em tiras muito finas, lave-as, escorra-as e coloque-as numa taça.
Lave o pimento, limpe-o de sementes e películas brancas, corte-os em tiras muito fininhas e junte à couve-roxa. Regue com a colher de sopa de azeite e o sumo do limão  e tempere com o sal fino.
Junte a cebola cortada em meias-luas finas, as delicias do mar cortadas em pedaços pequenos e um punhado de coentros picados.
Misture muito bem e reserve.

Divida a massa em 2 porções e, com a ajuda do rolo da massa, estenda-as em círculos finos sobre a bancada bem enfarinhada.
Cozinhe cada disco de massa de ambos os lados numa frigideira anti-aderente e, assim que os retirar do lume, coloque-os dentro de uma tigela para que fiquem com a forma da taça.
Deixe arrefecer.

Descasque e corte a manga em cubos e junte-os à salada.
Lave e escorra muito bem as folhas de alface.
Coloque as caixinhas de massa nos pratos de serviço e ponha no seu interior as folhas de alface e a salada.
Sirva de imediato.





Espreite todas as Saladas feitas pelo grupo de fantásticos cozinheiros que aderiram a este delicioso Evento:


http://asaventurasdeumamama.blogspot.com/

http://docemaisoumenos.blogspot.pt/
http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt/
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/
http://www.obarriguinhascomebem.com/
www.partilhandosaboresereceitas.blogspot.com
http://acozinhadakinhas.blogspot.ch/
Http://www.umapedradesal.blogspot.pt/
http://cookingbooksblog.blogspot.pt/
http://ogostopelacozinha.blogspot.pt/
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
http://docesemcasa.blogspot.pt/
http://tachosvspanelas.blogspot.com/
http://thewildkitchenportuguesa.blogspot.pt/
http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/
http://www.receitasparaafelicidade.com/
http://saboresleveslena.blogspot.pt/
http://1toquedecanela.blogspot.pt/


47 comentários:

  1. Querida Isabel,
    acho que com tanta participação vamos ter saladas para o mês todo, mas foi uma escolha perfeita.
    Agora, fiquei a olhar para a base desta salada nunca vi coisa igual e gostei tanto vou ter mesmo que experimentar.
    Esta salada tem tudo que eu gosto, perfeita para estes ias quentes e depois são uma refeição completa até já temos a manga como sobremesa, adorei querida.
    As fotos como sempre estão fantásticas, sabem a calor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amiguinha,
    esta salada é a minha cara :) também a vi na revista e já pensei fazê-la, tem ingredientes que adoro.
    Ficaram tão lindas as tuas tacinhas, uma ternura. As fotos estão maravilhosas e com umas cores vibrantes que deixam adivinhar os sabores contidos em cada tacinha.
    parabéns pela participação.
    Bjns
    Belinha

    ResponderEliminar
  3. Isabel querida, a salada ficou simplesmente,
    MARAVILHOSA!!!
    Bela participação...

    Bjssssssssss amiga e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  4. Achei o máximo esta combinação da massa com a salada. Linda e colorida. Muito boa, mesmo. É claro que escuso de dizer q vou roubar ;)
    Beijinho, querida.
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Isabel minha querida,
    eu sou apaixonada por saladas, essa ficou maravilhosa, combinação perfeita de ingredientes!
    As fotos como sempre de tirar o chapéu!
    Parabéns por sua participação, linda e deliciosa e nós só temos a agradecer pela receita e bom gosto!

    Bjs, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
  6. Meu Deus que salada tão boa e as fotos estão um arraso :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gostei da base da salada, e a mistura do salgado e doce na salada é muito agradável.

    Olha e não publicaste uma salada no blog de chocolate, isso era original :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá Isabel!

    Adoro uma boa salada no Verão e ando sempre à procura de novas ideias e receitas!
    Esta já a levo comigo para experimentar!!

    beijinhos e boa semana
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/07/parfait-de-limao-e-mirtilos-e-uma-ida.html

    ResponderEliminar
  9. Que delícia de salada ficou perfeita
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  10. Hummm Isabel que aspeto maravilhoso que tem a tua salada, colorida, com aquele arzino de quero +... excelente... vou ficar com o cardapio bem recheado de saladas para azer aqui em casa!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  11. Parece-me uma salada linda,fresca cheia de cores e plena de sabores! :) Acho que a manga doce fica mesmo bem em saladas!

    Excelente escolha e apresentação minha querida Isabel!
    Um beijo grande,
    Aida

    ResponderEliminar
  12. olá, Isabel!
    Adoro saladas com fruta e esta tua está uma tentação! Excelente participação!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Isabelinha eis aqui uma salada colorida e bem ao meu gosto. Fresquinha, saborosa, e bem tropical. Gosto demais dessa combinação legumes e frutas, e a manga deu um toque especial. A massinha como base além de ser uma linda sugestão, certamente ficou delicisa. Adorei. Bela participação. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  14. Que linda salada, Isabel! Tão colorida e tão fresca, perfeita para estes dias!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito de juntar fruta à saladas e a manga ficou ótima.
    Kiss

    ResponderEliminar
  16. Minha querida, adorei as cores e texturas que puseste na tua salada! Adorei! Tenho visto saladas fantásticas e esta tua é mais uma daquelas a guardar! Uma delicia!

    ResponderEliminar
  17. Ficou uma salada linda.
    Há muito que não uso couve -roxa mas ela dá muita vida ás saladas.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá...
    Que aspecto magnifico e deliciosa :).... Adorei :D...
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Está mesmo irresitivel e bem ao meu gosto. Adorei a sugestão

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Olá minha querida, uma salada linda e colorida como essa é de pedir bis! Ótima sugestão e bela participação no "Dia um... na cozinha".
    Bjs e uma semana mt especial pra vc! =)
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
  21. Ficou bem colorida e deliciosa, sobre a base, adorei.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  22. Que cores fantásticas!
    Ficou muito bonita!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  23. Gostei imenso desta sugestão!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. oi Isabel,salada perfeita e com certeza deliciosa bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  25. Bom dia Isabel,
    Linda salada muito colorida, refrescante, nutritiva, é uma delicia, ótima sugestão.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  26. Bom dia Isabel! Gostei muito da tua salada! As cores combinam na perfeição e desconfio que o sabor deve resultar divinal! Tomei nota da sugestão! :)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  27. Ora aqui está uma saladinha bem à minha medida... adoro os ingredientes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Uma salada linda e cheia de cor, adorei os ingredientes

    ResponderEliminar
  29. Isabel,
    achei a ideia linda de a servir numa tacinha de massa caseira :)
    Eu adoro saladas coloridas, que nos enchem os olhos, como esta!!
    Adoro couve roxa e adoro manga em saladas, por mim aprovada!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Isabelinha, minha querida amiga!
    Que saladinha tão colorida e apetecível! Só de olhar apetece comer! Ui... gostei da ideia de servir a salada numa massa caseira!
    Está aprovadíssima!
    Um beijinho do tamanho do mundo e muita força
    Paula

    ResponderEliminar
  31. Que maravilha de salada, e essa base é uma tentação!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  32. Olá Isabel:)

    Adoro saladas e adorei a tua, servida numa espécie de tarte. Só tirava as delícias que não aprecio, mas de resto uma verdadeira delícia:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Querida Isabel, que combinação tão a meu gosto!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  34. wuau wuau ela esta mesmo a meu gosto tem manga humm adorei tem cores mt bonitas bjs bs

    ResponderEliminar
  35. Isabel,a sua saladinha tem um aspecto delicioso.Muito colorida,bastante saudável e cheia de sabores.Adorei a apresentação,muito original!
    bjns

    ResponderEliminar
  36. Olá Isabel
    Boa, adorei esta tua salada, uma forma também diferente de a servir, vai para a minha lista de receitas a fazer pois adoro todos os ingredientes

    Bjokas

    ResponderEliminar
  37. Oi minha maninha querida, adoro saladas assim bem coloridas.Deve ter ficado deliciosa.Arrasou.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  38. Isabel... Adorei essa receita :P
    Bem original.

    Bjkas

    ResponderEliminar
  39. Querida Isabel: fiquei de olhos arregalados quando comecei a ler a receita. Farinha de milho? Será que a Isabel se enganou?? Mas não,lá continuei a ler e estou para aqui a babar com esta verdadeira delícia,tão original ( como sempre!!)e uma verdadeira "reviravolta" à simples salada. Escusado será dizer que adorei e vou levar comigo,pois os meus filhos estão "numa de saladas",eheh. tenho a certeza que vão adorar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  40. Minha querida depois da tarte venho à salada!! Foi um desfile de maravilhosas saladas, cada qual no seu género e todas elas de aspecto delicioso!!
    A tua tem uma conjugação bem diferente do normal e servida na base de massa ainda a torna mais apelativa!!!
    No próximo evento não devo participar (férias) mas a ver vamos!

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  41. Uma sugestão muito atractiva e apelativa, a base foi uma ideia bem original!
    Boa aposta!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  42. Amiga Isabel.
    Tua salada tem um colorido e um frescor que só os dias de verão podem traduzir. Linda e muito chique. A Base da salada deu-lhe um toque completo de refeição.
    Maravilhosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. amada esta maravilhoso amei amiga me aunsetei porqwue davi estava internado de novo saimos ontem ok bjujs

    ResponderEliminar
  44. Bem, excelente salada, excelente apresentação...tás de parabéns :)

    ResponderEliminar
  45. Gente que coisa mais linda..
    Eu fico aqui só namorando essa delícia..
    Olha... você como sempre arrasa minha linda.. Trazendo essas maravilhas.
    Ficou com uma carinha de quero mais.. e eu amo salada que leve manga..
    Hummmmmmmm

    Você como sempre arrancando suspiros de suas leitoras né?

    Um beijo minha linda.. e uma tarde super especial viu?

    ResponderEliminar
  46. hummmm,que salada mais lindaaa
    e o sabor também deve ser incrível


    beijus

    ResponderEliminar
  47. Querida esta saladinha ficou fantástica, que aspecto delicioso, fiquei super curiosa com a base da salada :P

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.