1 de setembro de 2013

TARTE RÚSTICA DE NECTARINAS E FRAMBOESAS (GALETTE) - "Dia Um... Na Cozinha"






Uma vez mais chega o início do mês e, com ele, o evento "Dia Um... Na Cozinha" !

Neste dia 01 de Setembro, o evento foi aberto a todos quantos nele quisessem participar, pelo que hoje a blogosfera será decerto inundada por um lindo desfile de Tartes que farão brilhar os olhos de todos quantos as contemplarem.




Para este Dia 01 de Setembro, o tema escolhido foram Tartes Rústicas de Fruta (Galettes) que são sobremesas poderosas na hora de nos fazerem brilhar e proporcionarem o desfile na nossa mesa das belíssimas frutas com que o generoso Verão nos contempla !

Trouxe-vos a sugestão de uma Tarte Rústica de Nectarinas e Framboesas, com os seus contrastes de cor e de sabor ! 
O sabor doce e ácido a misturarem-se dentro de uma massa que é leve e bem saudável !







Na última vez que fiz uma galette, a Galette de Cerejas, eu tinha referido que quando voltasse a fazer uma, iria usar óleo de girassol em vez de manteiga. 
Foi o que fiz !
Mas levei mais longe o meu atrevimento e fiz a massa com farinha integral !
Ficou tão boa... leve, para comer sem culpa e sem medos... 

Esta Tarte tornou-se a Rainha do Domingo, sugestão bem apreciada cá por casa e que sugiro que também vocês experimentem. 

As quantidades que apresento, fazem uma Galette pequena, boa para se comer na hora e nada sobrar, pelo que se quiserem uma maior basta dobrarem as quantidades:








Ingredientes:

Massa:

  • 1 chávena de chá de farinha integral
  • 1/3 da chávena de chá de óleo de girassol
  • 1/4 da chávena de chá de água bem gelada
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de café de sal



Recheio:

  • 100 gr. de framboesas
  • 1 nectarina grande cortada aos pedaços pequenos
  • 1 colher de sopa de limão
  • 2 colheres de sopa de açúcar





Preparação:


Massa:

Coloque numa taça a água fria, o óleo e o sal e bata bem com vara de arames até se formar um líquido branco. Polvilhe com a farinha aos poucos (pode usar uma peneira para esse efeito) e vá misturando sem parar de mexer até se formar uma bola mais firme de massa. 
Transfira essa massa para a bancada de trabalho (ou sobre uma tábua de cozinha) e amasse-a até perceber que a massa está bem firme e um pouco elástica. 
Faça uma bola, polvilhe com farinha, envolva-a em película aderente e deixe-a "descansar" cerca de 1 hora.

Depois de passar o tempo de "descanso" da massa, coloque-a em cima da bancada, estenda-a com um rolo de massa até formar um círculo (que não precisa de ser assim tão direito como isso). 
Transfira esse círculo para dentro de um tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal.


Recheio:

Envolva as framboesas e as nectarinas com o sumo de limão e o açúcar e deixe por alguns minutos.

Coloque o preparado da fruta no centro da massa e espalhe-o, mas deixe cerca de 7 cm de borda para depois a poder dobrar.


Leve a tarte ao forno pré-aquecido a 180º C cerca de 30 minutos, sensivelmente, até a massa estar cozida e o recheio borbulhar.


Retire-a do forno, deixe arrefecer um pouco e polvilhe-a com açúcar em pó. 
Sirva-a morna ou fria ! 

Degustem-na simples ou então... acompanhem com uma bola de gelado de baunilha !







Espreitem outras Tartes Doces que já por aqui passaram:





52 comentários:

  1. É bem verdade! Por esta blogosfera hoje não há hipotese nao babar!
    Começo por aqui, porque tu ja sabes!!!
    Estas tartes sao sem duvida alguma maravilhosas e onde as coloques são rainhas!!
    E o interior?? Quanta provoçao, Isabelinha!!!
    O sabor esse imagina-se e adivinha-se!!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
  2. Estou-me a babar, essa galette deve ser uma delicia :)

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Ficou maravilhosa Isabel e a farinha integral deu um toque super diferente a sua deliciosa torta, adorei!!
    Adorei participar e me diverti muito fazendo uma galette pela primeira vez!!

    Beijinhos e um ótimo domingo!!

    ResponderEliminar
  4. Adorei os frutos que usas-te.
    A base integral agrada-me,ficou linda e com certeza uma delicia.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Oi Bel que saudades de vir aqui neste cantinho, fizestes uma linda e deliciosa escolha para o teu retorno, bom domingo bjs !!!

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Isabel, como sempre as tuas execuções são uma inspiração! Esta Galette está linda e deve estar deliciosa!
    Um grande beijo para ti!

    ResponderEliminar
  7. Olá Isabel! Que dizer da tua galette? Simplesmente fantástica. O que me saltou primeiro à vista foi a massa. O facto de tere usado farinha integral deve ter intensificado ainda mais os sabores da framboesa e das nectarinas que, por si só, já é uma combinação fantástica. Fiquei a babar com as imagens. Adorei. ;)
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Querida Isabel: adorei o contraste das cores da nectarina e das framboesas. Foi também uma excelente ideia a de fazeres a massa com farinha integral. É bem como dizes :" para comer sem culpas". Adorei, como sempre. Hoje está a ser difícil visitar os blogues sem ficar com água na boca,graças a esse projeto.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Ficou excelente, amiga e adorei a tua coragem em utilizar o óleo em vez de manteiga. Gostei tb da farinha integral. Aliás, gostei de tudo, tudo. Até do cuidado das fotos.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga,
    és mesmo muito mázinha, fizeste uma tarte pequenina :)
    adorei a massa da base, a farinha integral e o óleo de girassol fazem toda a diferença, lá terei que experimentar e comer sem culpas :)
    Tal como tu, também fiz uma tarte de nectarinas, mas enquanto a tua brilha em vermelhos com as framboesas, a minha ficou com uns tons mais negros das amoras :)
    Tinha que ficar lindíssima e saborosa, como tudo o que fazes minha querida.
    Apenas com um defeito... não consigo provar porque já comeram tudo :)aposto que a Filipa desta vez não se queixou com o cheiros e sabores :))
    Bjns e um xi
    Belinha

    ResponderEliminar
  11. Perfeita...completamente! Com fruta e uma massa tão saudável e bem apetitosa.
    Fantástica sugestão :)

    ResponderEliminar
  12. Tão booooom!
    A cor do recheio é incrivelmente apelativa, que delicia. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Isabel minha querida,
    iniciar o mês com estas lindas imagens bom demais!
    Sua tarte ficou maravilhosa, sou amante das frutas!
    Parabéns, vc arrasou!

    Desejo que o seu mês de Setembro seja regado de
    paz e muitas bençãos!
    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  14. Está assim qualquer coisa de bommmmmmmmmmmmmmm, essa galette!

    Linda, imagino o crocante da massa com a fruta, até me cresce água na boca...gulosa eu!

    Beijocas, Lindo desfile!
    Paula

    ResponderEliminar
  15. Boa noite, isabel!
    esta tua galette parece excelente e acho boa ideia usares farinha integral, também substituo às vezes e resulta muito bem (e com menos peso na consciência!)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que tarte tão linda!!! Com farinha integral acaba por ser mais saudável :)
    Nectarinas e framboesas juntas parece-me delicioso!! Adorei a combinação!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Olá Isabel
    Quando vejo receitas mais light aqui no teu blog gosto de pensar que é um pouco influência minha ehehehe (pronto eu sei, estou a ser convencida)
    Voltanto a tua galette, está linnnnda e adoro-a, está bem saudável e as cores fazem um contraste muito giro

    Beijokas

    ResponderEliminar
  18. Excelente! Fiquei fascinada com a tua massa. E não conhecia o blog, vou espreitar e seguir. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  19. Adorei a tua galette! Deve ter ficado super saborosa...tenho que experimentar usar a farinha integral na massa...
    Hoje não há hipótese...só tartes fantásticas pela blogosfera fora!
    Beijinhos

    Sílvia Martins

    ResponderEliminar
  20. oi Isabel,preciso fazer uma torta assim,pois nunca fiz vou tentar fazer bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  21. Isabel,

    Costuma dizer-se que em equipa vencedora não se mexe e esse é, definitivamente, o teu caso. Se havia local que eu tinha a certeza que ia passar para comer galette era aqui....pois algumas tartes e galettes já te vi e com todas me deliciei!
    Sendo esta a regra, esta galette foge, no entanto, à regra. A massa é diferente de todas as outras, agora percebi que usaste farinha integral. E para tornar a coisa ainda mais saudável, óleo de girassol!!! :) E nada se perdeu,pelo contrário, só ganhou ainda mais, adoro que a massa tenha um ar mais tostado, ainda mais crocante e que se complete com um recheio super super simples, mas repleto de sabor!
    Parabéns por mais uma bela participação! :)

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  22. Que MARAVILHA!!!!!
    excelente sugestão amiga, simplesmente deliciosa! Uma vez mais muito obrigado pelo convite :) Foi um prazer fazer parte deste desafio .
    Beijinho grande com amizade!

    ResponderEliminar
  23. Uauuuuuu, que delicia... que ... atrevimento tao tentador... realmente minha linda Isabelinha, isto esta uma verdadeira loucura a tua galette esta de "chupar os dedos" e com essa bolinha de gelado... bolas que provocadora hem???

    Fantastico!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  24. Tem um aspecto delicioso e adorei as frutas que escolheste, são das minhas preferidas

    ResponderEliminar
  25. Oi minha querida!
    Regresso de férias e encontro esta tarte deliciosa! Ai que bela tentação!
    Adorei o facto de teres utilizado farinha integral...
    Espero conseguir participar no próximo mês!
    Um beijinho grande e uma boa semana
    Paula

    www.partilhandosaboresereceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. Ok, já não bastava esta tarte maravilhosamente tentadora e ainda tinhas que lhe colocar uma bola de gelado ao lado??
    Estou a salivaaaaaaaaaaaar!!
    Está linda amiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Minha querida, já tinha saudades das tuas receitas :P esta galette ficou maravilhosa, linda e com um aspecto super guloso e delicoso, tenho que experimentar :P

    Beijocas,
    Joana

    ResponderEliminar
  28. Mas que belo regresso Isabel!
    A tua galette ficou linda!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Isabel,adorei a base e o recheio suculento.Uma tarte muito linda.O que promete por fora,proporciona por dentro.Parabéns!
    bjns

    ResponderEliminar
  30. Ficou tão linda a tua galette e que combinação maravilhosa!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  31. Querida isabel,
    Ficou lindissima e apetece mesmo dar uma trinca :)
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  32. Olá Isabel,
    Belíssima tarte, lindas imagens, belíssimas cores, muito apetitosa, está perfeita.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  33. Isabel minha maninha, que deliciosa receita.Comer sem culpa fica ainda melhor. Adoro nectarinas e todo tipo de frutas vermelhas.Com farinha integral deve ter ficado ainda mais crocante.Também provei minha galette com sorvete ficou divina.
    Gostei dela mais quente do que fria.Agora com esta postagem coletiva teremos uma infinidade de opções para variarmos o cardápio das galettes.Adorei.Beijos querida, que sua semana seja cheia de boas noticias.

    ResponderEliminar
  34. Minha querida Isabel,

    quero dar-te, tal como fiz com as outras organizadoras, os parabéns por este evento fantástico!! Estão genuinamente de parabéns!
    A tua gallete está no meu top, pela simplicidade mas também pela originalidade dela mas feita com uma das frutas que mais aprecio!! Aguardo com ânsia o próximo dia 15 para saber qual o tema escolhido :))

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  35. Uma super Galette e muito elegante para a passarela!!! Uma excelente combinação de sabores e muito sedutora!
    Ficou mesmo perfeita.
    E já sabes se eu poder que podes contar comigo para o próximo desfile...obrigada pela confiança que depositas em mim!
    Deixo-te um abraço bem rechiado de muito sucesso e muitas felicidade...beijinhos.

    ResponderEliminar
  36. Muito bonita Isabel
    A massa integral só a enriqueceu e acentuou o ar rústico.

    ResponderEliminar
  37. Que linda galette querida :)
    Simples e tão saborosa!
    Frutas da época ficam deliciosas em galettes!
    As fotografias estão lindas! A vontade de comer um pouco é enorme :)
    Um grande beijinho
    (Espero conseguir participar no próximo! É um desafio mesmo giro)

    ResponderEliminar
  38. Isabel que maravilha de tarte e com uma massa mesmo boa certamente! Imagens que falam por si. Beijokas. Lúcia

    ResponderEliminar
  39. Mas que delicia de tarte, amiga, pena que não consegui participar... beijocas

    ResponderEliminar
  40. Olá Isabel, que tarte mais linda e cheia de sabor com estas deliciosas frutas, parabéns!
    Oslaine
    Bjs

    ResponderEliminar
  41. Oi minha linda.. demorei mas cheguei rsrsr
    E cheguei em uma hora boa em?
    Menina, que charme.. quantas delicias.. quantas apresentações de encher os olhos..
    Olha.. esse projeto de vocês é simplesmente maravilhoso..
    Eu namorei várias receitinhas no face.. e a cada uma que olhava comia metade com os olhos... Hummmm
    Tantas apresentações maravilhosas.. nota-se bem que as meninas estão mesmo se entregando de coração a esse projeto.. e por isso esse sucesso todo.

    A sua eu não preciso nem dizer que ficou dos deuses né?
    Eita.. eita.. eita... que comeria uma farta fatia, sem culpa alguma e com um sorriso imenso no rosto rsrs

    Um beijo minha linda.. e uma noite especial viu?

    ResponderEliminar
  42. Minha querida e doce Isabel,
    Que galette mais linda e deliciosa!!
    Imagino o boa que deve estar essa tua massa, com a farinha integral e o óleo. O aspecto está divino e até parece ser daquelas massas que se desfaz na boca, sem falar no recheio que até apetece comer à colher, mas isso sou eu, que sou uma gulosa, a divagar...
    Mando-te a foto de seguida ok querida?
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  43. Amiga Isabel.
    Que delicia vir aqui e ver que a cozinha já está a todo o vapor. Aliás a toda a brisa, pois esta tarte tem o frescor do verão.
    Muito gostosa e deliciosa, estou certa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Oi Isabel, primeiramente peço desculpas pela demora em vir apreciar esta bela galette. Estou passando por dias atribulados e não estou conseguindo passar mais tempo na blogosfera. Adorei participar do dia Um... Na Cozinha, foi um prazer e um grande aprendizado para mim! Obrigada! =)
    Bjs, fique com Deus!
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
  45. Oi Isabel,
    Sua galette ficou linda e delicosa. Parabéns pela participação.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  46. Que bonita galette ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  47. Linda esta Galette, Isabel! Colorida e apelativa, parece mesmo coisa de Verão.:)
    Nunca fiz nenhuma, mas tenho visto tantas pela blogosfera ultimamente, que vou ter de experimentar em breve. Só não fiz já, porque o trabalho não tem dado tréguas.

    Beijinho,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  48. Que galette linda!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.