1 de outubro de 2013

FRITATTA DE ESPARGOS E TOMATE CEREJA - "Dia Um... Na Cozinha" e 1º Aniversário do Blog




Apercebo-me de como o tempo corre cada vez que chega o primeiro dia do mês !
As férias já lá vão bem longe, ficaram para trás no Verão que também já fez as malas dando lugar ao Outono que chegou com o seu manto de tons acastanhados e alaranjados... é uma estação de que muito gosto, apesar de que gostaria muito de ter o bom tempo presente durante muitos e muitos meses...

E eis que chega mais um dia 01, o " Dia Um... Na Cozinha ", um projecto mensal com o tema pré-definido duas semanas antes do términus do mês para dar tempo ao planeamento e confecção da receita por vós escolhida.








O tema para este dia 01 de Outubro foram as " Fritattas de Legumes ", pelo que decidi experimentar algo que só conhecia de conserva: espargos.

Nunca os tinha comprado frescos e eis que se revelam uma agradável surpresa, apesar do preço ser pouco convidativo !







Claro que não será necessário dizer que a Fritatta foi somente para mim e para o marido, porque Sua Excelência, a Dª Esquisitinha da Silva ( leia-se Filipa.... lol ) não quer espargos... quer lá ela semelhante coisa verde !!! 
Ah ! 
E os tomates assim inteiros e quentes ?
Nããã... a moça é alérgica a estas coisas ! eh eh eh
Oh Vida ! 

O que vale é que no dia em que foi feita, a Filipa foi dormir a casa de uma amiga (festa de pijama) e portanto aproveitei a ausência dela.

Fica então a receita de um prato simples, delicioso e bem colorido:






Ingredientes:

  • 4 ovos pequenos
  • 50 ml de leite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho
  • espargos (quantidade a olho conforme a frigideira que utilize)
  • tomate cereja (quantidade a olho)
  • raspa de limão
  • mangericão
  • azeite q.b.
  • sal q.b
  • pimenta q.b.






Preparação:



Pré-aqueça o forno a 200º C.

Comece por arranjar os espargos e coza-os durante alguns minutos em água com sal.
Corte parte deles em bocadinhos pequenos. 
Deixe outros inteiros para decorar.

Numa frigideira coloque um fio de azeite (usei o da conserva dos tomates secos), junte a cebola, os alhos e deixe refogar um pouco. Junte os espargos cortados, o tomate cereja e vá mexendo a frigideira durante mais uns 2 ou 3 minutos.








Bater os ovos com o leite, temperar com sal, pimenta e raspa de limão e colocar este preparado na frigideira por cima dos espargos e do tomate.
Junte o mangericão picado.

Deixar cozinhar até que a borda com os ovos se começa a soltar da frigideira.

Transfira a frigideira para o forno (caso não tenha pega de plástico) e deixe cozinhar até estar dourada, uns 10 minutos.

Se não tiver uma frigideira assim, então passe cuidadosamente a fritatta para um tabuleiro de forno untado e acabe de a cozer conforme dito anteriormente.

Bom Apetite ! :)











Parabéns Brisa Maritima !!




Imagem retirada da internet




E hoje, dia 01 de Outubro de 2013, faz precisamente 1 ano que foi criado este espaço, Brisa Marítima, um espaço complementar ao meu Blog do Chocolate que ao longo deste ano me ofereceu também muitas alegrias e muita aprendizagem através das vossas visitas, dos vossos comentários e do vosso carinho.


Obrigada a todos que também me fazem companhia por aqui ! 





53 comentários:

  1. Bem, hoje as comemorações são a dobrar!
    Minha querida, antes de mais quero dar os parabéns a ti e a esta cozinha maravilhosa que nos encanta com coisas verdadeiramente apetitosas.
    Esta frittata está do outro mundo. Bela e certamente deliciosa. Tomate e espargo é sempre uma boa combinação :)

    Beijinhos minha querida.

    P.S. está-me cá a parecer que não vou fazer grande coisa durante a manhã, tal é a maravilha que vai lá no grupo :)-

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Isabel!
    Em primeiro lugar os meus parabéns ao blog e a ti. Já faz um ano que nos trazes sugestões divinais. Em segundo lugar os meus parabéns pela frittata. Ficou linda! Essa seleção de ingredientes foi perfeita para mim. Adorei! Quero. :) Vou levar um bom pedaço comigo. =D

    Ainda estou a magicar a minha. =D

    Beijinhos doces. :*

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  3. Mais uma frittata maravilhosa!!! Parabéns
    Beijinhos e uma linda terça-feira

    ResponderEliminar
  4. Olá Isabel,
    Parabéns pelo aniversário do teu blog!
    Quanto à fritatta ficou com um aspecto excelente!!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  5. Querida Isabel! Parabéns pelo aniversário do teu blog! Parabéns também pela excelente sugestão que aqui trazes! Ficou bem colorida e certamente que muito saborosa!
    Beijinhos

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Isabel pelo 1º Aniversário do Brisa Maritima e que venham muitos mais!
    A fritatta esta deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Com muita pena minha ainda não foi desta que consegui participar...a tua fritatta está linda, tem umas cores fabulosas e um aspecto muito convidativo!
    Muitos parabéns, este teu cantinho é muito especial e que venham muitos mais anos para nos podermos continuar a deliciar com as tuas receitas :)

    ResponderEliminar
  8. Que apresentação linda!! E, que aparência deliciosa!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Isabel,
    Parabéns ao Brisa Marítima e à Isabel construíram um delicioso espaço, com agradáveis textos e deliciosas receitas, estou certa que muitas outras conquistas virão neste ano que começa.
    Linda frittata, adorei a decoraçã, sem dúvida o sabor está condizente, maravilhoso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  10. Oi Isabel, a sua frittata ficou linda e colorida, mt convidativa e não tenho dúvidas de que ficou deliciosa! Parabéns pelo 1 ano de blog, que venham mts e mts anos de delícias, alegrias, amizades e mt sucesso!
    Grande beijo! ♥
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
  11. Bel primeiramente parabéns pelo aniversario do blog e que venham muitos e muitos anos de partilha e de alegrias, sabe que nunca como aspargos, mas fiquei aqui doidinha pra experimentar esta frittata, bjs !!!

    ResponderEliminar
  12. Isabel minha querida,
    parabéns :)) Que bom! 1 ano :)) É tão bom!
    A frittata está fantástica! Com espargos! Que maravilha!
    Eu também era um pouco esquisitinha, acho que com a idade isso vai passando! :)
    Qualquer dia é a Filipa a ir comprar verduras! Vais ver!
    Um grande beijinho minha querida

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo aniversário do blog ,que venham muitos mais.
    Adorei a tua fritatta,esta perfeita e deliciosa.
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Minha tão queridíssima amiga Isabel, sua frittata ficou com um design belíssimo, e é claro que considerando os ingredientes, o seu talento e sobretudo o amor que você adicionou nessa fabulosa frittata, não tenho dúvidas de que o sabor ficou divino!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que linda Isabel! Ficou uma verdadeira obra de arte esta fritatta!
    Muitos parabéns pelo Blog, que conte muitos, muitos anos, para nós continuarmos a ter o prazer de te seguir!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Minha querida Iabelinha

    Antes de mais desculpa pel meu desaparecimento mas as coisas nao tem andado muito façeis por aqui... ver se me omeço a organizar e a ter mais tempo para vos visitar!

    Adoro espeargos frescos tem um sabor mega delicioso, e atua frittata fi ou bem ao meu gosto... vivesse eu perto e ti que te ia cravar uma fatia... que dlicia!


    Amiga ja faz um ano? Como tu referes sem duvida so quando hega o dia 1 é que percebemos a velocidade a que os dias correm .... parece que ainda foi ontem que trocamos o primeiro comentario e tive hipotese e conhecer uma amiga maravilhosa e que muito preso... Parabens ao brisa e que venham muitoa mais anos na nossa.companhia

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  17. Oh minha linda!
    Começamos o blog quase ao mesmo tempo! Que engraçado! Parabéns!
    Venham muitas publicações com receitas deliciosas e inspiradoras.
    A tua frittata ficou perfeita e deliciosa...
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  18. Olá,
    pelo que vejo somos duas a gostar do Outono. A tua fritatta ficou uma verdadeora obra de arte, colorida, simétrica e apetecivel.

    Parabéns pelo aniversário do Blogue e fica sabendo que sa minha parte é com grande prazer que te faço companhia.

    Espero que também tu continues, por muitos e bons, anos a partilhar connosco os teus sabores e os teus saberes.

    Beijinhos.

    http://receitaspanelaferro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Que linda frittata! Cores lindas e uma disposição dos ingredientes de forma fabulosa! Beijinhos e parabéns pelo aniversário do blog :)

    ResponderEliminar
  20. Querida Isabel,
    muitos parabéns por mais um aniversário deste maravilhoso espaço, é sempre um prazer ver as tuas sugestões como ler as tuas palavras tão amigas, que sejam muito mais anos.
    Em relação à frittata ficou muito bonita e com uma apresentação deliciosa, gostei de todos os ingredientes utilizados, a combinação de sabores está com tudo que eu gosto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Parabéns pelo aniversário do blog e por esta frittata tão apetitosa, toda cuidada ao pormenor :)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Vim desejar um bom aniversário ao teu delicioso blogue,
    venham mais anos com receitas maravilhosas!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Minha querida,
    primeiramente parabéns para este cantinho super especial recheado de delícias,
    através dele conheci uma pessoa encantadora como vc.
    Que venha muitos e muitos anos de existência!

    A sua frittata ficou perfeitas, as fotos como sempre nos deixam de boca aberta!

    Um grande beijos ♥

    ResponderEliminar
  24. parabens pelo teu cantinho que adoro ca vir visitar pois é maravilhoso e tem sempre mt coisinha mt boa hummm que venhao mtos mais e com muito susseso bem esta fritatta esta 5* adorei a tua sugestao mt boa bjs bs

    ResponderEliminar
  25. Querida Isabel!
    Estás de parabéns duplamente. Primeiro, pela fritattal linda, cheia de cor e de sabores suaves.
    E o Brisa Maritima também é especial, com 1 ano só devia andar e mal, mas ele já corre toda a blogesfera porque tu também és especial.
    Beijinhos muito grandes.

    ResponderEliminar
  26. Minha querida,

    finalmente consegui ligar o computador e começar a ver as fritattas que hoje inundaram a blogoesfera.
    Fiquei espantada por nunca teres provado espargos frescos mas ainda bem que gostaste pois apesar do preço pouco convidativo e do sabor inconfundível deles fazem-se pratos maravilhosos como foi esta fritatta.
    Aproveito também para te dar os parabéns pelo aniversário do teu Brisa Marítima e que seja o primeiro de muitos na nossa companhia :)

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  27. Muitos parabéns querida amiga :) Este cantinho é tão acolhedor e tão especial pois tu assim também és :)
    Que venham muitos mais !

    Essa fritatta ficou linnnnda amiga! Linda mesmo , uma verdadeira festa para os sentidos ! Adorei :)
    Beijinhos doces com amizade.

    ResponderEliminar
  28. Muitos parabéns pelo 1º aniversário Isabel!!!!
    E realmente as nossas frittatas estão parecidas. Por isso não estás nada pitosga :D
    E olha que sendo eu Filipa a tua filhota não tem a ver comigo que eu adoro espargos :) No entanto percebo-te muito bem pois tenho uma de 14 que não gosta de legumes e "coisas" estranhas, ao contrario da mana de 4 anitos :P
    Vai-se lá entender estas garotas.
    E eu tambem gosto muito do Outono, principalmente de pisar as folhas secas LOL

    ResponderEliminar
  29. Minha querida Isabel,

    A tua frittata está tão bonita! Eu sou como a Filipa, os vegetais não são mesmo comigo! Mas a tua frittata está tão bonita e colorida que acho que comia uma fatia :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  30. Em primeiro lugar, muitos parabéns pelo 1º aniversário! De facto o tempo voa... e já lá vai um ano em que nos presenteias com maravilhas deliciosas!
    Esta frittata é uma prova disso! Apesar de não ser grande apreciadora de espargos reconheço que ficou bem apetitosa e linda!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Eu dizia que ia dormir, mas nao podia sem antes passar por aqui!!! Sim, para ver a frittata que foi rainha no desfile e por te felicitar por um ano de blog! E que sejam muitos e muitos mais, e eu por aqui para saborear tudo aquilo que nos trazes!!!
    Deixando a seriedade:
    Olha esse teu mangericão está lindo, nao lhe meteste o narizinho pois nao?
    Amiga, a frittata está divina e a apresentação é fantastica!!!
    Bendito pão... E mais nao digo!!
    Bom ter conhecido aqui e do outro lado!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
  32. Minha querida Isabel, muitos parabéns pelo aniversário do teu Blog! Foi um ano cheio de publicações de qualidade, receitas maravilhosas enriquecidas por fotografias maravilhosas!! Que venham muitos mais!
    E agora a tua frittata - Bem, é uma verdadeira beleza, parece desenhada de tão bem montada que foi!!! Adorei!
    Um grande beijo
    Lina

    ResponderEliminar
  33. Linda e colorida a Frittada, também me lembrei dos espargos, mas como são caros e não sabia se gostava e além disso não os usaria todos nesta receita, desisti.
    Aqui por casa, tenho o mesmo problema de esquisitinho.
    Gostei de ver o "tal" mangericão todo viçoso.
    E então estás de Parabéns, pois um grande abraço para festejar este 1º , com votos de que venham mais sempre com muito carinho e deliciosos.
    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  34. Que linda Frittata!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  35. Parabéns pelo aniversário e por mais uma receita fantástica.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Querida Isabel,
    Parabéns ao blogue amiga e a ti claro, que és a criadora de tão fantástico espaço!!
    Quanto à fritatta amiga, até já estou de olho arregalado, pois adoro espargos e esta tua combinação é perfeita!!
    Eu tenho sorte cá em casa, pois os piolhos adoram espargos e até tenho de comprar sempre a dobrar, pois há guerra de "quero mais...".
    Quanto aos tomates inteiros e quentes amiga, adoro. Acreditas que é um sabor e textura que adoro!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  37. Olá querida Isabel!

    Primeiro que tudo parabéns pelo primeiro aniversário do teu fantástico blog e que este dia se repita por muitos anos sempre com muito sucesso e receitas deliciosas:)

    Parabéns pela fritatta que além de linda deve ter ficado deliciosa - nunca experimentei mas depois de ver tantas deliciosas fiquei convencida.

    Bom resto de semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  38. Querida Isabel... tu ainda tens a sorte de ter um marido que come coisas verdes lol
    Já eu sou a única cá em casa a gostar e olha que somos 4 pessoas lol
    Quanto à receita, adorei é claro ou não fosse eu uma "amante" de coisas verdes :D

    Bjokas

    ResponderEliminar
  39. Isabel,
    A minha pequena também é uma esquisita com os ditos "verdes". E os espargos então,ui... Um destes dias fiz risotto com eles, disse logo que nem o risotto comia porque sabia a espargos :) São umas encomendas as pequenas, mas tudo a seu tempo, eu também demorei para comer certas coisas!!!
    E a tua fritatta está mesmo convidativa, uma harmonia de cores fabulosa :)
    Para terminar, deixo-te os sinceros parabéns. Apesar de ser um cantinho que conheci há pouco, é já um dos indispensáveis :)
    um beijinho e tudo de bom

    ResponderEliminar
  40. Muitos parabens Isabel,

    Pelo primeiro aniversario deste espaco que tambem nos ensina muito, e que apresenta receitas de arregalar os olhos. E um prazer ver o teu cantinho crescer...e hei-de vir ca sempre que o tempo me permita, simplesmente, porque gosto. Gosto de ler o que escreves, gosto das tuas receitas, gosto de ti como pessoa virtual que conheco.

    Adorei a apresentacao colorida desta tua fritatta.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Querida Isabel: o que chama logo a atenção na tua lindíssima frittata é a apresentação. As cores, a disposição dos ingredientes e o carinho que se vê que pões em tudo. Parece uma flor,com o coração de azeitonas. Uma verdadeira maravilha!
    Bjn
    Márcia
    Ah: já me ia esquecendo: muitos parabéns pelo aniversário deste teu simpático e aconchegante cantinho.

    ResponderEliminar
  42. Querida amiga, a tua fritatta é uma obra de arte.
    Parece ter sido pintada à mão.
    beijinhos e muitos parabéns pelo ano de vida e que venham muitos mais
    Lúcia

    ResponderEliminar
  43. Olá Isabel! A tua Frittata deve ter sido das primeiras (senão a primeira) que vi a desfilar e olha que fiquei babado com a beleza da imagem. A sério, a tua frittata parece uma pintura num quadro, ficou com umas cores tão lindas e apelativas. E sim, deve ter ficado uma delicia, os tomates cherry são muito bons e juntos com os espargos (sim, são muito caros) devem ter tornado esta frittata num manjar dos deuses. Adorei a tua sugestão.
    E já agora, parabéns pelo aniversário do blog. Que venham muitos mais anos e que continues sempre a surpreender-nos com tamanhas delicias que publicas. ;)
    Beijinho.

    Célio

    ResponderEliminar
  44. Olha parabéns atrasados, sou mesmo desnaturado :) o teu blog já gatinha?? :D

    Olha que eu sou esquisito mas a tua Filha vai lá vai :D mas pronto também não gosto de espargos, nunca provei, mas não gosto :D

    A tua Frittata está linda bela produção, parece quase um relógio :p

    Beijos

    ResponderEliminar
  45. Minha querida Isabel,

    parabéns pelo primeiro aniversário deste teu espaço de partilha tão bonito e colorido como a tua fritatta! espero que continues a partilhar as tuas receitas e um pouco de ti neste blog por muitos anos e que eu esteja sempre aqui a deliciar-me com todas as tuas propostas!

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  46. Parabéns! Pelo blog e pela fritatta :) Beijinhos! Susana

    ResponderEliminar
  47. Olá,
    Antes de mais parabéns pelo aniversário do Blog.
    A fritatta deve ter ficado uma delícia.
    As fotos estão super catitas.
    Quanto á filhota, ..., é mesmo assim. Com o tempo aprendem a gostar. O truque é não desisitir....
    Bjs

    ResponderEliminar
  48. Parabéns pelo blogue e a ti, e como já sabes sou tão tua amiga que escolhi o dia 01 de Outubro também para inaugurar o meu, não foi de propósito, eheh...Beijos

    ResponderEliminar
  49. Finalmente apareço para ver a tua frittata, que vergonha :-( mas mais vale tarde que nunca não é :-)
    Claro que já sabes que a tua frittata está linda, como sempre, tens umas mãos de fada :-) muito habilidosas
    Pois por causa do preço é que nunca comprei espargos frescos, e como não gosto nem um pouco dos de frasco, tenho receio de gastar o dinheiro e depois não gostar também, lá a ver se algum hiper faz uma promoção de espargos :-)
    E já agora, muitos parabéns pelo 1º aniversário do brisa maritima
    Beijokas

    ResponderEliminar
  50. Querida amiga,
    Que bela frittata aqui tens, linda e com cores apelativas. Quando a tua menina não quiser, não te preocupes, eu gosto de certeza :) e muito mais se a degustasse na tua companhia.
    Já a tinha comentado na página do face, mas como sabes ainda não tive oportunidade de visitar as cozinhas. Parece uma pintura, está perfeita e só tu a podias ter feito desta forma.
    Parabéns ao teu cantinho e que muitos mais anos venham para nos deliciares com aquilo que as tuas mãozinhas fazem tão bem :)
    É muito bom saber que estás desse lado e que me podes ensinar tantas e tantas coisinhas boas e saber que o teu carinho é transmitido por esta ( e não só) cozinha maravilhosa.
    Obrigada por seres como és e por seres minha amiga querida <3
    Bjns
    Belinha

    ResponderEliminar
  51. Isabelinha, filhota querida, que saudades estava desse cantinho, e que pena eu não ter comemorado o aniversário do blog com você, me desculpe, sempre é tempo de desejar felicidades para uma amiga querida como você, meu parabéns pelo blog, por sua dedicação e carinho que tem com ele e seus leitores. Aprendo e aprendi muitas receitas aqui, e sempre tão deliciosas. Parabéns, que seu blog obtenha sempre cada vez mais sucesso, e que ano que vem eu posso estar aqui comemorando novamente com você. E que linda sua tarte, adoro aspargos, ficou tão apetitosa. Uma bela participação. Beijinhos, com carinho

    ResponderEliminar
  52. Olá Isabel,
    Em 1º lugar deixa-me dar-te os parabéns pelo excelente blog com que nos presenteaste à 1 ano e de seguida os parabéns pela escolha de espargos "naturais", que têm um sabor bem diferente dos de conserva (que eu não gosto).
    Ficou muito bonita essa tua fritatta.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  53. Como é que consegues fazer sempre coisas tão bonitas??? Tendo muito bom gosto, claro!
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.