1 de novembro de 2013

CRUMBLE DE MAÇÃ REINETA E AMORAS - "Dia Um... Na Cozinha"






Mais um mês se passou...
Mais uma edição do "Dia Um... Na Cozinha" chegou...
E com ela, sabores e aromas de Outono que perfumam a cozinha e a casa de forma maravilhosa com um  "Crumble com Frutas da Época", foram Rainhas as Maçãs Reineta e suas aias as Amoras para dar contraste de tonalidade.





Podíamos comer "Crumbles" cá em casa todos os dias. Não nos fartaríamos, garanto-vos...

O contraste de sabores da fruta morna, com o crocante da cobertura, fazem do "Crumble" uma sobremesa de luxo, muitíssimo desejada por quem a prova uma única vez.






Este "Crumble" que fiz para esta edição teve um contratempo... na tentativa de o tornar menos calórico utilizei não manteiga, mas sim margarina vegetal Becel !

OMG !! 
O efeito granulado próprio de um "Crumble" não aparecia de forma alguma... claro que não, isso era óbvio mas só eu é que não o previ !

Bom, das duas uma: ou deitava o "Crumble" fora e começava outro, ou aldrabava a situação...
Perdoem-me, mas custa-me os olhos da cara desperdiçar ingredientes, a Vida não está para isso e então dei-lhe uma solução drástica.
Juntei todos os ingredientes da cobertura e coloquei no congelador...

Bem... a coisa remediou-se mais ou menos... valeu-me essencialmente os flocos de aveia...
Em termos de sabor a alteração é notória obviamente que sim, mas comemos com a certeza de que não seria tão calórico... seja como for fica sempre um mas...





"Crumble é crumble" e NADA substitui o gosto inigualável da verdadeira manteiga, digam lá o que disserem...
Ainda por cima, eu sou das pessoas que come manteiga à fatia... pouco gulosa, não sou ? lol

Xiu ! 
Ninguém ouviu nada... lol

No próximo "Crumble" utilizarei manteiguinha como noutro que já tinha feito anteriormente: saborosa, deliciosa, hiper-calórica, cheia de colestrol (pois sim...)... não quero saber... uma vez não são vezes e nada que não seja resolvido por uma sessão de Danças de Salão ! lolo







Ingredientes:


COBERTURA:

  • 140 gr. de farinha de trigo
  • 140 gr. de manteiga gelada cortada em cubos pequenos
  • 85 gr. de açúcar mascavado
  • 50 gr. de flocos de aveia
  • 2 colheres de sopa de água gelada


RECHEIO:

  • 750 gr. de maçãs reineta cortadas aos gomos
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavado
  • 1 colher de sopa de farinha custard
  • 2 estrelas de anis
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 50 ml de água
  • sumo de meio limão
  • 300 gr. de amoras para dar o contraste de cor







Preparação:


Pré-aqueça o forno a 180º C.


CRUMBLE:

Colocar a farinha e a manteiga num processador de alimentos e pulse até conseguir uma textura areada (ou então misture a farinha com a manteiga com as pontas dos dedos, até que consiga um preparado granulado).
Deite o preparado numa tigela e junte-lhe o açúcar e a aveia.
Polvilhe a mistura com 2 colheres de sopa de água gelada e use um garfo para misturar tudo criando uma mistura granulada.
Deixe repousar.


RECHEIO:

Deite todos os ingredientes do recheio, excepto as amoras, numa assadeira.
Adicione os 50 ml de água, cubra com papel de alumínio e leve ao forno cerca de 30 minutos para cozer a fruta.
Retire o papel de alumínio e descarte as estrelas de anis.
Adicione as amoras, cubra com a mistura do "crumble" e polvilhe com açúcar demerara.
Volte a levar ao forno por mais uns 20 minutos até o topo estar douradinho.
Sirva morno simples ou com uma bola de gelado de baunilha.

Bom Apetite ! 




52 comentários:

  1. Apesar de ainda nao teres publicado no site oficial do Dia Um, vim aqui espreitar na esperanca de me deparar com a tua maravilha. E nao me desiludi, de facto. Apesar da tua tentativa de "fraude", hihihi, o resultado parece-me magnifico pois estas amorinhas, linda e rechonchudas a olhar para mim apagaram qualquer falta de uso de manteiga verdadeira. As fotos estao lindas e juro que se pudesse, servia-me ja de uma ou duas colheres bem cheias. Beijinhos amiguinha e, como se diz por aqui: Well done ;)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Isabel,

    pois eu também acho que crumble tem que levar manteiga se nao deixa de ser, pois eu adoro é manteiga no pão e quando ele está quente ainda sabe melhor.
    Já não tenho amoras oh até podia ter congelado mas gulosa como sou foram todas, mas adorei esta combinação, certamente deliciosa hum muito bom aspecto ficou mesmo fantástica esta sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As amoras deram uma cor linda a este crumble e junto com o sabor das maçãs so deve estar delicioso, bjs !!!

    ResponderEliminar
  4. Ai isabel , já estou aqui a salivar ... Penso como tu e salvaste e bem o teu crumble! Está bem apetitoso mesmo !!!
    Beijinho grande e um bom fim de semana !

    ResponderEliminar
  5. Maça e amoras parecem-me uma excelente combinação.
    Ficou uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Minha doce Isabel,
    Quando se assume que se vão fazer sobremesas com "nome"e "história", não se pode aldrabar nem querer tornar a coisa light, pois se são "história" é por isso mesmo, em receita de sucesso não se mexe e em crumble, não se troca a manteiga por margarina e ainda por cima becel que é água, quando derrete...
    Bom, amiga, ainda bem que conseguiste remediar e não desperdiçar, pois eu também odeio desperdício!!!
    Apesar do sabor não ser o mesmo, olha que o aspecto é divino e com maçã e amoras é o meu preferido!!
    Este fim de semana vai haver crumble cá em casa, mas de maçã e mirtilo...
    Beijinhos minha querida amiga,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh eh... adorei o "puxão de orelhas" querida Lia, é que tens toda a razão, mas quando me apercebi olha... já estava ! :)
      É que não volta a acontecer ! ;)

      Beijoca e muito obrigada pelo carinho ! **

      Eliminar
  7. Dança de salão é um ótimo exercício e o melhor é que é divertido, adoro!! Devo confessar minha querida amiga que também sou louca por uma manteiguinha…hehe, mas adoraria um belo pedaço de desse seu gostoso crumble menos calórico!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro crumbles que tenham frutos vermelhos, adoro a combinação de maçã com amoras, que delicia!

    ResponderEliminar
  9. Bom Isabel querida,
    Gostei do texto, ficou muito agradável, adorei a aventura... fiquei deveras curiosa por saborear esse crumble, gostei muito das frutas envolvidas, tenho a certeza de ser delicioso, ficou lindo.
    Só uma retificação a Becel é um creme vegetal, não é margarina pois não possui lactose na composição, as margarinas possuem lactose. A Becel possui uma versão culinária com as características de manteiga, com sabor, textura e cor de manteiga.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo ensinamento Vânia, vou guardar estas dicas preciosas ! :)
      Um beijinho grande **

      Eliminar
  10. Pois um dia não são dias e todas temos direito a um onde a gula, as calorias e a gulodice sejam rainhas, adorei o crumble e as fotos

    beijinho e um feliz e doce fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. Ficou fantástico Isabel,
    Esse interior está de comer e chorar por mais.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  12. Lindíssimo Isabel. É perfeito. Adorei. Está um crumble genial. ;). Beijocas doces.

    ResponderEliminar
  13. Que bom aspecto!!! Eu adoro maçã reineta...deve estar delicioso!

    ResponderEliminar
  14. Já fiz com amoras e fica muito bom o molho delas misturado com os restantes ingredientes. Ainda não fiz com maçã reineta, gostei! bjks

    ResponderEliminar
  15. Oi Isabel, o seu crumble ficou msm mt bonito com essas amoras que deu uma cor linda ao prato! Eu tbm amo manteiga, mas no preparo das minhas receitas uso a margarina. Eu aprendi que a margarina para ser tão boa qto a manteiga no uso culinário deve ter acima de 70% de lipídios, a que eu uso aqui em casa tem 80%. Essa porcentagem vem anotada na embalagem da margarina. Tanto é que para fazer o meu crumble eu usei margarina e não manteiga e ficou crocante da mesma forma.
    Você se saiu mt bem no contratempo e o crumble ficou digno de desfilar no Dia Um... na Cozinha!
    Grande beijo ♥
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sileni, pois é... estou sempre a aprender com as amigas mais experientes, felizmente !!!
      Desconhecia esse pormenor, mas já me serviu de lição ! :) :)
      Beijinhos e obrigada ! :)

      Eliminar
  16. Também quero do teu crumble e depois vamos juntas para as danças de salão, pode ser?
    Está maravilhosamente lindo e delicoso.

    Beijocas Amiga (gulosa??)
    Paula

    ResponderEliminar
  17. Tirando o contratempo da manteiga, ficou com um aspecto lindo, as amoras ficam mesmo fantásticas em tudo :)

    ResponderEliminar
  18. Finalmente cheguei Isabelinha, estou muito feliz por ter participado desse evento maravilhoso, pois assim que provei meu primeiro crumble, adorei e em vista de tantas delicias que tenho visto pelos blogs, certamente terei muitas ideias para outros que virão. Obrigada pelo convite viu filhota? Agora vamos falar do seu crumble, bom saber que vc não aprovou a margarina. Eu particularmente gosto de seguir as receitas à risca e como pedia manteiga, a usei. Ainda bem. Isabelinha, ficou lindo seu crumble, a cor das amoras está magnifica, e o sabor junto às maçãs deve ter ficado bom demais.Adorei, e gostei do versinho das Amoras hehe não conhecia. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  19. Querida Isabel!
    Esses percalços originaram um crumble diferente, mas espectacular em sabores. As fotografias mostram como ficou lindo.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  20. Olá Isabel
    Pois eu também usei creme vegetal (marca branca) mas não sei se foi por juntar a amêndoa ralada o que é certo é que o crumble ficou crocante, de qualquer forma soubeste muito bem dar a volta á situação e ficaste com uma sobremesa linda e delicioso
    Estou cá com uma inveja das tua amoras ;-D
    Bjkas

    ResponderEliminar
  21. Que maravilha!!! Eu também adoro manteiga não há nada a fazer... beijinhos!

    ResponderEliminar
  22. Sim, o crumble tem mesmo que ser com manteiga, não adianta tentar ser light :)
    Adorei o aspecto!! As amoras "derretidas" dão-lhe um aspecto tão tentador, dá vontade de meter a colher :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  23. Ficou lindo! Tenho a certeza que ficou uma delícia. Ninguém diria que tiveste um contratempo ao confeccionar esta sobremesa!
    A verdade é que raramente utilizo manteiga e prefiro utilizar a margarina. Acredita que os meus crumbles ficam sempre crocantes! E não sinto diferença nenhuma...por isso trocar manteiga por margarina pode resultar muito bem.
    Beijinhos

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Boa noite, Isabel!
    este crumble ficou com um aspecto magnifico! Também experimentei fazer no outro dia crumble de maçã com amoras e foi um sucesso cá por casa! e que amoras as tuas!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  25. Olá querida Isabel! Apesar de não partilhar o teu entusiasmo pelos Crumbles, não posso deixar de me render à beleza do teu! Está maravilhoso, as amoras deram-lhe uma cor riquissima!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Querida amiga: digam o que disserem,para mim, não há nada que se compare à manteiga . Ainda bem que conseguiste "salvar" esta magnífico crumble,pois o aspeto está lá (ninguém que diz que foi "aldrabado",lol).Adoro a cor vibrante das amoras no recheio e mesmo na decoração.Apetece ir comendo as amoras,uma a uma, para depois termos tempo para nos deleitarmos com o crumble. Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  27. Minha querida amiga... ninguém diria a aventura que foi, porque o aspeto é perfeito! Mas sim, tens toda a razão, não há como substituir a manteiga e o sabor que esta dá ao crumble!
    Adorei as amoras! Mas eu sou suspeita, sou louca por amoras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Olha, ao ver o crumble nunca pensei que havi aí uma aventura por trás!
    Eu adoro manteiga, se for comida em moderação, acaba por ser melhor que outras gorduras mais processadas. Acho que te safaste bem, foi boa a ideia de por no congelador!
    E sim, comeria crumbles todos os dias, somos pouco gulosas somos.
    Adoro com as amoras, boa ideia. E linda cor.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Às vezes uso margarina em vez de manteiga porque o sabor da manteiga é demasiado forte para mim, ou então reduzo a quantidade de manteiga, mas Becel é que não ;) Seja como for, o teu ficou lindo e de certeza saboroso.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  30. Olá Isabel! Hoje consegui chegar aqui ao teu cantinho mas já estou muito cansada por hoje este é o último comentário que vou deixar!!!
    Este teu Crumble deve de ser uma bomba bem rechiada de sabores!!!
    Está com uma cor magnifica e o aspecto é daqueles que apetece meter a colher....
    Tinha que sair assim uma sobremesa maravilhosa das tua mãos...porque já á muito tempo que nos habituas-te a ser assim!!
    Beijinhos e um bom fim de semana. :)

    ResponderEliminar
  31. Amiga querida,
    Se nada dissesses sobre a tua aventura na cozinha, ninguém diria que andaste atarefada entre o frigorífico e as frutas :)
    Tens a mania que queres fazer coisas light, então não sabes que a tua gulodice não permite tais aventuras?! :)
    Amiga, o que interessa é que ficou perfeito, de certeza que estava divinal e só tive pena por não conseguir provar, porque quando te bati à porta, a tua menina comeu o último bocadinho :) pouco gulosa ela, heim?! :)
    Escolheste bem as frutas, a maça é uma fruta de excelência nestas sobremesas e as amoras deram uma cor linda a este crumble.
    Parabéns por mais esta delícia.
    Para a próxima abre a porta mais depressa, sim? :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  32. eu já ficava por aqui a comer e já não saia por nada, se tem amoras eu gosto ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Minha querida também adoro crumble é daquelas sobremesas que me deixam deleitada :P deste a volta à situação de uma forma perfeita é certo que como tu dizes a nível de sabor não deve ter ficado tão maroto como de costume, mas pelo o aspecto eu ia lamber-me toda se pudesse comer um bocadinho heeheeh quanto ao comer manteiga à fatia....GOD!!!!!!!!! Também conheço outra pessoa que o faz LOOOOOL

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  34. Querida Isabel...
    Uma boa cozinheira é assim mesmo, remedeia a situação sem pestanejar :)
    Acho que ficou fantástico e não ficou nada atrás dos outros que já fizestes :)
    Bjokas e bom domingo!!

    ResponderEliminar
  35. Minha querida Isabel,

    estou literalmente a babar por este crumble! Ficou tão lindo e guloso que não me importava nada de o ter aqui :)
    As amoras deram-lhe um toque de cor (e sabor) perfeito!
    Obrigada por esta dádiva :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Isabel, é por causa dos Crumbles,das manteiguinhas que depois se vai para as Danças de Salão!!
    Doces não podem ser light!! :) As amoras são lindas, o molho a sair do meio do Crumble é fabuloso!

    ResponderEliminar
  37. Simplesmente divinal :)
    Que cor linda e textura maravilhosa!!!!
    Vou ter de ir ai roubar um belo pedacinho .......

    Beijoca
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  38. Olá Isabel!

    Adorei a rima, mas o que gosto mesmo é do crumble ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Querida Isabel, estou plenamente de acordo contigo quanto a desperdiçar alimentos! Aliás, há minutos iniciei no blog uma rubrica sobre isso mesmo. Não há coincidências ;)
    O teu crumcle ficou com muito bom aspecto, mesmo com esse contratempo da manteiga. Nunca comi crumble, mas deve ser muito bom. Ao ver as amoras lembrei-me que tenho um saco delas, já do ano passado no congelador, e ainda não as usei... Já nem devem estar boas :S
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  40. Olá minha querida!
    Já tinha visto o teu crumble, mas acho que ainda não tinha comentado.
    Adoro as tuas descrições... às vezes dou comigo a sorrir e tentar imaginar as tuas aventuras!
    O teu crumble de maçã com o contraste das amoras deve ter ficado sensacional. Eu adoro este tio de sobremesa, pois resulta sempre bem.
    desta vez, não consegui participar! :(
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  41. Olá minha doce e querida amiga!
    Como sempre vc arrasa com suas receitas e fotos maravilhosas, a gente com
    os olhos.
    Parabéns receita nota 10!

    Um grande beijo e feliz semana ♥

    ResponderEliminar
  42. Minha Querida!!!
    Como sempre sua cozinha nos libera maravilhas. Teu cantinho é maravilhoso.
    E esse crumble esta de tirar o folego.
    Parabéns amiga beijos Luci

    ResponderEliminar
  43. Que crumble tão bonito, Isabel!:) Gosto muito de amoras, mas raramente como, e talvez por isso sejam tão especiais. As fotografias ficaram lindas, tão coloridas, como a estação merece.;)

    Beijinho grande*
    Olivia

    ResponderEliminar
  44. Amiga, com manteiga ou margarina deve ter ficado uma delícia e eu ia aceitar um bom pedaço p/saborear kkkkk
    Bjssssssss amiga

    ResponderEliminar
  45. Olá querida Isabel:)

    Adoro crumble e acredito que o teu deve ser uma delícia. E as amoras tão grandes e escurinhas, adooro:)
    Tenho de experimentar...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  46. Minha querida Isabelinha... com ou sem contratempos o que é certo é que adorei o teu crumble e as frutas... que maravilha ficou com um aspeto magnifico.

    Cheguei tarde eu bem sei, mas mesmo assim ainda cho que vim a tempo de me sentar ctg e entre um café e dois dedos de conversa passar um bocadinho bem divertido e maravilhoso!!!

    Vou-te ser muito sincera raramente troco a manteiga pelo creme vegetal, mas becel cozinha existe sempre no frigorifico e essas dicas sao sempre maravilhosas!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  47. gosto mt e o teu para mim ele esta perfeito miam miam e o resto nao conta bjs bfs

    ResponderEliminar
  48. Que delicia!
    Parabéns pelas fotografias, estão fantásticas. A fruta a espreitar pelo crumble, irresistivel. ;)
    Beijinho

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.