18 de março de 2013

ALMÔNDEGAS






Adoramos Almôndegas !
Geralmente fazemos de carne picada, mas hei-de experimentar outras variações.

Este tipo de refeição é rápida e muito prática, fácil e pode sempre fazer-se com o sentido de que fique para o dia seguinte ou para outro dia qualquer.

E agora, nas férias escolares, é algo que gosto de deixar para uma refeição para o almoço da Filipa já que está por casa durante 2 semanas ! :)

Nada de novo para muitos de vós, acredito, mas seja como for é um delicioso prato para o dia-a-dia ! 

Deixo-vos com algumas fotos que, como já perceberam, são tiradas basicamente no mesmo ambiente quando vos mostro refeições completas... é o ambiente que nos acolhe todos os dias e de que gostamos, além do que não é possível andar com um prato de batatas fritas e carne pela casa por forma a escolher-se o melhor fundo para tirar belas fotografias...

Por isso, é o que há cá !:)


Ingredientes:


  • almôndegas já feitas ou carne picada para depois fazer as almôndegas
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • polpa de tomate
  • azeite q.b.
  • alecrim
  • 1 decilitro de vinho branco
  • massa de pimentão (opcional, mas se não usarem terão de colocar sal q.b.)
  • 1 malagueta
  • 1 folha de louro
  • limão e salsa, que me foi ofertado pela Espiga


Preparação:



Fazer um refogado com a cebola e os alhos picadinhos, um pouco de azeite, a folha de louro, a polpa de tomate, a massa de pimentão (se optar por usar) e a malagueta.





Deixe estalar um pouco o refogado e depois coloque as almôndegas cuidadosamente, regue com o vinho branco, coloque em lume brando e deixe estufar.






Passado um tempo, perfume com um pouco de alecrim e também com o preparado de limão e salsa da Espiga.






De vez em quando destape, vire cuidadosamente as almôndegas e deixe ficar um pouco mais.

No fim, polvilhe com salsa fresca.

Bom Apetite !















89 comentários:

  1. Olá....
    Que excelente aspecto ;)... Eu adoro almondegas :).... beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. oi Isabel muito apetitosa essas almondegas bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  3. Adoro almôndegas, é daquelas lembranças que tenho de infância... Lembro-me de sempre ter adorado almôndegas! E estas ficaram com um aspecto fantástico, minha querida! Vou aí almoçar com a Filipa, ok? :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga !
      Deixei um prato a mais na mesa para Ti ! ;-)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Querida Isabel: eis uma sugestão que agrada sempre aos meus filhos. As tuas estão ótimas,bem apetitosas e com um molho bastante enriquecido. Adorei a mesa,com o arranjo de flores lindíssimo,a vela acesa que transmite um ambiente tão aconchegante e tranquilo e finalmente o pratinho já pronto a "piscar-me o olho".
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida,

      A Filipa também adora, quase não tem que mastigar, sabes como são os miúdos ! :)

      Temos sempre uma vela na mesa, amiga, adoramos velas e aprendi esse hábito há 13 anos com os meus amigos alemães ! :)

      Obrigada pelo carinho, um grande beijinho

      Eliminar
  5. Bem que espetaculo, até me cresceu água na boca. Esse pãozinho é para eu molhar no molho???

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Paulo, tinhas lá um lugar na mesa para isso mesmo ! ;)

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  6. Concordo contigo não dá jeito nenhum andar a passear um prato pela casa atrás do melhor fundo. MAs tu nem precisaste esse pratinho ficou perfeito na foto... e esse pãozinho aí à mao para ir ao molho...
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Rosário, eu adoro fotografia mas no dia-a-dia é complicado, é preciso tempo, disposição e locais adequados e à noite "a coisa" não é fácil ! :)

      Obrigada querida, beijinhos

      Eliminar
  7. Pronto Isabel... Esta tudo estragados, encontrei algo que nos distingue... Na suporto almôndegas :-( nao gosto da textura, nao gosto d sabor, nao gosto da película agarrada, nao gosto pronto... Tenho pena, mas antes um bela bolonhesa caseira.

    Quanto ao resto... Cá por casa, na ordeira do dia a dia nao ha grande tempo para montagens e fotos bonitas... Ja bem basta as vezes que comemos o comer frio. Acredito que nem sempre as fotos contam toda a historia... Ha ratos soberbos cujas fotos sao muito pouco apelativa, especialmente pratos de forno...

    Uma excelente semana para ti! Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida, o que me ri contigo !!
      Então.. tinha de haver algo sobre o qual não concordássemos, senão seria um tédio, já viste ? lol

      Que será que queres dizer com a "película agarrada", hum ?
      Não estou a ver ao que te referes ! :)

      Ok, acompanho-te na bela bolonhesa ! :)
      E concordo contigo sim no que diz respeito às fotos, mas como sabes gostamos sempre de um bonito ambiente para apresentar em público. É o natural, só que nem sempre é possível. :)

      Beijinhos grandes querida

      Eliminar
    2. A minha mãe passava sempr as almôndegas por clara de ovo e farinha... É dessa película que falo... Sei que nem todos o fazem mas foi assim que aprendeu e eu honestamente detesto... :-) enfim! Uma beijoca!

      Eliminar
    3. Ah !
      Não, essa técnica nunca utilizei, nem a Mãe ! :)
      Fica tipo um polme ! :)

      Beijinho

      Eliminar
  8. Que aspecto delicioso querida Isabel!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Isabel.

    Lindo prato. As imagens estão maravilhosas.

    Um abraço, Fábio.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, Isabel!
    Almôndegas é um prato que faço com alguma frequência, por ser facilmente ao agrado de todos, mas também porque dá para guardar para outras refeições e acompanhar com diversos molhos.
    As tuas ficaram bem apetitosas... não resisto às batatinhas fritas com esse molhinho... ;)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulinha,

      Sim, é algo que geralmente agrada a gregos e a troianos, claro que há excepções ! :)

      Obrigada pelo carinho, um beijinho grande

      Eliminar
  11. Maninha querida, que delicia essas almondegas.Fiquei imaginando o sabor e o perfume dessas delicinhas.Aqui em casa adoramos a versatilidade da carne moída e almondegas é uma das que apreciamos muito.Arrasou, como sempre.Beijos no seu coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maninha, venha que faço para Si ! :)
      Também gosto da carne picada por essa razão !

      Obrigada pelo carinho e um grande beijinho

      Eliminar
  12. Boa noite Isabel,
    Por coincidência foi o nosso jantar.
    As tuas estão com ótimo aspecto!
    Vou ter que que experimentar!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida, ficam bem aromáticas ! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Gosto tanto,costumo comprar já feitas no talho.
    Essas ficaram uma maravilha.
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre as compro feitas, por vezes tendo-as eu em casa !

      Obrigada São, beijinhos

      Eliminar
  14. Que lindas que ficaram,também gosto muito de almôndegas!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu sou como tu, é tirado na mesa ou na cozinha porque senão a comida come-se fria e assim não passa... Claro, tenta-se sempre ter algum cuidado com as fotos, mas quando não dá, não dá e pronto! E as tuas almôndegas parecem-me tão bemmmm, adoro!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ser querida, então no dia-a-dia não dá para grandes ambientes ! :)

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  16. Isabel minha querida, quanta saudade....
    Amiga, quase fui mesmo visitar PLUTÃO e SATURNO com tamanha irritação KKKKKKKKKKKKK
    Ainda bem que voltei a tempo de me deliciar com essa refeição maravilhosa.
    Passei tb p/ agradecer teu carinho, dizer que vc é muito especial p/ mim e desejar que a tua semana seja maravilhosa.
    Bjssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh eh... o meu problema seria conseguir um foguetão para ir lá buscá-la ! :)))

      Ainda bem que voltou amiga, obrigada pelo seu carinho, você sabe que é totalmente recíproco ! :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  17. Uma sugestão deliciosa e bem reconfortante sem dúvida!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Su, é um prato saciante ! :)
      E calórico ! ;-)
      Obrigada e Beijinhos

      Eliminar
  18. Adoro almôndegas, de carne ou frango, são sempre bem-vindas! Estas tuas estão com excelente aspecto, com essas batatinhas, então, não preciso de mais nada! Simplesmente arrasou! Bjos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nunca fiz de frango, Bel, mas devem ser deliciosas também... não duvido ! :)

      Obrigada querida, beijinhos

      Eliminar
  19. Bom dia querida, estão suculentas essas almondegas, bem temparadinha como gosto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Querida Isabel , eu sou perdida por almôndegas!!! Adoro ! Faço de várias maneiras e com vários temperos.
    As tuas ficaram bemmmm apetitosas !

    Quanto aos cenários, acho que cada um apresenta da forma que mais gosta o seu pratinho:) Se a maioria dos dias não tenho grande tempo para "encenações", verdade é que me dá muito prazer "arranjar "um pouco mais um prato e tirar uma foto mais "apetitosa" :)

    Beijinhos doces e uma excelente semana amiga !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga,
      São de facto muito versáteis e prestam-se a que lhes coloquemos vários e deliciosos sabores ! :)

      Às vezes nem é bem da forma que mais gostaria, mas é da forma possível tendo em conta o dia de trabalho que ficou para trás e a pouca disposição... a azáfama é por vezes inimiga da perfeição que gostaria de colocar em tudo. :)

      Obrigada pelo apoio, querida, beijinhos grandes

      Eliminar
  21. Bom dia Isabel,
    Certamente as almondegas são práticas e permitem inúmeras combinações de temperos, as suas sem dúvidas não só ficaram com belíssima apresentação como também muito, muito saborosas.
    Feliz dia dos Pais em Portugal, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Vânia, gostamos precisamente por essas razões ! :)

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  22. Eu nem ligo muito a almôndegas...mas as tuas estão de babar!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  23. Ontem depois de um dia duro, mas daqueles mesmo duros, qd abri o face, o primeiro que me apareceu foi este pratinho de almondegas!! Primeiro pensamento? Quem me dera um pratinho delas!! Nao tenho forças para nada!!
    Aqui em casa tb gostamos!! Entao os meninos adoram e se for com batatas fritas ainda melhor!! Quanto às fotos, nao tens que andar a passear o prato!! A mim transmitem-me união e conforto!!
    Deixaste-me cheia de fome!!!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dias menos bons, amiga ! :(

      Geralmente as crianças adoram, quase não têm de mastigar e com batatas fritas então... nunca recusam ! :)

      Beijinhos amiga, e obrigada, espero que tenhas hoje um dia melhor.

      Eliminar
  24. Bom dia Isabel...

    Ohhh pra mim aqui quase 24h depois... sou uma desnaturada e ponto final!!!

    É engraçado que lá por casa tb se comem almondegas, mas nunca me dei ao trabalho de colocar uma receita no meu blog... como ja referi... que desnaturada que eu sou...

    Adoro, alias la em casa adoramos almondegas sejam elas feitas de que forem!! As tuas estao uma verdadeira maravilha!!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh eh... és nada ! :)

      Quando te lembrares logo colocas, sem stress ! :)

      Obrigada amiga, beijinhos

      Eliminar
  25. Que aspecto tentador!! Adoro almondegas, ca em casa saem com alguma regularidade!!!

    ResponderEliminar
  26. Minha queria amiga,
    almôndega é sempre uma boa pedida e bem preparada assim melhor ainda!
    A carne moída é super versátil nos ajuda muito nos dia corridos, aqui
    em casa não falta, tenho sempre bandejinhas no meu freezer!
    As fotos estão lindas e a receita tentadora, arrasou!

    Tenha uma semana super abençoada!
    Beijos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente consigo, amiga ! :)

      Obrigada e beijinho

      Eliminar
  27. Essas almondegas ficaram mesmo apetitosas, às vezes também faço mas o meu marido não gosta muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa,

      Nem todos apreciam, mas ficam deliciosas sim !

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  28. Olá Isabel,
    quando era miúda delirava com almôndegas :) era um dos meus pratos preferidos.
    já não como essas bolinhas de carne há anos, não me lembro da última vez, que saudades!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana,

      Penso que todos os miúdos adoram, a eles sabe-lhes a "hamburguer" ao que me parece ! :))

      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  29. Bom dia Isabel!
    Tudo bem com você?
    Ai que delícia essas almôndegas.
    Eu fiz somente um vez e confesso que não gostei muito, mas acho que é porque não soube prepará-lo direito...rsrs
    Agora com sua dica fica mais fácil pra tentar novamente :)
    Beijinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga,

      Às vezes não sai bem e ficamos com má impressão...
      A idéia é voltar a tentar para que essa má impressão desapareça !

      Bejiinhos e obrigada

      Eliminar
  30. Olá querida Isabel!
    Que maravilhoso prato de almondegas... e com este molho bem temperadinho hummm... fica perfeito e delicioso!
    Beijos e um lindo dia,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  31. Também adoramos almondegas em casa e fizeste-me lembrar que há já bastante tempo que não faço.... boa sujestão :-)

    Bjks
    http://saboresleveslena.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  32. Oi linda Bel, eu gosto muito de almôndegas e as suas estão muito apetitosas e com um temperinho delicioso demais, adorei!!

    Mil beijinhos para você minha querida amiga
    Marisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga ! :)

      Beijinho grandes também para Si ! :)

      Eliminar
  33. Doce Isabelinha, ontem quando vi essas almondegas no facebook, já fiquei cheia de água na boca. Adoro almondegas, elas são mesmo muito bem vindas em dias assim como hoje, frio e nublado, com esse molhinho reconfortante e rico. Filipa, assim como a maioria das crianças adoram esse tipo de refeição, ainda mais quando vem acompanhados com batatas fritas. Quanto as fotos, sempre acho suas fotos perfeitas, cheia de naturalidade, e ainda mais especial com a vela, deixando a mesa muito acolhedora. Adorei como sempre, levo um pratinho comigo ta? Beijinhos filhota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mãezinha, a intenção era essa mesma ! eh eh eh

      Gostamos muito mesmo deste prato e é tão simples ! :)

      Muito obrigada pelo seu colinho, querida ! :)

      Um grande beijinho

      Eliminar
  34. Olá Isabel!
    Que mesa bonita! Ai os meninos estão de férias...que saudades tenho da minha profissão!
    Essas almondegas estão a piscar-me o olho. Também gosto. Mas nunca experimentei fazê-las cá em casa.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga :)

      Eras "stora" ? :)
      Pois é, estas duas semanitas têm pausa !
      E a Filipa está a ler os Maias... que pincel ! :))

      Obrigada pelo carinho querida, beijinhos

      Eliminar
  35. Querida amiga linda,
    As tuas fotos estão lindas e transmitem amor, serenidade, união... nunca me passaria pela cabeça andares de prato na mão à procura de um sítio melhor para a foto :) achas que há melhor cenário para um pratinho desses delicioso e suculento, do que onde ele é desfrutado?
    Vou aproveitar e roubar umas almôndegas, molhar com esse pãozinho que tens aí, porque aqui em casa não as posso fazer, são alimento nom grato :)
    Bjns e uma noite sossegada
    Belinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu constante e sempre presente carinho, Loirinha ! :)

      Beijinhos grandes

      Eliminar
    2. Gosto muito de ti, menina mau feitio :)

      Eliminar
  36. Olá Isabel venhoa agradecer o comentário querido que me deixas te ontem no meu blog, fico contente que tenhas gostado do meu cantinho Culinária Saudável ainda começei recentemente, mas em breve divulgarei muitas mais receitas do que as que já tenho fico feliz de já seres minha seguidora pois eu também irei ser tua porque tens receitas também muito saboras e saudáveis como estas almondegas:) muito boas mesmo uma grande beijinho com muito carinho

    PS: Experimente aquele bolo pois não vai mesmo arrepender-se:) Saudável e saboros super fofo e húmido:)

    Vanessa Silva

    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa,

      Foi um prazer, tal como é um prazer receber-te aqui também ! :)
      Claro que gostei muito do teu cantinho e ainda bem que gostaste aqui do meu, embora eu tenha por cá receitas muito pouco saudáveis ! :)))

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  37. Ficaram uma delicia amiga!!!
    Babei me completamente ao ver esta perfeição :D
    Hummmm vou me convidar!
    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  38. Querida amiga as tuas almôndegas ficaram mesmo apetitosas :)
    Adorei a ultima foto :D

    Bjokas doces

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha linda ! :)

      Um grande beijinho para ti !

      Eliminar
  39. Adoro almôndegas e as tuas ficaram muito apetitosas.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  40. Maldade né amiga?
    Essa foto desse prato foi pra matar de vontade né?
    Hummmmm eu ainda não comi nada, e estou ouvindo o estômago roncar srsr
    Vou já assaltar a geladeira rsrs
    E a culpada é a senhorita srs
    Hummmmmmmmm mil vezes hummmmmm
    Como sempre nos encanta com suas mãos de fada..

    Adorei..

    Beijinhos minha linda.. e uma noite mais que especial viu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, você também nos tortura e muito ! :))))

      Obrigada e beijinhos !

      Eliminar
  41. Olá Isabel! Almôndegas são deliciosas e estas suas ficaram super apetitosas!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  42. Ei Isabel!!!

    obrigado pela visita lá no meu blog!
    volte sempre

    XD

    hiper coincidência que esta semana também fiz almôndegas (no molho, assim como as suas - a única diferença da minha foi que acrescentei um pouco de aveia à massa das almôndegas: passa despercebido na textura e no sabor, mas serviu para acrescentar um pouco mais de fibras)

    beijos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pela sua visita, Daniel, é um prazer ! :)

      A sugestão da aveia é muito interessante, gostei muito ! :)

      Beijinho

      Eliminar

Obrigada por ter vindo e pelo tempo que disponibilizou a comentar.
Volte sempre.